O sucesso de seu e-commerce em suas mãos: saiba 7 estratégias de marketing

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por mcoutinho
em fevereiro 26, 2022

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O sucesso de seu e-commerce em suas mãos: saiba 7 estratégias de marketing

Atualmente, montar uma estratégia em seu e-commerce é fundamental para quem quer conquistar mais clientes e realizar um grande volume de vendas. Para que isso ocorra, utilizar técnicas de marketing é um fator essencial.

Isso porque nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia de COVID-19, o número de lojas virtuais cresceu exponencialmente para atender a demanda das compras online e ajudar os empreendedores a continuarem vendendo.

Quer saber mais sobre como obter êxito no gerenciamento e divulgação de um e-commerce? Continue lendo o conteúdo abaixo.

Estratégias são os principais aliados de um e-commerce

Seja uma instituição financeira que oferece curso gestão de pessoas ead (ensino à distância) ou uma loja vendendo bijuterias, realizar estratégias de marketing é fundamental para garantir o sucesso do seu e-commerce.

Porém, antes de colocar essas estratégias em prática, é preciso entender que um negócio online requer os mesmos cuidados que um empreendimento físico. Ou seja, você ainda precisa realizar ações como:

  • Separar e controlar estoque;
  • Oferecer um bom atendimento;
  • Ouvir o seu público;
  • Criar estratégias de venda;
  • Divulgar a sua marca. 

Todas essas ações fazem a diferença para ter um negócio online de sucesso. E, para que isso ocorra, é preciso investir em estratégias de marketing, principalmente na área do marketing digital.

O marketing digital oferece uma gama de soluções para diversos tipos de negócios que conseguem alcançar resultados de vendas satisfatórios, além de ser o responsável por te fazer entender as necessidades do seu cliente e o que fazer para supri-las.

Por isso, tão importante quanto realizar a gestão de recursos humanos para atender as necessidades dos seus colaboradores, é usar as estratégias de marketing para entender e atender as necessidades do público-alvo do seu negócio.

A importância do marketing para o seu e-commerce

O mundo passou por um processo de transformação digital, onde a internet ganhou um espaço importante em vários setores, principalmente para o setor de vendas. Com isso, o e-commerce se destacou, tanto por sua praticidade como pela variação de produtos.

Hoje em dia, já é possível encontrar quase qualquer coisa através da internet, seja a contratação de serviços de gestão financeira startup para a sua empresa, ou um produto de tratamento capilar que não conseguiu achar em uma loja física.

Sem contar que tudo isso pode ser feito através do conforto da sua casa, apenas digitando algumas palavras em um mecanismo de busca que irá selecionar as melhores lojas online para que você possa adquirir o seu produto ou serviço.

Diante dessa nova realidade, procurar meios para se destacar dos concorrentes e conseguir fazer com que a sua loja apareça nos primeiros resultados do mecanismos de busca é essencial. Aqui descobrimos a importância do marketing para esse processo.

Dessa forma, a função do marketing vai além de apenas divulgar o seu produto, ele precisa utilizar  a prática de reconversão para fazer com que os clientes se identifiquem com a sua marca, oferecendo segurança, confiança e entendimento sobre o que está oferecendo.

Além disso, comparado aos meios tradicionais, realizar estratégias de marketing é uma solução de baixo custo, já que divulgação em meios como a televisão, rádios, jornais e revistas pode sair muito mais caro.

Outro ponto interessante, é que quanto mais presente sua marca está no cenário digital, maiores são as chances de venda do seu curso de gestão de pessoas a distancia, se esse for o seu ramo. 

Isso porque investir em ações de marketing permite uma segmentação eficaz do seu público-alvo, tornando o alcance de suas interações maior, pois o fluxo de visitantes no site será de pessoas que realmente têm interesse no produto ou serviço.

Através disso, você consegue um número muito maior de engajamento do público, pois elas poderão compartilhar o seu conteúdo com outras pessoas que possuem o mesmo interesse, o que aumenta as chances de interação com possíveis clientes.

Realizar campanhas de marketing também fortalece a sua marca, sua visibilidade e a importância e necessidade dos seus produtos ou serviços. Então estar presente na vida dos seus consumidores se torna habitual.

Isso pode ser feito através das redes sociais, que é um canal onde a maioria das pessoas estão presentes e interagindo o tempo todo.

Portanto, é uma ação que pode fortalecer a imagem e popularidade da sua empresa.

7 estratégias de marketing para o seu e-commerce

Até aqui podemos ver que as estratégias de marketing beneficiam as lojas onlines de várias maneiras. Entretanto, é preciso entender como cada uma dessas estratégias funcionam e como elas podem ajudar o seu negócio a vender mais.

Leia a seguir 7 estratégias de marketing que podem te ajudar nessa jornada de empreendedorismo digital:

  1. Construa uma marca forte

Construir uma imagem de marca forte ajuda a gerar identificação com o público para o qual queremos vender. Dessa forma, se pretende oferecer um curso de gestão de pessoas faculdade, é preciso se mostrar forte no mercado digital para os seus alunos em potencial.

Antes disso, será necessário pensar como deseja se posicionar e por qual razão quer ser conhecida. A resposta dessas duas perguntas irá te ajudar a criar um posicionamento de marca.

Essa deve ser uma preocupação porque quando se posiciona, você conquista e fideliza clientes. Após a fidelização e satisfação, eles recomendam sua empresa para outras pessoas, realizando boas avaliações na internet e voltando a comprar.

  1. Aposte em aquisição e retenção de clientes

Philip Kotler, considerado o pai do marketing, certa vez disse que “conquistar um novo cliente custa até cinco vezes mais do que manter um atual”. Ou seja, além de focar na aquisição de novos clientes, também é preciso focar na retenção deles.

Assim, se você oferece um curso de gestão financeira melhores faculdades com duração de 4 semestres, é importante que seus alunos gostem e se identifiquem com a sua instituição e permaneçam os 4 semestres, sem pedir transferência para outra instituição.

Esse tipo de estratégia irá garantir que haja um fluxo crescente e constante de receitas, pois em um setor online que só cresce, é natural atingir bons números quando se está trabalhando da forma correta.

  1. Utilize as técnicas de SEO

A sigla SEO significa Search Engine Optimization, ou em português otimização de mecanismos de busca. Essa técnica serve para melhorar a otimização dos mecanismos de busca de maneira orgânica, o que melhora a qualificação de leads e a conversão.

Para utilizar essa técnica, é preciso criar conteúdos relevantes, ou seja, que possuam uma boa qualidade, capazes de atrair o seu público-alvo. 

Seja um post sobre gestão comercial ead melhores faculdades ou a importância de utilizar bons produtos de maquiagem, o conteúdo precisa ser atrativo o suficiente para que o mecanismo entenda que ele é relevante para aparecer nas primeiras páginas.

Aqui você não precisa pagar para ser ranqueado como um dos primeiros resultados nas páginas de busca, mas sim fazê-lo entender que você é uma autoridade no seu segmento, e que, por isso, é relevante o suficiente para ocupar o topo.

  1. Aposte no Link Building

O Google foi o pioneiro ao considerar os links de uma página como um fator de ranqueamento. Essa estratégia ficou conhecida como link building e é utilizada até hoje como uma das principais técnicas de otimização de sites.

A conquista de links pode ser feita através da qualidade do seu conteúdo, o que faz com que outros sites apontem seu artigo sobre curso de gestão financeira valor como referência no segmento, ou utilizar a prática de guest post.

O guest post nada mais é do que quando alguém escreve como convidado para outros blogs parceiros, ou quando recebe conteúdos de outros convidados no seu blog.

Essa parceria gera uma troca de links benéfica para ambos os lados, melhorando o posicionamento.

  1. Utilize o Social Ads para atrair novos clientes

Ao contrário do que muitos pensam, o Facebook ainda é a rede social mais utilizada, com a média 35 milhões usuários ativos somente no Brasil. Por isso, explorar as plataformas onlines mais utilizadas pelo público ainda é muito importante.

O Social Ads é uma ferramenta que permite que você configure seus anúncios nas redes sociais. Essas configurações dependem das particularidades de cada empresa e também de cada mídia.

As empresas podem comprar espaços configurados especificamente para divulgar seus produtos ou serviços para o público certo, o que permite que haja uma taxa de engajamento e conversão de leads muito maior.

  1. Integre o CRM as suas lojas

A sigla CRM significa Customer Relationship Management, ela se refere a um conjunto de estratégias utilizadas para melhorar o relacionamento com os clientes de uma empresa a partir do gerenciamento de dados e informações.

Esses dados revelam muito sobre os seus clientes, principalmente sobre preferências. Isso ajuda a melhorar a qualidade do seu atendimento, oferecendo agilidade na hora de resolver problemas, o que garante um cliente satisfeito.

Para os e-commerces que também possuem uma loja física, essa integração de dados com o CRM é fundamental, pois é a garantia de oferecer uma experiência única para o cliente, independente do ambiente em que ele esteja.

  1. Mensure a experiência do usuário

A experiência do usuário precisa ser mensurada para garantir que seja entregue para o cliente exatamente o que ele precisa, tanto no momento da compra, como no pós-venda. O impacto disso reflete na captação de leads e também na retenção de clientes.

Existem no mercado diversas ferramentas que podem te ajudar a mapear e monitorar a movimentação das suas páginas na internet, a fim de analisar o seu funil de conversões e o preenchimento dos formulários no seu site.

Monitorar a experiência do usuário transformou-se em uma ação decisiva para o ranqueamento das páginas no mecanismo de busca.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas.

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