Violão: saiba como escolher o melhor modelo para você

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em novembro 28, 2022

O violão é um instrumento muito popular no Brasil e atrai todos os dias diversos alunos interessados em aprender mais sobre o instrumento e como utilizá-lo adequadamente.

O violão é muito utilizado por diversos estilos musicais diferentes e pode até mesmo ser uma ferramenta lúdica para um treinamento de integração, ajudando a criar novos modos de se comunicar com outras pessoas através da música.

Para que as aulas sejam efetivas, entretanto, ter o instrumento adequado é muito importante, uma vez que esse tipo de ferramenta é essencial para a prática do aprendizado de teoria musical.

Com origens derivadas do alaúde árabe, instrumento da antiguidade que foi levado pelos muçulmanos e adaptado para as atividades da corte na época de sua origem, o violão é um instrumento de cordas.

Normalmente ele é composto por uma caixa de madeira, que gera a acústica necessária para reproduzir o som onde está sendo utilizada. Quando o músico movimenta as cordas do violão, eles reproduzem uma série de sons.

Muitas pessoas possuem o hobby de tocar um instrumento musical, ajudando-os a relaxar do dia trabalhando em uma mesa densimétrica e estimulando a criatividade dessas pessoas.

O braço do violão, outra parte fundamental de sua estrutura, é uma peça de madeira com alguns detalhes que ajudam o músico a entender onde deve posicionar seus dedos para conseguir fazer com que diferentes notas saiam do instrumento.

A quantidade de cordas e o tipo de braço que o violão possui influem diretamente no modelo que deve ser comprado, bem como na habilidade necessária para utilizar o instrumento.

Alguns violões são mais voltados para o público avançado, que tem experiência nesse tipo de utilização.

Outros são ideais para iniciantes, normalmente com preços mais acessíveis para pessoas que desejam começar mas não estão prontas para investir uma alta quantia de dinheiro com o instrumento.

Assim você consegue organizar seu orçamento como um profissional de corte e dobra de chapas de aço para inserir a prática do instrumento sem pesar no bolso.

Escolher o violão certo ajuda a determinar sua capacidade e como você pode utilizar esse tipo de ferramenta de forma adequada, permitindo que seu conhecimento seja melhor aproveitado e a sonoridade que você deseja seja alcançada.

Diferentes ritmos e estilos musicais exigem diferentes técnicas, o que impacta também o modelo de violão que você irá comprar. É importante escolher um equipamento que esteja de acordo com suas necessidades para otimizar esse tipo de processo.

É importante experimentar o violão, principalmente se você já possui algum conhecimento sobre o instrumento. Muitas lojas oferecem os modelos disponíveis para que você possa tocar e sentir a diferença entre cada um deles.

Assim, sua escolha se torna muito mais assertiva, uma vez que você consegue entender o que diferencia um instrumento do outro, e opta por aquele com a sonoridade mais semelhante do que está procurando.

Dessa maneira você garante uma experiência muito mais satisfatória na escolha do violão, garantindo que terá em mãos o instrumento que você estava querendo desde o princípio para passar seu tempo livre depois de trabalhar com um disco para polir inox.

Como escolher um modelo de violão?

Agora que você conhece um pouco mais sobre o instrumento musical e o que ele pode oferecer, é importante entender quais elementos diferenciam cada violão e como procurar a ferramenta ideal para sua atividade.

Vale lembrar que cada instrumento é único no mercado, e a sonoridade de cada um pode variar muito. Por isso, mesmo que uma única empresa tenha vários modelos de violão, a experiência será muito singular.

Para aproveitar ao máximo o instrumento musical, você deve procurar aquele que melhor se adapta a sua realidade para otimizar esse processo e permitir um impacto ainda maior dentro de suas possibilidades.

Cordas do violão

Um dos primeiros itens a avaliar na hora de comprar o violão é o tipo de corda que você utilizará. Cada uma delas possui uma sonoridade diferente, bem como uma dificuldade diferente para manuseá-las.

Os fabricantes de corda produzem dois modelos diferentes, as cordas de nylon e de aço. A escolha acaba sendo pessoal, baseada no tipo de música que você quer fazer com o violão depois de passar seu dia trabalhando com um balizador cilíndrico.

Entretanto, as cordas de aço podem ser dolorosas para utilizar, principalmente para quem está iniciando agora. Por conta disso, muitos estudantes de violão acabam preferindo o modelo de nylon.

Isso porque para fazer os acordes e notas no violão, você deve pressionar as cordas com as pontas dos dedos. As cordas de aço podem fazer feridas e deixar sua mão dolorida, o que é muito desmotivador para quem está iniciando.

Além disso, as cordas de nylon oferecem um som mais fechado e bonito, sendo utilizados em diversos ritmos musicais, como:

  • MPB;
  • Bossa nova;
  • Samba;
  • Música clássica.

Já as cordas de aço dão mais brilho para o som, e são utilizadas em estilos mais modernos, desde o pop ao rock e heavy metal. Apesar do desconforto inicial, pessoas que estão acostumadas a tocar dificilmente sentem dificuldade na mudança.

A escolha de violão é impactada pela escolha de cordas, pois a tensão dos dois modelos é diferente. Trocar as cordas de um violão que usa nylon por aço pode até mesmo danificar o equipamento.

Para um profissional de redes de proteção em Recife, a escolha do violão correto é fundamental para evitar gastos desnecessários com o hobby.

Por isso, é muito importante que você faça essa escolha conscientemente, garantindo que o instrumento será utilizado com qualidade e você não terá nenhum tipo de problema no futuro.

Além disso, apesar de serem vinculados a estilos distintos, não há uma regra para a utilização dessas cordas. É possível variar entre os modelos de violão mesmo dentro de um único estilo musical.

Acústico ou elétrico

Outro item que impacta muito o momento da compra do violão é definir se ele será um instrumento elétrico ou acústico. Essa diferença é muito importante principalmente para definir a finalidade de seu uso.

O violão acústico é uma ótima opção para quem deseja tocar em ambientes abertos, com grupos de amigos e familiares e que possuem menos capital para investir no instrumento.

Isso porque o violão acústico é um equipamento que não precisa de caixas de som, cabos e outros itens para sua funcionalidade. O som é emitido da própria caixa acústica do violão, tornando-o muito mais comum e atrativo.

Por outro lado, os violões elétricos são muito bons para quem deseja fazer gravações com o instrumento, uma vez que podem ser rapidamente conectados a mesas de som e equipamentos profissionais que possuem um projeto elétrico entrada de energia.

Além disso, é possível experimentar outras sonoridades, com o uso de pedais e outros equipamentos que podem distorcer e modificar o som para chegar até um elemento que seja do seu agrado.

O violão elétrico, entretanto, costuma ter um preço mais elevado que a contraparte acústica, por isso é importante que você tome a decisão de compra consciente para evitar arrependimentos.

Tamanho do violão

O processo de aprendizado do violão tem um grande impacto no tipo de instrumento que você escolhe. Isso porque diversas questões são alteradas pelo modelo escolhido, desde a posição das mãos até a postura para tocar.

Um bom instrumento musical para iniciantes é o violão pequeno, que permite que você faça menos esforço quando estiver aprendendo os básicos desse tipo de instrumento musical.

Ele também é ótimo para atingir notas mais agudas e entender melhor os posicionamentos de mão que serão utilizados em acordes e outros elementos.

O modelo mais comum e também muito indicado para todos os usuários é o violão clássico. Esse modelo é mais comum de encontrar, e saber utilizá-lo permite que você tenha mais maleabilidade quando encontrar novos instrumentos.

Para pessoas grandes, o violão jumbo, também conhecido como folk, pode ser uma boa opção.

Ele permite que o usuário fique mais confortável, uma vez que esse tipo de instrumento se adapta a estatura do músico que trabalha com manutenção de aquecedor harman.

Todos estes elementos devem ser levados em consideração quando você estiver procurando um violão para comprar. Pense que você ficará um bom tempo com o instrumento, e por conta disso ele deve ser bastante confortável.

Considerações finais

O violão é um instrumento altamente popular, e por isso muitas pessoas procuram diferentes modelos todos os dias. Entender essas variações permite que você escolha uma estrutura mais adequada para sua escolha.

Assim você consegue aproveitar ao máximo o que o instrumento pode oferecer, seja para passar seu tempo livre ou como uma atividade profissional.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade