Vender mais no final do ano: 5 dicas fundamentais

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em fevereiro 11, 2022

A palavra fim de ano nos traz muitas lembranças, descanso, férias, retrospectivas e exames de consciência. Enfim é só chegar nessa época do ano que ficamos tomados por um milhão de sentimentos. Mas tem um comportamento nessa época que se sobressai, e talvez seja o que mais descreve a época, consumo!

A maioria das pessoas tem um planejamento de compra para o final do ano. Desde pequenas aquisições, como uma roupa, semijoias em consignação, até as mais significativas, como viagens ou carros. É a época mais aguardada no comércio, com várias promoções, vitrines atraentes, muitas luzes, atendimentos em horários estendidos e músicas natalinas, e é por isso que chamamos isso de “a magia do natal”. Mas não se engane, tudo isso é marketing, e obvio, traz bons resultados. Então por que não utilizar algumas dessas técnicas para te favorecer?

Vender mais no final do ano: 5 dicas fundamentais

1. Organização

Deve ser considerado, primeiramente, que a tendência é que as pessoas gastem, comprem, consumam, e fiquem mais bonitas. Fechado: ponto para nós.

Prepare uma lista de todas suas clientes, e verifique se estão todas em suas listas de transmissão, te seguindo no instagram, adicionadas no facebook, ou qualquer outro meio de comunicação que você possua com elas.

Tenha as informações sempre atualizadas de cada uma delas, quem se tornou avó, quem se tornou mãe, quem se casou, saiba dos detalhes que faz a diferença na hora de vender. Se você conhece sua cliente e sabe a fase que ela está vivendo, sem dúvidas, vai saber oferecer o produto certo.

2. Antecipação

Tenha seu estoque de produtos sempre de acordo com modernidade. Preste bastante atenção aos lançamentos para estar alinhada com as tendências, afinal todo mundo quer utilizar o que está na moda. Recomende modelos, dê mais de uma opção de cor. Não se esqueça de lembrar seus clientes com antecedência das datas importantes, como o Natal, e dê várias ideias de opções de presentes. Fique um passo à frente da concorrência, em todos os aspectos possíveis.

3. Vitrine

Agora pense naquela loja que você ama comprar.. O que veio de primeira em mente? Sem dúvidas, foi uma peça que você adorou, você lembrou do jeitinho que você viu. Não é verdade? Pois é, o nome disso é marketing sensorial, e a sua memória visual foi impactada.

Não se esqueça: se você não tem uma vitrine, entenda que a vitrine é você, então capriche. Use os produtos que você vende, a sua apresentação faz total diferença no momento de vender, além de passar confiança para o cliente.

E o mesmo detalhe vale para o mostruário, deixe-o sempre bem limpo, organizado e acessível. Atualmente, tem inúmeros modelos, em caixas, maletas, tecido, estojos existem até opções personalizadas, vale muito a pena investir, afinal além de proteger melhor as peças, vai deixar mais apresentável, então cuide bastante do baú que armazena seu tesouro.

4. Vantagens

Pense como se você estivesse comprando, nós sempre escolhemos por aquilo que oferece mais benefícios, não é verdade? Então reflita sobre isso.. Talvez um bom desconto para pagamentos à vista ou um parcelamento maior para compras com um valor acima, vai fazer total diferença para sua cliente.

5. Relacionamento

Um quesito muito importante e que controla o mercado atualmente é o relacionamento. Quantas vezes você já sugeriu um restaurante, um produto, exatamente por ter sido bem atendido? Vender é muito mais que simplesmente entregar seu produto, receber por ele e pronto, os clientes de hoje se fidelizam mais no pós-vendas do que na venda em si. Dessa forma, dê mais do que aquilo que o cliente está esperando, trate bem seus clientes e construa uma rede de relacionamentos.

Atualmente, sua rede de relacionamentos representa bastante nas suas vendas, lembre-se que diversas empresas fazem confraternizações e presenteiam seus colaboradores. É uma época com muitas festas, formaturas, casamentos, portanto publique várias fotos de peças de casamentos, festas. No final do ano sempre tem aquele amigo oculto da empresa, na igreja, na família.

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