O sal é realmente ruim para você? 6 mitos e fatos sobre o sal

Tempo de leitura: 5 min

Escrito por mcoutinho
em fevereiro 27, 2022

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<strong>O sal é realmente ruim para você? 6 mitos e fatos sobre o sal</strong>

Comer muito sal não é bom para a saúde, mas qual é o limite?

O sal é um recurso natural encontrado em todos os lugares, do oceano às nossas lágrimas, é saboroso e pode ser muito barato de comprar. Mas como muitas coisas, muito sal não é bom, especialmente para a nossa saúde.

O sal é muito falado nas mensagens de saúde e na mídia. Mas algumas mensagens sobre ele precisam ser lidas com um grão do bem. Nós quebramos alguns mitos do sal para tornar mais fácil para você se manter saudável.

Mito 1: Todo sal quer matar você e você não deve comer nada

Comer muito sal pode contribuir para a pressão alta, que está ligada a condições como insuficiência cardíaca e ataque cardíaco, problemas renais, retenção de líquidos, derrame e osteoporose. Você pode pensar que isso significa que você precisa cortar completamente o sal, mas o sal é realmente um nutriente importante para o corpo humano.

Seu corpo usa sal para equilibrar os fluidos no sangue e manter a pressão sanguínea saudável, e também é essencial para a função nervosa e muscular. É impossível viver uma vida sem sal (você vai morrer!), mas isso não é um problema para a maioria dos australianos; o australiano médio está consumindo o dobro da quantidade recomendada de sal.

Portanto, embora seja necessário um pouco de sal em sua dieta, é importante manter a quantidade sob controle. As Diretrizes Dietéticas Australianas recomendam que os adultos não comam mais de 5 gramas de sal por dia, o que é menos de uma colher de chá. A maioria de nós está consumindo cerca de 9 gramas por dia. Para ajudá-lo a controlar a quantidade de sal que você está comendo, você pode descobrir a quantidade de sal nos alimentos embalados observando o rótulo dos alimentos para o nível de ‘sódio’ – o sal é composto de sódio e cloreto. Tente apontar para itens que tenham menos de 120mg de sódio por 100 gramas de alimento. Você deve apontar para um máximo de 2000mg de sódio por dia.

Mito 2:Sal do Himalaia é melhor para você do que outros tipos de sal

Você pode ter visto algumas variedades de sal anunciadas como tendo benefícios extras para a saúde que o sal de mesa comum não tem? como conter minerais que são bons para o seu corpo. O grupo de defesa do consumidor diz que os consumidores devem ser cautelosos com esses tipos de alegações de saúde, pois os minerais encontrados em sais como o sal marinho do Himalaia geralmente estão presentes apenas em quantidades muito pequenas.

O Sal do Himalaia ainda é sal. Aumentar a ingestão de sal para tentar obter os benefícios de um mineral anunciado pode levar você a consumir muito sal, colocando-se em risco de doença.

Se você está procurando uma ótima maneira de obter minerais saudáveis ​​e outros nutrientes em sua dieta, frutas e vegetais são uma ótima fonte deles. Vá para o Mais Saudável. Mais feliz. Roda de cores para descobrir quais são os nutrientes em suas frutas e vegetais favoritos.

Mito 3: Algumas pessoas naturalmente desejam mais sal do que outras

Boas notícias para aqueles que pensam que são naturalmente comedores de sal, o gosto por alimentos salgados é apreendido, em vez de embutido.

Experimente estas dicas para comer menos sal:

  • coma principalmente alimentos frescos em vez de alimentos processados, que tendem a ser ricos em sal adicionado;
  • ir para alimentos embalados e enlatados rotulados como ‘sem adição de sal’, ‘baixo sal’ ou ‘sal reduzido’;
  • compare alimentos embalados semelhantes observando os rótulos dos alimentos e escolhendo o item com menos sódio;
  • troque carnes frias como presunto por peixe enlatado (em água de nascente) ou sobras de carne da sua última refeição;
  • use pequenas quantidades de molhos com alto teor de sal;
  • dê sabor à sua cozinha com uma variedade de ervas e especiarias;
  • evite adicionar sal à mesa – você pode até deixar o moedor de sal no armário.

Mito 4: Você pode dizer que um alimento é salgado ao prová-lo

Alguns alimentos com alto teor de sal não terão um sabor muito salgado. Muitos alimentos embalados que contêm muito sal têm outros ingredientes que equilibram o sabor salgado, para que o sal fique efetivamente escondido no alimento.

Mito 5: Você deve comer ou beber mais sal depois do treino

O sal sai do seu corpo de duas maneiras,  pela urina e pela transpiração, mas isso não significa que você precisa adicionar sal extra à sua dieta toda vez que suar.

Alguns produtos, como bebidas esportivas, são anunciados como uma boa maneira de substituir os sais perdidos após o treino. Em circunstâncias normais, as bebidas esportivas que contêm eletrólitos não são necessárias para a reidratação, o processo de reposição de líquidos e sais perdidos. 

A água da torneira e o consumo de uma dieta saudável ajudarão a repor os nutrientes perdidos durante qualquer atividade. O consumo em excesso do sal pode provocar problemas cardiovasculares. Como consequência colabora para prejudicar a saúde sexual dos homens. Por isso, é interessante contar com o suporte de um andrologista

Mito 6: Se você tivesse pressão alta causada por muito sal, seria capaz de dizer

Mais de 50% dos adultos brasileiros têm pressão alta e, de acordo com o Ministério da Saúde, metade deles nem sabe disso.

A maioria das pessoas com pressão alta não apresenta nenhum sintoma, por isso é importante verificar sua pressão regularmente. Se você tem pressão alta, reduzir o sal, praticar atividade física regular, moderar a ingestão de álcool, parar de fumar e reduzir o estresse podem ajudar a controlá-la, reduzindo o risco de danos ao seu corpo. Afinal tudo isso afeta sua vida e rotina sexual, provocando em nós homens impotência ou até mesmo ejaculação precoce. Mas você pode saber como buscar o apoio da urologia para solucionar sua questão. Pois ejaculação precoce tem tratamento

Todo desenvolvimento é diferente

As pessoas são todas diferentes umas das outras, por isso é natural que não se desenvolvam todas da mesma maneira.

Mas, eventualmente, todo mundo se alcança mais ou menos.  É importante ter em mente que não existe uma maneira certa ou errada de viver esse a vida: é isso que nos torna humanos, todos nós temos qualidades que nos tornam únicos, por dentro e por fora.

É super necessário cuidar da sua saúde de forma integral; física, emocional e sexual. Cuidar de você, é cuidar do outro!

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