10 dicas para escolher o melhor tapete higiênico para cachorro

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em abril 13, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

10 dicas para escolher o melhor tapete higiênico para cachorro

Se você busca mais praticidade para cuidar do seu cachorro, ter um tapete higiênico é, certamente, uma das melhores opções para essa necessidade.

O tapete — ou a fralda, como é considerada por algumas pessoas — foi criado para evitar que o mau cheiro e a sujeira das necessidades do seu bichinho de estimação sejam perceptíveis.

Naturalmente, esse tapete oferece mais comodidade aos donos e, para os cachorros, um conforto ainda maior.

Em outras palavras, é como se fosse um sistema de climatização, que consegue promover um conforto maior para as pessoas de acordo com a temperatura desejada no local. Assim é o papel higiênico, que proporciona várias vantagens tanto para o pet, quanto para o dono.

Motivos para usar o tapete higiênico 

Inicialmente, podemos citar o fato de que o tapete higiênico consegue absorver rapidamente a urina do cãozinho, neutralizando o odor e evitando o mal cheiro. 

Outro motivo que vale ser citado é que não há contaminação da superfície pelo xixi. Em outras palavras, o piso não terá contato com o líquido, o que evita manchas dependendo do tipo de assoalho utilizado em sua casa.

Contudo, vale ressaltar que o local que você deseja colocar o tapete precisa estar estrategicamente posicionado. É como um laudo ergonômico, onde é preciso estudar o ambiente para concluir se há riscos aos funcionários. O mesmo vale para os cães, coloque o tapete em um local onde não ofereça nenhum risco para o animal. 

O tutor ainda tem a vantagem de não ter contato direto com as fezes, inclusive não precisa de luvas e nem saquinhos, basta dobrar o tapete higiênico e descartá-lo. 

Para não comprometer a limpeza da sua casa, o tapete evita que o cachorro suje as patinhas. Dessa forma, o tapete pode funcionar como uma capa de lona, que, por sua vez, irá garantir que a sua casa não acumule sujeiras de forma progressiva.

Conforme foi contextualizado, o tapete higiênico é, de fato, uma ótima opção para tornar os cuidados diários do seu cachorrinho ainda mais fáceis. Porém esse assunto não se limita apenas aos benefícios desse tipo de tapete, há algumas dicas que você pode seguir para ajudar na escolha. 

Um dos primeiros pontos que você deve se atentar é se o tapete é do tipo descartável ou lavável.

Os tapetes laváveis têm a vantagem de serem usados várias vezes, o que oferece um custo-benefício maior se comparado aos descartáveis. Em contrapartida, esse tipo de tapete gera mais trabalho, já que tem que ser lavado antes da próxima utilização.

Tapete higiênico ou jornal?

As pessoas ainda têm essa dúvida sobre qual é a melhor opção. Obviamente, o tapete segue sendo a melhor alternativa, visto que esse produto consegue fornecer uma limpeza ainda maior para o dono, impossibilitando até mesmo que o xixi tenha contato com chapas expandidas ou qualquer que seja a superfície que estará dando suporte ao tapetezinho. 

O principal motivo para ele ser a preferência dos donos é por ele ser muito mais higiênico que o jornal, já que tem um poder de absorção muito maior. Através dessa absorção, acaba evitando que o cãozinho tenha contato com o xixi através das patinhas. 

Dessa forma a sua casa acaba ficando protegida pelas sujeiras que o seu cão pode gerar, assim como faz uma empresa de impermeabilização, protegendo lajes e outras partes da sua casa com produtos específicos. 

Felizmente o mercado percebeu como esse segmento vem crescendo, e por conta desse cenário, surgiram opções mais baratas para os clientes.

Diante dessas vantagens, podemos citar agora as 10 dicas que irão te ajudar na escolha do seu tapete higiênico.

1. Tapete com aroma

Há tapetes que são capazes de emitir um aroma que faz com que o cachorro faça suas necessidades naquele determinado local. Em outras palavras, é um cheiro que acaba atraindo os cães.

2. Perfume

Outra opção é o tapete que possui um perfume, que por sua vez faz com que o ambiente fique com um cheiro mais agradável para o olfato dos humanos sem prejudicar o do seu bichinho.

3. Tapetes com fitas de fixação

A grande maioria dos tapetes disponíveis no mercado possui fitas de fixação, o que impede que seu cão tire o tapete do lugar e faça xixi em lugares aleatórios.

4. Tamanhos

Os tamanhos dos tapetes é outro ponto que merece ser observado, isso porque os menores tendem a ter áreas menores de absorção. 

5. Adaptação do seu cão

Há alguns cães que fazem xixi apenas uma vez por tapete, isto é, os donos precisam ter o trabalho de trocar o tapete toda vez que o cachorro vai ao banheiro. Em casos assim, o mais recomendado é que você escolha os tapetes menores e mais baratos.

6. Rapidez da absorção

Nessa parte, vale pontuar que nenhum fabricante costuma fornecer informações relacionadas a absorção. No caso, os tapetes possuem camadas que funcionam como um serviço de drenagem, onde são capazes de absorver tanto o líquido quanto o odor. 

Por esse motivo, você deve se atentar nas descrições para escolher o tapete que absorve rapidamente o xixi do seu cão. É possível usar a internet para saber a experiência de alguns donos com determinadas marcas. 

7. Resistência a vazamentos

Para evitar que sujeiras sejam criadas dentro da sua casa, é importante se certificar que o tapete seja resistente a vazamentos. A maioria dos modelos que são vendidos pelo mercado possui uma última camada plástica entre o material absorvente e o chão.

8. Tamanho e a área de absorção

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o tamanho total do tapete não corresponde a área total de absorção. Normalmente, esses tapetes possuem uma borda, então procure avaliar a área de absorção deste produto. 

9. Tapetes por pacote

Visando ter uma praticidade a longo prazo, você pode optar por tapetes higiênicos por pacote. As principais opções são aquelas com 7 a 50 unidades para serem usadas. 

10. Tapetes sustentáveis

No mercado, como já foi citado, há várias opções para você escolher para o seu cão. Inclusive é recomendado até mesmo por uma consultoria de meio ambiente, que visa adotar várias medidas sustentáveis, contribuindo com a preservação do planeta.

Além de ser uma opção econômica, você também pode optar por uma alternativa mais sustentável, basta se atentar na composição do material e em todos os detalhes que estão marcados na embalagem.

Em outras palavras, escolher um tapete é como lidar com uma empresa de paletização, que por sua vez passa por vários processos operacionais para dar o condicionamento necessário e correto para as mercadorias. Assim é os tapetes higiênicos, que deve ser perfeitamente composto para dar o direcionamento correto das necessidades do seu cão. 

Desse modo, podemos compreender como a escolha de usar jornal acaba ficando uma opção do passado, visto que o tapete consegue absorver o xixi e o seu odor, e além disso, evita que cães molhem suas patas. 

É importante também que você procure um lugar adequado para colocar o tapete. Uma das sugestões de lugares que você pode considerar é:

  • Banheiro;
  • Área de serviço;
  • Quintal;
  • Laje.

Independente do lugar que você escolher, o mais importante é que o tapete esteja localizado em um local de fácil acesso para o animal. 

Lugares que possuem porta, por exemplo, podem acabar dificultando a acessibilidade do cachorro. 

Pode parecer óbvio, mas é importante que o tapete tenha uma distância considerável com os comedouros e bebedouros. 

Em alguns casos, é preciso ensinar o seu cãozinho a usar o tapete, e dependendo do animal, essa parte acaba se tornando um desafio. 

Uma das maneiras para fazer isso é levar o seu amigão para o tapete após ele ter feito as suas refeições. Com isso, ele pode entender que aquele local é o mais adequado para suas necessidades.

Quando o seu cão faz xixi ou o cocô no lugar certo, faça um carinho nele ou até mesmo dê um petisco para incentivar essa ação.

Caso você ainda tenha dificuldades em treinar o seu cão para fazer suas necessidades no lugar certo, você pode optar por alguns produtos especializados nesse treinamento. Esses produtos são conhecidos por terem aromas que incentivam e repelem o animal.

Na hora que o seu pet for usar o tapete, evite dar broncas a ele quando ele não fizer as necessidades no lugar certo. Por causa da bronca o seu amigão pode desistir de usar o tapetinho.

Assim como dar um petisco quando o cachorro faz as necessidades no lugar certo faz com que ele perceba a mensagem como um estímulo para repetir a ação posteriormente, com uma bronca obtemos o mesmo resultado.

Como a intenção é ensinar o certo, condicionar o seu cãozinho a reconhecer o tapete como um local permitido e oferecer uma recompensa para ele depois é a tática mais antiga e mais indicada para esse tipo de situação.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.