Você sabe o que é Dermaplaning?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em janeiro 31, 2022

Técnica esfoliante com bisturi promove renovação intensiva e maciez à pele

Um rosto bonito e bem cuidado é reconhecido de longe. Poros pouco dilatados, brilho e maciez são alguns dos pontos que definem uma pele saudável e que recebe os devidos cuidados no dia a dia.

Mas mesmo quem mantém o skincare em dia às vezes precisa de procedimentos estéticos específicos para ir além. Somente uma limpeza de pele profunda pode remover cravos, espinhas e todas as impurezas do rosto.

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais procedimentos surgem para nos ajudar a manter a pele sempre saudável e bonita. Hoje, vamos te contar um pouco sobre o dermaplaning como uma solução esfoliante poderosa. Confira!

O que é e como funciona o dermaplaning?

O dermaplaning é um procedimento estético que promove a esfoliação superficial por meio de uma raspagem da pele com bisturi. Esse ato de remover as células mortas com a raspagem é a ablação da camada córnea.

O tratamento é indicado para pessoas que querem limpar bem a pele, mas sem usar química pesada, como o peeling ou microagulhamento. Ou seja: é mais leve e há menos contraindicações, especialmente em relação ao pós-procedimento.

Para quem tem dúvidas, apesar do uso do bisturi, o dermaplaning é indolor. E, apesar de não usar química, o ideal é repetir o procedimento apenas depois de 21 dias, já que é o tempo suficiente para a pele se regenerar e estar pronta para a repetição do tratamento.

Contraindicações do dermaplaning

A técnica não é recomendada para quem tem muita acne ou pele sensível. Isso porque a raspagem pode agravar ainda mais esses quadros. Alergia a níquel, psoríase e dermatites também são problemas que impedem a realização do dermaplaning

Benefícios de fazer o dermaplaning

Apesar de ser um procedimento mais leve que outras técnicas estéticas muito usadas, as vantagens do dermaplaning são significativas. Entre elas, podemos citar:

  • limpeza da camada superficial da pele;
  • remoção das células mortas;
  • melhoria da tonalidade da área do rosto;
  • maciez e melhoria da textura da pele;
  • rejuvenescimento do rosto;
  • redução dos poros dilatados;
  • ajuda na hidratação;
  • reduz a quantidade de acne e de rugas.

É possível fazer dermaplaning em casa?

Para alcançar os resultados esperados e fazer o procedimento com segurança, o melhor é procurar profissionais de confiança e que tenham experiência com dermaplaning. Por isso, a tentativa de fazer o dermaplaning em casa é desaconselhada.

Como tem alto poder de corte, o bisturi pode trazer problemas em relação a lesões (leves e profundas), infecções e até contaminações no caso da falta de conhecimento sobre a técnica correta de esterilização. Ou seja: é melhor evitar.

O pior é que há pessoas que, para realizar o procedimento, repetem o que assistem em vídeos espalhados pela internet. Nesses casos, os itens mais usados além do bisturi são lâmina de barbear e aparador facial. Não importa o item utilizado: os riscos existem. Se você quer fazer o dermaplaning com segurança e efeitos, o mais indicado é procurar um especialista.

Cuidados necessários depois do tratamento

Mas os cuidados não são apenas para fazer o procedimento. Depois que você escolher o profissional da sua confiança, ele vai te passar algumas recomendações para o pós:

  • evitar exposição direta ao sol nas 72 horas depois do tratamento;
  • usar protetor solar diariamente;
  • optar por protetor com zinco e duplo espectro;
  • parar o uso de esfoliantes por uma semana após o dermaplaning;
  • não esfregar a pele com produtos de limpeza;
  • não puxar a pele que está descascando;
  • esperar cerca de 20 dias para repetir o procedimento, caso necessário.

No mais, o dermaplaning é um procedimento tranquilo e que traz muitos benefícios à pele. Deve ser feito sempre com o devido acompanhamento, assim o profissional pode te indicar o melhor para sua pele e qual o tratamento correto para fazer em casa. 

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade