Qual a importância do RH na sua clínica?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por isabella
em abril 20, 2023

A área de RH (Recursos Humanos) tem um papel muito importante em negócios de diferentes áreas e nas clínicas, isso não seria diferente.

Um bom RH em clínicas médicas ajudam muito a ter um excelente ambiente organizacional, melhora a produtividade e diminui o índice de rotatividade das equipes, além de outros benefícios.

O que é o RH?

A área de Recursos Humanos, mais conhecida como RH, é responsável pelas funções de recrutamento, treinamento, seleção, remuneração e outros benefícios importantes para os colaboradores nas empresas.

A gestão de recursos humanos, por exemplo, é um conjunto de técnicas, habilidades e estratégias usadas para conseguir atender aos colaboradores ao mesmo tempo, em que auxilia a empresa a conquistar os seus objetivos, ou seja, encontrando um equilíbrio entre ambas as partes.

Deste modo, o RH é uma importante área de mediação entre a empresa e seus funcionários, colaboradores e administradores. Já a gestão de recursos humanos está mais relacionada à parte estratégica dentro desse setor.

O papel do RH em uma clínica

Os profissionais da área da saúde desempenham um trabalho importante para a sociedade e sabem o seu valor, mas o mercado muitas vezes não reconhece o valor desses colaboradores.

Ter um RH atuante nas clínicas, por exemplo, é fundamental para transformar as demandas internas e proporcionar bons resultados ao negócio.

Ao implementar um setor de RH em uma clínica, é possível determinar que um profissional ou grupo fique exclusivamente dedicado a fazer o controle e orientação dos outros funcionários.

A importância que essa prática tem também está relacionada à possibilidade de oferecer um bom ambiente de trabalho aos colaboradores da clínica. 

Isso tudo contando com um profissional capacitado para fazer a gestão de pessoas, ou seja, uma pessoa preparada para atuar no treinamento e capacitação das equipes.

Deste modo, o setor de RH tem uma ligação importante com os pacientes que são atendidos na clínica e os pacientes poderão ter um bom atendimento, desde que as questões de recursos humanos estejam bem alinhadas.

Ao investir na contratação de profissionais para a área de RH, é muito importante avaliar se estes possuem um curso de gestão de recursos humanos, porque este fator faz a diferença e pode agregar muito na clínica.

Qual a importância do RH nas clínicas?

Um RH estruturado pode ajudar muito a clínica, além de agregar muitos benefícios para a sua gestão. Os médicos e gestores devem pensar sempre no bem-estar e na experiência que desejam oferecer aos pacientes, ou seja, colocá-los sempre em primeiro lugar.

Ter profissionais de recursos humanos e com formação em gestão hospitalar ead, por exemplo, é uma maneira de colocar em prática estratégias e técnicas que ajudam a obter bons resultados.

Essa ideia deve se estender entre os colaboradores, porque eles têm um papel relevante no sucesso da clínica.

É por meio de uma boa gestão que os colaboradores se sentem mais importantes, engajados e podem trabalhar visando um bom desempenho e isso ajuda na gestão e sucesso da clínica. Os investimentos em melhorar o RH da clínica permitem muitas vantagens, como:

  • Contratar as pessoas certas para as áreas certas;
  • Ter uma gestão de pessoas que promove bons resultados;
  • Ajuda a melhorar os processos internos da clínica;
  • Permite realizar um treinamento adequado para as equipes;
  • Excelente suporte na tomada de decisões.

Com diversas vantagens, o RH da clínica tem um papel muito importante para o crescimento e sucesso dela.

Principais funções e benefícios que um RH oferece

O setor de recursos humanos dentro de uma empresa pode oferecer diversas funcionalidades e vantagens para o crescimento dela. Portanto, algumas funções e benefícios que esse setor oferece são:

Recrutamento e seleção de funcionários

Os profissionais do RH conseguem selecionar pessoas com o perfil ideal para a sua clínica, visando as competências técnicas, ou seja, se ela precisa de melhorias em marketing. 

Com isso, o profissional pode escolher candidatos que tenham formação em um curso gestão de marketing e vendas. Ao garantir as competências técnicas, os pacientes podem ser atendidos com mais qualidade.

Definição de cargos e salários

Alguns médicos pensam que após a definição do salário e entrada do profissional na clínica que já está tudo certo. 

Para seguir as leis e evitar problemas, o RH ajuda a garantir a definição de cargos e salários para que os colaboradores tenham seus direitos assegurados e a clínica não tenha problemas com os funcionários.

Gestão das equipes e integração das áreas

Um grande erro nas clínicas é priorizar demais os atendimentos e esquecer da gestão das equipes. O RH pode ajudar na comunicação e integração de todas as áreas dos consultórios, atuando como ponte entre os gestores e funcionários.

Portanto, ele ajuda na resolução de conflitos e assuntos considerados delicados, visando algo que seja bom para todos.

Com isso, muitas pessoas têm dúvidas sobre quanto tempo dura a faculdade de gestão de recursos humanos? A resposta é 2 anos.

Portanto, um departamento de RH bem estruturado, com profissionais qualificados pode ajudar no sucesso da clínica.

Para mais conteúdos relacionados à Marketing Digital, Cultura, Negócios, Saúde, acesse nosso portal.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade