Saiba os benefícios de usar CRM no seu negócio

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por diogo
em novembro 28, 2022

Você sabia que o CRM pode contribuir para a atração e retenção de clientes para a sua empresa de forma mais efetiva, promovendo relacionamentos de longo prazo? Mais ainda, você sabe o que é o CRM? Caso não saiba, não se preocupe que esclarecemos neste artigo. 

Na prática, o termo CRM é uma sigla para Customer Relationship Management, e diz respeito a um conjunto de ações voltadas para a melhora do relacionamento com o cliente. 

Para otimizar a atividade de gerenciamento e personalização no contato do cliente, a estratégia pode ser aplicada a partir de um ferramenta de CRM, que visa registrar as informações e gerar mais oportunidades de vendas para a empresa. 

Confira mais informações sobre essa estratégia no decorrer do artigo. 

A gestão de relacionamento com o cliente (CRM)

Cada vez mais as empresas têm se preocupado em garantir um bom relacionamento e experiência para os clientes, não se voltando apenas para a venda de um produto ou serviço. 

Dessa forma, a estratégia trabalha com ações direcionadas à integração do marketing, atendimento e contato com o público. 

Essa é uma estratégia que também se apropria de ferramentas tecnológicas, como as conhecidas plataformas de CRM. 

Essas plataformas permitem que os gestores gerenciem informações sobre os clientes, levando em conta a identificação dos leads e de oportunidades para a venda e o constante acompanhamento e registo dos contatos – seja esse processo automatizado ou a partir de inserções de atendentes após um telefonema, por exemplo. 

Dentre as principais informações que podem ser armazenadas é possível ressaltar:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Telefone;
  • Email;
  • Visitas ao site;
  • Registro de interações;
  • Interesses e dores. 

Dessa forma, é possível obter informações de modo inteligente e estabelecer um registro que auxilia nos contatos posteriores, qualificando a experiência e acompanhando os leads (clientes em potencial) da melhor forma possível, possibilitando a retenção.

O melhor é que os softwares de plataformas de CRM podem ser personalizados de acordo com a demanda de cada empresa e até mesmo otimizar pontuações para automatizar determinadas campanhas e contatos.

Saiba os benefícios de usar o CRM em seu negócio 

A partir do entendimento sobre o que é o CRM e como ele funciona em sua empresa, é importante abordarmos também os benefícios do seu uso. 

Como explicamos, esse é um processo que envolve tecnologia e inovação para possibilitar fluxos efetivos de contato, agilizando-os. 

Assim, o gestor precisa ter uma visão expandida sobre o negócio e seu público para tomar decisões mais acertadas e embasadas.

Isso é possível por meio do uso de softwares de gestão, que permitem reunir diversas informações em um único lugar e promover o alinhamento entre as equipes. 

Por exemplo, é possível armazenar as informações do cliente e seu histórico no contato com a marca. Ou seja, sua empresa entenderá as particularidades dos seus clientes e poderá criar estratégias personalizadas para esse atendimento. 

Além de trazer essa expansão do conhecimento, o CRM é importante porque acelera os processos acerca do entendimento do público-alvo e colabora para o processo de venda com qualidade. 

Vale lembrar neste ponto que o processo de venda não é o único foco da empresa, pelo contrário, a ideia é fazer com que todo o contato com o cliente ocorra de forma positiva, qualificando o relacionamento – o que pode promover novas compras e indicações.

Ainda assim, vale destacar alguns benefícios dessa estratégia, como:

  • Facilidade na obtenção de leads;
  • Possibilidade de fechar mais negócios;
  • Aumento nas receitas;
  • Aumento da satisfação do cliente;
  • Melhora a experiência do cliente. 

Ou seja, você pode atrair clientes qualificados para o seu negócio, fidelizá-los e, ainda, aumentar a receita.  

A partir desses benefícios, é muito importante que o gestor esteja alinhado com as estratégias de marketing da empresa, de modo a alcançar novos clientes para o negócio. 

Como aplicar e vantagens do CRM para a gestão

Diante das vantagens do uso de ferramentas e do CRM, vamos apresentar brevemente como ela pode ser aplicada em seu negócio. 

A primeira questão é realizar a organização dos seus processos internos, assim como de todo o processo comercial da empresa. 

A ferramenta de CRM pode contribuir para essa organização, fazendo com que o gestor visualize o desenvolvimento do funil na etapa de vendas. 

Também pode ser interessante contratar uma empresa especializada em TI para fazer o monitoramento e instalação do software, levando em conta a identificação de qualquer problema. 

Uma vantagem importante do CRM para o gestor é o fato de ter todos os dados dos clientes e dos setores em um só lugar, o que facilita o processo de visualização de resultados e acompanhamento dos profissionais, otimizando a consulta de dados. 

Mais ainda, os líderes conseguem ter uma visão ainda mais ampla do negócio e obter os detalhes quando precisar. 

Dessa forma, avalie qual é o melhor software para a sua empresa para aumentar o seu número de vendas. 

Contudo, pense no CRM como mais que um software, mas sim como uma cultura que prioriza o relacionamento com o cliente, realmente ouvindo e solucionando as dores que estes apresentarem.


Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

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