Saiba a importância de uma qualidade de vida no trabalho

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em novembro 9, 2022

Qualidade de vida no trabalho é um movimento que tem como propósito garantir o bem-estar físico e mental dos profissionais de modo a melhorar, com isso, o clima organizacional e aumentar a produtividade da equipe.

Trata-se de um assunto que vem sendo cada vez mais discutido, e a tendência é que cada vez mais organizações se adequem a essa necessidade.

Isso é importante porque o perfil dos profissionais está mudando muito ao longo do tempo, e as exigências por parte das novas gerações devem ser acompanhadas pelas empresas.

Garantir o bem-estar dos colaboradores é a melhor forma de alcançar bons resultados e aumentar a produtividade, e todo o investimento relacionado a isso não deve ser visto como um gasto pela corporação.

Uma pesquisa realizada pela Sodexo mostrou que 54% dos brasileiros estão satisfeitos com seu trabalho, ou seja, apenas metade das pessoas com vida profissional ativa se sentem felizes no dia a dia.

A qualidade de vida no trabalho ajuda a reduzir o estresse e a ansiedade e deve ser levada a sério pelas empresas.

Para entender um pouco mais sobre o assunto, neste artigo, será possível compreender o conceito de qualidade de vida no trabalho, sua importância e algumas dicas para manter a saúde.

Qualidade de vida no trabalho: o que é?

A definição de qualidade de vida no trabalho é complexa, porque envolve diferentes pontos de vista. Esse movimento surgiu na década de 1950, na Inglaterra, mas só se fortaleceu a partir de 1970, quando se espalhou pelo mundo.

De acordo com Louis Davis, qualidade de vida é uma preocupação com o bem-estar dos funcionários dentro da corporação e durante a execução de suas tarefas.

Outra definição afirma que a qualidade de vida é uma forma de potencializar a produtividade e a qualidade dos resultados.

Um fabricante de impressora profissional para gráfica deve considerar esses conceitos na hora de implementar ações voltadas para a questão. Isso porque ambos consideram as pessoas os principais recursos dentro de uma empresa.

Sem elas, a organização não consegue trabalhar seus mais diferentes setores, ou seja, o negócio não funciona. Todos os seus setores são beneficiados, tais como:

  • Produção;
  • Atendimento;
  • Vendas;
  • Marketing;
  • RH.

É fundamental encontrar o ponto de equilíbrio entre as demandas do empregador e dos colaboradores, pois dessa forma é possível construir a cultura organizacional de maneira saudável, valorizando o funcionário e se preocupando com os resultados.

A preocupação deve estar voltada para a satisfação dos profissionais com as funções que realizam e sua relação com o ambiente de trabalho, algo que envolve questões psicológicas, financeiras, emocionais e físicas.

Importância da qualidade de vida no trabalho

As empresas podem promover a qualidade de vida no trabalho de várias formas, por exemplo, por meio de um mutirão com profissionais da saúde, como psicólogos, médicos e nutricionistas.

Eles vão orientar os funcionários de uma empresa de paletização de caixas de papelão à adoção de um estilo de vida saudável e à introdução dessas ações na cultura organizacional dela.

Independentemente de qual seja a estratégia usada, elas são importantes por conta dos benefícios que traz para todos. Um deles é a retenção de talentos, visto que o clima organizacional é um dos principais fatores que levam as pessoas a deixarem as empresas.

Bons profissionais são disputados no mercado, mas quando o ambiente profissional traz qualidade de vida, os talentos enxergam os benefícios de trabalhar para a companhia.

O papel do empregador é compreender o que as pessoas esperam das contratações e fazer uma gestão de pessoas baseada em dados. Isso ajuda a entender quais indicadores influenciam na saúde do funcionário e na qualidade de vida.

Ao mesmo tempo em que retém talento, esse movimento reduz a taxa de rotatividade dentro da corporação. Quando ela está alta, traz muitos problemas para a empresa, e uma das principais causas é a cultura organizacional.

Se uma loja de autopeças que vende direção eletro hidráulica focus garantir o bem-estar de seus funcionários, vai proporcionar um ambiente leve em que as pessoas se sentem mais confortáveis e ajudam a construir uma empresa melhor.

As pessoas acordam desmotivadas quando precisam ir trabalhar em um ambiente onde não se sentem bem. Não se sentir confortável é um grande motivo para não ir trabalhar.

Faltas e atrasos sem justificativas são problemas que geram uma pressão entre a empresa e o colaborador.

Quando o absenteísmo está alto, a companhia deve enxergá-lo como sinal de alerta e melhorar a qualidade de vida no trabalho é a melhor forma de reduzi-lo.

Se o indivíduo se sente constantemente pressionado a entregar resultados, começa a se sentir ansioso e isso afeta sua produtividade.

Uma empresa de envelopamento de barco deve ter expectativas compatíveis com as características das pessoas, tratando os funcionários como seres humanos e não como máquinas de produção.

Existem muitas denúncias em relação a empresas com condições de trabalho análoga à escravidão ou aquelas em que os trabalhadores nem mesmo têm tempo de ir ao banheiro.

Produtividade não tem nada a ver com entregar resultados sobre-humanos, por isso é fundamental saber trabalhar os estímulos corretos.

A cultura organizacional envolve os valores da corporação, sua missão e visão e todos eles mostram claramente qual é seu propósito e de que maneira vai conduzir as equipes para alcançá-lo.

Todos precisam estar cientes desse propósito, pois é ele que vai movimentar os colaboradores e oferecer bons resultados.

A empresa não deve ser apenas uma instituição que escreve frases bonitas sobre honestidade e humanização, tudo isso deve fazer parte de seu dia a dia na prática, além de saber implementar a qualidade de vida no trabalho.

Dicas para manter a saúde no trabalho

Para garantir a qualidade de vida e a saúde no trabalho, um fabricante de pele de vidro bronze deve investir nas seguintes estratégias:

Organizar as atividades

É muito importante saber o que deve ser feito durante o dia e saber distribuir o tempo, priorizando as tarefas mais importantes. O gestor pode usar uma agenda, eletrônica ou de papel para listar as atividades e em quanto tempo deve ser concluída.

Uma parte do dia deve ser reservada apenas para cuidar dos processos burocráticos e para organizar o que deve ser feito.

Ao trabalhar dessa forma, fica mais fácil ter uma visão completa das tarefas e ajuda os profissionais a entregarem resultados concretos sem prejudicar a saúde física e mental.

Estabelecer um bom clima organizacional

É muito importante que a equipe seja unida e tenha o propósito de alcançar objetivos em comum, e uma das formas de conseguir isso é estabelecendo metas claras e atingíveis.

O gestor de um fabricante de lã de rocha pode trabalhar com dinâmicas que melhoram os relacionamentos interpessoais, inclusive entre ele e os membros da equipe.

Também é muito importante oferecer feedback sobre os resultados obtidos e como está o andamento do projeto. As conversas com os profissionais também devem reconhecer o desempenho de quem se destaca.

Investir em tecnologia

A tecnologia trouxe muitas facilidades que otimizam a rotina de trabalho e simplificam serviços burocráticos que costumam levar muito tempo.

A organização pode contar com aplicativos para gerenciar as tarefas e agilizar os processos. Para o RH de uma empresa de segurança residencial 24 horas, uma das formas de fazer isso é por sistemas de recrutamento e seleção.

Eles agilizam etapas e digitalizam o processo, facilitando a divulgação de vagas e ajudando a atrair candidatos engajados. São ferramentas que aumentam a produtividade e a qualidade de vida dos profissionais.

Eles podem ser liberados para atividades mais complexas e estratégicas, sem que se sintam sobrecarregados por outros afazeres.

Definir prazos

Existem inúmeras tarefas que precisam ser realizadas dentro de um prazo definido, mas quando os funcionários não conseguem enxergá-lo, a tendência é adiar a realização, algo que traz consequências negativas.

O gestor deve determinar prazos para os processos internos e distribuir as etapas de cada tarefa em datas específicas para sua conclusão.

A organização de avaliações de desempenho, por exemplo, é um trabalho longo, mas pode ser dividido em partes menores com prazos estipulados.

Manter a disciplina

Uma empresa de licenciamento ambiental corretivo deve manter a disciplina e o foco para evitar a procrastinação dos funcionários.

Uma dica para fazer isso é estabelecer os intervalos, seja para o almoço ou para tomar um café, e orientar os colaboradores a respeitar esse prazo para manter a produtividade sem prejudicar a sua qualidade de vida no trabalho.

Considerações finais

É muito importante garantir a qualidade de vida no ambiente profissional para que os funcionários se sintam importantes e parte de uma equipe que tem um propósito para alcançar.

Seguindo algumas estratégias simples, vai ficar muito mais fácil fazer com que os colaboradores se sintam engajados com a empresa e sejam beneficiados por um clima organizacional saudável.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade