Qual o maior desafio do Customer Success?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por mateus
em julho 31, 2023

Na hora de usar uma nova estratégia, você deve entender com ajuda da Receita Previsível, como ela realmente pode entregar os benefícios para a sua empresa, aumentar as taxas de vendas e fidelizar mais compradores. 

Para realizar sempre o melhor atendimento aos clientes, compreenda conosco como funciona o procedimento do CS e qual o tipo de ajuda que ele pode oferecer ao seu negócio!

O que é customer success?

O sucesso do cliente consiste em uma estratégia para entender como se encontram os compradores, verificar se eles usam os produtos adquiridos de sua empresa, qual o nível de satisfação e se estão obtendo lucros. 

Neste caso, o customer success atua com estratégias próprias para fazer os compradores terem uma excelente experiência durante toda a jornada de compra e no pós-compra, e avaliar se há queixas dos serviços da sua empresa ou não.

Para que serve?

O método tem a função de medir o desempenho do cliente com o que foi comprado, analisar se ele está satisfeito, se consegue usar o produto adequadamente ou apresentar reclamações. É neste momento que a sua companhia conversa para tirar dúvidas, instruir e proporcionar um pós-venda de qualidade àquele que comprou com você.

Por que o customer success é importante?

Quando o cliente fica satisfeito com os serviços prestados pela empresa, as chances de haver uma nova compra no futuro são maiores. Os compradores se sentem seguros e confiam mais na sua equipe e nos produtos ou serviços vendidos. 

Além disso, os clientes fidelizados têm maiores chances (67%) de voltar a fazer mais compras com você, enquanto os novos compradores são mais caros, difíceis de fidelizar e pouco prováveis de fechar negócio com a empresa.

Qual o maior desafio do customer success?

Dentre os principais desafios impostos pelo CS, há a geração de satisfação e confiança aos clientes que precisam gostar do produto vendido e do atendimento após a conversa realizada, além de precisarem interagir com o comprador regularmente. 

Isto é, não adianta deixá-los apenas satisfeitos, é necessário que você atinja um ponto mais elevado que é fazer os clientes se tornarem de sucesso, estes que interagem mais, perguntam, conversam sobre as funcionalidades do serviço, testam novas metodologias e dizem se houve ROI ou não com a sua empresa.

Quais as principais métricas de customer success?

Existem diversas métricas de CS que as empresas precisam avaliar e colocar em prática. Através dessas medidas, você permite que o seu negócio cresça e obtenha mais ganhos do que antes. Veja quais são: 

●     Ativação: ajudar o cliente usar o seu serviço ou produto, além de integrá-lo no dia a dia dele;

●     NPS, net promoter score: serve para medir o quanto os clientes indicariam a sua marca para outras pessoas;

●     Expansão: oferecimento de upgrades ou produtos extras;

●     Adoção: procurar entender se os clientes estão realmente usando tudo o que o produto oferece;

●     First Contact Resoluction (resolução no primeiro contato): consiste em realizar um balanceamento das taxas de resolução de problemas;

●     Receita Recorrente Mensal: acompanhamento de compras recorrentes, como funcionam com as assinaturas, por exemplo;

●     Lifetime Value ou valor do tempo de vida do cliente: é verificar o quanto os compradores gastam com a sua empresa;

●     ChurnRate ou Taxa de Rotatividade: a taxa visa avaliar a quantidade de clientes que cortaram relação com a sua empresa. 

Com a Receita Previsível, você entende que através de cada uma das métricas de customer success, você obtém mais eficiência na sua empresa, além de melhorar o relacionamento com aqueles que procuram seus serviços e produtos. 

Como já mencionado, o CS tem a finalidade de possibilitar que você descubra se o cliente se sente feliz com o que comprou e se existem queixas ativas. Através das reclamações realizadas, você e a sua equipe entendem o problema e resolvem rapidamente. 

Vale ressaltar que o CS não possui nenhum tipo de ligação com o suporte ao cliente ou ao atendimento. Este é um processo que ocorre ativamente para ajudá-los em tudo o que for necessário integralmente. 

Todo o procedimento é feito pensando nos compradores, no que eles precisam e como você pode melhorar os seus serviços. Estas são formas de fidelizá-los com mais praticidade, além de lidar com taxas menores de rejeição. Assim, para ter um conhecimento mais profundo, invista nos conteúdos da Receita Previsível.

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