SEO para YouTube: saiba como posicionar corretamente o seu vídeo

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em novembro 25, 2022

Quer saber como utilizar o SEO do YouTube para se posicionar melhor com seu conteúdo de vídeo? Então está no lugar certo!

Vamos abordar as principais dicas de SEO para a maior plataforma de vídeo do mundo, o YouTube, a fim de que você produza seus vídeos para de fato posicioná-los bem nas principais buscas.

Dito isso, para começar já compreendendo melhor toda essa estratégia, nada melhor do que começar definindo algumas coisas.

O SEO é uma estratégia de classificação de conteúdo que torna seu canal do YouTube mais conhecido e acessível aos usuários, assim como é utilizado para posicionar melhor os artigos de sites e blogs.

Se você ainda não sabe, a sigla SEO significa Search Engine Optimization e se traduz em otimização para mecanismos de busca em português.

Ou seja, refere-se a um leque de possibilidades para garantir que o conteúdo de marketing que você produz para a sua empresa tenha um melhor posicionamento de visualização, seja uma empresa de projeto de iluminação industrial ou qualquer outro tipo de negócio.

Hoje, sempre que um consumidor se interessa ou precisa de algo, ele insere algumas palavras-chave no buscador para encontrar a solução mais adequada.

Em outras palavras, o algoritmo do mecanismo de busca verifica seu banco de dados procurando referências à palavra-chave digitada e cria uma lista de resultados para apresentar ao usuário.

Esta lista é ordenada por relevância, e em muitos casos as pessoas até encontrarão o que precisam no primeiro link, tornando este espaço um ótimo lugar para qualquer empresa de manutenção elétrica que queira se manter relevante em uma área importante.

Afinal, é fato que o mundo passa por mudanças significativas a cada dia que passa, e até mesmo na forma como as pessoas usam a internet essa mudança pode ser percebida. O conteúdo da produção audiovisual cresceu muito, graças em grande parte ao YouTube.

Uma das grandes vantagens do YouTube é que ele também é um mecanismo de busca. Quando um usuário insere a palavra-chave desejada na ferramenta, uma lista de vídeos aparecerá.

Isso torna o SEO ainda mais importante para qualquer canal, tornando o conteúdo de vídeo produzido pelas empresas de manutenção de aquecedor rheem ainda mais populares.

Algoritmos de mecanismos de busca como o YouTube são obrigados a seguir um conjunto de diretrizes projetadas para fornecer aos consumidores material relevante e bem elaborado, no entanto essas diretrizes são desconhecidas.

Essa é uma forma de proteger a integridade da plataforma, já que muitas pessoas tentam abusar da ferramenta para ganho pessoal quando o elemento de busca é claro.

Com isso o SEO tornou-se uma forma de produzir conteúdo de qualidade, com ferramentas que podem auxiliar vídeos para empresas fabricantes de sensor tipo K a tornarem-se relevantes.

São ferramentas que melhoram a utilização e a apresentação de materiais genuinamente relevantes, afetando diretamente a forma como essas produções audiovisuais são montadas.

Por isso, conhecer algumas das principais formas de otimizar o SEO do seu canal no YouTube pode ser uma das principais formas de garantir resultados positivos para a sua produção de conteúdo.

Principais estratégias de SEO para o YouTube

Entendendo um pouco sobre a importância do SEO para o YouTube para todas as empresas que produzem conteúdos em vídeo, é importante entender as principais estratégias para obter os resultados desejados com esses conteúdos produzidos.

Afinal, nada pior do que investir tempo e dinheiro na produção de vídeos para o canal do YouTube da empresa e não obter resultados satisfatórios.

Vale lembrar que cada canal é único, e em muitos casos uma técnica pode ter efeitos diferentes em diferentes tipos de canais, mesmo que ambos abordem o mesmo tipo de assunto.

Então é verdade que as possibilidades que o SEO oferece para a promoção do canal de uma empresa fornecedora de mascara cirurgica tripla colorida são muitas, mas você precisa saber como fazer isso de forma estratégica e assertiva.

Confira abaixo as principais estratégias de SEO para YouTube:

Palavras-chave

As palavras-chave são o núcleo de toda estratégia de SEO. Esses são termos comuns que os usuários normalmente digitam na barra de pesquisa para encontrar o que procuram.

Por exemplo, quando um usuário insere na busca a palavra-chave “calandra chapa”, por exemplo, o primeiro resultado virá de um funil muito bem construído e planejado para entender que essa é a palavra-chave mais buscada em seu nicho. 

Para isso existem diversas ferramentas na internet para avaliar as melhores palavras-chave para cada tipo de segmento ou conteúdo, e é importante saber como utilizá-las para garantir mais tráfego ao seu canal. 

O SEO depende muito do uso correto e estratégico de palavras-chave para obter resultados mais expressivos em termos de visualizações e “curtidas” para seus vídeos.

Portanto você precisa garantir que seu canal esteja implementando a estratégia de palavras-chave correta.

Título e descrição

Outro fator fundamental para garantir maior sucesso no YouTube é o título de toda a parte descritiva de cada postagem de vídeo. Ou seja, é fato que o título é o primeiro contato do consumidor com o material e muitas vezes acaba fazendo com que ele opte por assisti-lo.

E o conteúdo descritivo não deixa de ser de grande importância também, pois envolve links e outros elementos que são ditos nas legendas dos vídeos, mas que são rápidas e podem passar despercebidas.

Uma ressalva muito importante em relação aos vídeos e descrições é sobre o clickbait. Este é um formato que muitas pessoas usam no YouTube para chamar a atenção das pessoas, que são títulos chamativos que não tem a ver com o conteúdo.

Por mais que muitas pessoas cliquem porque chamam a atenção, é de fato muito ruim para o SEO a longo prazo, e a maioria das pessoas sairá do canal insatisfeita e podem até reclamar nas redes sociais.

Por isso é tão importante saber aplicar os headlines corretamente para manter o interesse do consumidor, evitando as complexidades e mal-entendidos.

Tags

As meta tags são um conceito geral que ajuda os algoritmos a indexar vídeos no YouTube de forma adequada.

Esse tipo de ferramenta também ajuda a otimizar as recomendações para os usuários que buscam conteúdo do segmento de conteúdo produzido por você ou sua empresa.

Isso acontece porque a própria plataforma do YouTube tende a sugerir novos vídeos aos usuários com base em suas pesquisas anteriores.

Mas é de fato muito importante evitar colocar muitas tags em todos os vídeos que escolher fazer, pois isso confundirá o algoritmo e reduzirá o tráfego a longo prazo. A ideia é sempre se utilizar dessas ferramentas para otimizar seus resultados.

Transcrições e legendas

A legenda inserida em cada vídeo postado em seu canal é muito importante, e é uma ferramenta de processamento que permite que usuários com deficiência auditiva acompanhem o material de vídeo.

Dentro das próprias configurações do YouTube existe uma opção que pode automatizar essa ação.

No entanto, ela não é muito confiante, pois infelizmente essa ferramenta bagunça as legendas e promove muitos erros em relação ao que realmente é dito nos vídeos.

Portanto, o ideal é avaliar e transcrever o conteúdo do material minuciosamente, escrevendo com atenção, seja em um vídeo que explica sobre um processo de produção de saco kraft personalizado ou o preparo de um bolo de cenoura.

Você ainda pode usar legendas geradas automaticamente, mas rastreie e corrija quaisquer erros e faça as edições necessárias para garantir que seu material seja melhor estruturado.

CTR (taxa de cliques)

A taxa de cliques ou CTR é uma métrica muito importante para o SEO do YouTube, pois identifica quantas pessoas alcançaram seu vídeo por meio da pesquisa.

Muitas vezes a melhor forma de amplificar esse resultado é otimizar a forma como as pessoas visualizam o material. Isso significa prestar atenção a muitos elementos como:

  • Títulos dos vídeos;
  • Legendas e descrições;
  • Imagens de capa;
  • Informação adicional.

Quanto melhor for produzido o conteúdo original, mais os consumidores se interessam em ver o que você tem a dizer, aumentando muito a probabilidade de você postar uma avaliação.

Faça listas de reprodução

Crie listas de reprodução para aumentar o alcance e a visibilidade de seus vídeos. Pode ter certeza que essa é uma das principais ações dos usuários ao entrar em um canal no YouTube.

Afinal, todo mundo gosta de organização e de recomendações estratégicas ao entrar em um canal.

Permita os comentários

Embora poder desativar todos os comentários em um vídeo possa parecer um verdadeiro ouro, na realidade isso pode reduzir drasticamente a visibilidade dos vídeos postados em seu canal.

Os comentários são um dos sinais que o YouTube usa para determinar a relevância, qualidade e atualidade de um vídeo. Certifique-se de que os comentários sejam permitidos selecionando a opção no menu de configurações.

Criar categoria

Existem 15 categorias diferentes que ajudam os produtores de conteúdo para YouTube a otimizarem melhor os vídeos para SEO e aumentar as recomendações nas buscas dos usuários.

Portanto, sempre que produzir um conteúdo em vídeo para o YouTube, pense em categorizá-lo para melhor segmentá-lo, independentemente se for vídeo sobre lousa digital interativa ou aula de etiqueta. 

Considerações finais

Investir em SEO para YouTube fará com que seus vídeos cresçam e cheguem a mais pessoas.

Portanto, ao usar estratégias de SEO para aumentar seu canal no YouTube, você pode ajudar mais usuários a encontrar seus vídeos de forma natural, sem publicidade e clickbait.

Dessa forma, todo o trabalho duro que você colocar na produção de vídeos de qualidade será recompensado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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