Síndrome de Burnout: O que é e quais os sintomas

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mcoutinho
em fevereiro 22, 2022

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Síndrome de Burnout: O que é e quais os sintomas

A correria do dia a dia, o estresse e a sensação de esgotamento, pode parecer comum para algumas pessoas, como se fizesse parte de sua rotina. 

Entretanto, não é bem assim, por mais estressante e cansativo que tenha sido o seu dia, o esgotamento constante não é um bom sinal.

É preciso estar atento e perceber os sinais, por mais pequeno que seja, pois pode ser o surgimento de algo bem mais sério: conhecido como a síndrome de burnout.

Uma dorzinha na barriga e ao invés de investigar a causa do problema, já vai direto comprar misoprostol original, pois já pensa que pode ser úlceras no corpo, mas sempre busque orientação médica.

O que é síndrome de Burnout?

A síndrome de burnout é um problema de saúde muito comum, causado pelo excesso de estresse provocado por rotinas de trabalho desgastantes. Podendo causar danos severos no corpo e na mente da pessoa.

O nome burnout significa, algo que queima até não sobrar nada, e é exatamente isso que as pessoas sentem, o nível altíssimo de exaustão.

Quais os sintomas da síndrome de burnout?

Como falamos acima, a síndrome de burnout pode surgir quando a situação de desgaste já está no limite, o que afeta a saúde e qualidade de vida da pessoa.

Os sintomas :

  • Fadiga e cansaço constantes;
  • Insônia;
  • Irritabilidade;
  • Alterações de humor;
  • Problemas de memória;
  • Dificuldade de concentração;
  • Falta de apetite;
  • Depressão;
  • Falta de ânimo para as atividades do dia a dia
  • Sentimento de frustração constante;
  • diminuição da libido;
  • Estresse constante;
  • Sensação de esgotamento físico e mental;
  • Tristeza
  • Falta de energia.

Essas características podem aparecer a longo prazo, alguns hábitos podem piorar o problema, como: 

  • A pessoa querer se isolar;
  • Vontade de deixar o trabalho;
  • Alcoolismo;
  • Uso de drogas;
  • dependência de algum medicamento;
  • Vontade de se suicidar.

Por isso, é importante estar atento logo nos primeiros sintomas, já que as consequências podem provocar muitos danos, tanto na vida familiar quanto profissional.

 Para resolver a síndrome de burnout, conheça a empresa Cyto saúde que pode resolver seus problemas.

Como é o tratamento da síndrome de burnout?

Em primeiro lugar, a pessoa precisa reconhecer que não está bem e que precisa de ajuda.

Pois cuidar da saúde física é essencial, mas cuidar da saúde mental é muito importante também.

Um precisa do ouro, o corpo vai enviar mensagens como sinais de que algo não está funcionando como deveria.

E através destes sinais a pessoa procure uma ajuda para mudar esse quadro.

Assim a pessoa terá coragem para fazer as mudanças necessárias para conseguir uma qualidade de vida melhor.

Na maioria das vezes, quem faz o diagnóstico da síndrome de burnout são os profissionais responsáveis pela saúde mental, como o psicólogo e psiquiatra, após uma consulta para avaliar melhor o caso.

Saber identificar se a síndrome foi causada no ambiente de trabalho ou se são as atitudes que levam a isso.

Com a terapia e o tratamento psiquiátrico poderão ajudar o paciente a melhorar o caso.

O objetivo é quebrar o círculo da sobrecarga, evitar o que causa frustrações e o esgotamento mental.

Outra maneira para tratar a síndrome de burnout é realizando mudanças em seus hábitos, e incluir práticas que sejam prazerosas e relaxantes.

Por exemplo, a prática de atividade física, noites tranquilas de sono e ter uma alimentação balanceada.

Nesses novos hábitos é preciso incluir um tempo maior de descanso para assim ter uma qualidade de vida melhor.

Como prevenir a Síndrome de Burnout?

A melhor maneira para prevenir a Síndrome de Burnout é diminuir ou evitar certos hábitos que causam estresse.

Hábitos saudáveis evitam o surgimento da doença.

  • Defina objetivos na sua vida profissional e pessoal,
  • Estabeleça horários,
  • Tenha momentos em família.
  • Fuja da rotina 
  • Evite o contato com pessoas negativas
  • Reserve um tempo para você fazer aquilo que mais gosta, seja ler um livro, ver um filme ou até mesmo não fazer nada.
  • Pratique atividades ao ar livre

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