Quintal: 10 dicas incríveis para decorar e renovar o ambiente 

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em novembro 25, 2022

O quintal é um dos espaços mais importantes de uma casa, pois além de ter muita utilidade, é um ambiente onde a maioria das pessoas consegue relaxar, descansar e até mesmo receber visitas para momentos especiais em família ou entre amigos. 

Para quem possui uma casa, sabe bem a diferença que é ter um quintal, um espaço onde você pode deixar as crianças brincando livremente ou o seu bichinho de estimação aproveitando o ar livre. 

Entretanto, por se tratar de um espaço que, na maioria das vezes é bem grande e exposto ao sol, é um espaço que também tende a gerar muita sujeira, mato, insetos e bichos desagradáveis, por isso, o cuidado com o quintal é essencial nesses casos. 

Muitas pessoas acham que cuidar do quintal é algo desnecessário, mas a verdade é que o quintal precisa e merece tanto cuidado quanto os outros cômodos da casa, mas fazer isso pode parecer um grande desafio para uma pessoa. 

Por isso, é sempre válido contar com uma boa rede de empresas de construção e reformas que podem te ajudar a transformar por completo o seu quintal e diversos outros espaços da sua casa. 

É claro que reformar um ambiente da casa, ainda mais um tão grande e rico em possibilidades de mudanças como o quintal, é um baita desafio para uma pessoa que não consegue escolher apenas uma coisa para fazer. 

Até mesmo para reformar um quintal existem diversas opções e ideias do que você pode fazer, mas o importante é escolher aquilo com o que você mais se identifica e apostar em decorações que sejam a sua casa. 

Pensando nisso, hoje iremos apresentar algumas dicas incríveis para que você consiga decorar e renovar o seu quintal gastando pouco e com opções acessíveis para deixá-lo ainda mais lindo e aconchegante. 

10 dicas para auxiliar na decoração do ambiente

Reformar um ambiente da casa é algo que precisa de ajuda profissional, assim como se precisa de uma consultoria ambiental parana quando se é necessário analisar algumas medidas de determinadas empresas, pois elas sabem exatamente o que fazer. 

Sendo assim, selecionamos 10 dicas e ideias do que você pode fazer em seu quintal, para que seja transformado e visto como um ambiente único para você. Lembrando que as ideias a seguir podem ser feitas por você e por profissionais também, confira: 

1 – Crie jardins verticais

A primeira delas é a criação de um jardim vertical, que nada mais é do que uma parede que possui um espaço onde plantas serão adicionadas uma em cima da outra, na vertical, criando o que chamamos de jardim vertical. 

Sabemos bem que os jardins são opções de decoração que roubam a cena, e em um quintal, que é um ambiente aberto, eles casarão perfeitamente com a proposta do local, sem contar que seu visual na vertical é algo muito moderno. 

2 – Aposte em decks de madeira

Os decks de madeira são móveis com o acabamento amadeirado que ficam lindos nos quintais, mas dependendo do peso do móvel, é preciso fazer um içamento de móveis, para isso, conte com profissionais de ponta. 

Os móveis de madeira, como o deck, que se assemelha a um pequeno palco onde você pode colocar sofás e cadeiras, é uma ótima opção para a construção de um ambiente que pode servir como espaço de conversas e bate papos entre amigos e familiares. 

3 – Use pedriscos para preencher o espaço 

Os pedriscos são as famosas pedras bem pequenas e que são usadas em montantes, sejam em vasos com plantas, ou com cores diferentes e até mesmo no chão, para compor um espaço repleto de plantas, por exemplo. 

É a opção ideal para quem não deseja ter o trabalho de limpar o chão constantemente e ainda conta com um material que é lindo e muito confortável de se andar, trazendo uma decoração mais rústica para o ambiente. 

4 – Coloque muitas plantas 

Falar sobre decoração de quintal sem falar sobre as plantas é quase impossível, assim como é impossível fazer sobre representação de área de terrenos sem falar sobre a melhor empresa de topografia e agrimensura do mercado. 

Mesmo que você não queira apostar em um jardim vertical, como mencionamos na primeira dica, você pode muito bem apostar em diferentes plantas espalhadas da forma que achar melhor pelo quintal, com certeza, contará com um ótimo resultado também. 

5 – Reutilize móveis antigos 

Outra dica muito importante e valiosa para você, é a reutilização de móveis antigos que poderiam até mesmo estar indo para o lixo, mas que podem ganhar um novo espaço dentro do seu quintal. 

Caso você obtenha um móvel especial ou que ache muito bonito, pode levá-lo para uma reforma ou até mesmo pintá-lo de outra cor para que ganhe mais vida e seja o grande protagonista do seu quintal renovado. 

6 – Conte com uma rede para relaxar 

Além de contar com uma ótima empresa de cabeamento estruturado que garanta a segurança da energia elétrica da sua casa, contar com alguns meios pelos quais você consegue relaxar de forma prática e produtiva também é de suma importância. 

E uma delas é justamente o uso de uma rede, afinal de contas, poucas coisas são melhores do que deitar em uma após um longo dia de trabalho e descansar, não é mesmo? Pois bem, a rede pode ser essencial para te ajudar com isso. 

7 – Aposte em uma lareira ao ar livre 

Existem algumas pessoas que acham que a lareira é algo apenas para quem possui muito dinheiro, mas é aí que elas se enganam, pois hoje, é fácil, simples e barato fazer uma lareira só sua para colocar em seu quintal. 

Ela pode protagonizar as noites frias de inverno e ainda ser usada como a atração de uma roda entre amigos, onde vocês cantem, conversem e se divirtam, sem contar na temperatura deliciosa que ela emana e o ambiente delicioso que cria. 

8 – Use e abuse da iluminação 

Se para a construção de uma lareira dentro da sua casa é preciso contar com bons fornecedores de ferro e aço, para a luz do quintal é preciso contar com bons distribuidores de iluminação para o ambiente. 

Isso porque a iluminação é extremamente importante e faz toda a diferença no clima do ambiente, por isso, você pode apostar em luzes amareladas ou até mesmo coloridas, sem contar com o varal de lâmpadas que trará um clima muito aconchegante para o ambiente. 

9 – Crie um muro rústico e colorido 

Para quem ama uma decoração com cores vibrantes e um ponto de destaque no ambiente, a criação de um muro rústico e colorido é essencial para que você coloque toda a sua criatividade para fora e desenvolva algo único. 

Você pode brincar com formas geométricas, combinações de cores, texturas diferentes e até mesmo arriscar uma pintura autoral. Tudo é válido para que se crie algo inédito, que te traga conforto e que seja a sua cara. 

10 – Opte pelo acabamento amadeirado 

Por fim, assim como você pode optar pelo deck de madeira, pode optar por outros acabamentos desse tipo. Entretanto, lembre-se de contar com um bom plano de gerenciamento de resíduos sólidos para o devido descarte de seus materiais. 

Aqui, você pode usar a madeira como o piso do quintal, nas paredes ao redor do espaço ou até mesmo em algumas decorações, pois a madeira tende a ser o material que mais liga o ambiente à natureza, caso essa seja a sua vontade. 

Essas são apenas algumas de milhares de dicas que você consegue encontrar na internet e junto a profissionais no assunto para que o seu quintal deixe de ser um espaço abandonado e se torne um protagonista da sua casa. 

Vantagens de aplicar essas decorações no seu quintal 

Para finalizar, é claro que não deixaríamos de comentar sobre algumas das principais vantagens que a decoração bem aplicada pode trazer não só para o seu quintal, mas para toda a sua casa, quando bem pensada. 

É claro que todo esse processo precisa passar por um período de planejamento, seja um projeto de aterramento para a construção de uma casa ou até mesmo a compra de um novo móvel, tudo precisa ser muito bem-planejado. 

Isso porque, quando tudo é planejado, os resultados saem até melhor do que o esperado, e tendo isso em vista, você consegue adquirir diversas vantagens que vão além de só ter um espaço bonito, como: 

  • Ambiente mais espaçoso;
  • Decoração admirável;
  • Espaço aconchegante e confortável;
  • Momentos de lazer e descanso;
  • Criação de memórias especiais; 
  • Mais leveza e calmaria;
  • Entre outros. 

Muitas vezes, são as pequenas ações que fazem toda a diferença e acabam influenciando na construção de um ambiente cada vez mais aconchegante e confortável para que você possa viver em paz. 

Dessa forma, verá como a preocupação com a decoração de uma casa vai muito além de algo fútil, como muitos ainda pensam, mas faz parte de algo único e que pode fazer toda a diferença no lugar que você chama de lar. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade