Qual a diferença entre lucro e faturamento?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em novembro 25, 2022

No âmbito da administração e da contabilidade, os termos lucro e faturamento aparecem constantemente dentro do balanço de uma empresa.

Lucro e receita são termos muito utilizados na contabilidade. Lucro é a quantidade de dinheiro restante depois que todas as despesas tiverem sido deduzidas da receita total.

Receita é a quantidade total de dinheiro que foi gerada por uma empresa durante um determinado período de tempo e pode ser entendida da mesma forma que faturamento.

Por exemplo, se uma empresa vendeu uma placa acm com letra caixa por mil reais isso não significa que o lucro dela foi exatamente o preço da venda.

O lucro é um reflexo do faturamento menos todas as despesas que foram pagas para que o negócio seja feito.

Um dos aspectos mais cruciais na administração de um negócio é determinar se o empreendimento é lucrativo ou não. O lucro é a diferença entre quanto se gasta e quanto se ganha.

A receita, por outro lado, é o dinheiro total que uma empresa ganha por seus bens ou serviços. Ambos são importantes para monitorar a fim de garantir o sucesso do negócio.

Faturamento é a quantidade total de dinheiro que entrou em sua empresa em um determinado ano, sem levar em conta os custos dos produtos vendidos ou o custo da prestação de serviços. A receita também é chamada de renda bruta.

O lucro também pode ser chamado de renda líquida, resultado entre a subtração da renda bruta menos as despesas da empresa.

Dessa forma, uma empresa que instala placa concreto drenante, por exemplo, pode ter um grande faturamento e uma pequena margem de lucro.

Os termos lucro e receita não são intercambiáveis. Para entender o que isto significa, é importante conhecer as definições dessas palavras.

O que é o lucro?

O lucro é a diferença entre a receita e as despesas. É o dinheiro que uma empresa ganha em um determinado ano, menos os custos incorridos para produzir esse lucro.

Lucros são as receitas que sobram depois que todas as despesas são pagas. A equação básica para o lucro é simples: lucro líquido = faturamento – despesas.

A quantia residual de dinheiro que uma empresa tem depois de pagar por todos os custos e despesas. O lucro é a quantidade de dinheiro que sobra depois que todos os custos associados com o funcionamento do negócio são deduzidos.

Para isso, uma empresa que vende cadeira dobrável almofadada, por exemplo, pode calcular a margem de lucro que pode obter a fim de manter-se competitiva no mercado.

Basicamente, o lucro é a receita que sobra após o pagamento de todas as despesas. Para calcular o lucro, subtrair as despesas da receita.

O lucro de uma empresa é calculado subtraindo de sua receita, ou seja, o dinheiro que a empresa recebe, seus custos ou despesas (geralmente mostrados na declaração de renda de uma companhia).

Isto significa que o lucro é a quantidade de dinheiro que sobra depois que todas as despesas são pagas, ou seja, é o excedente que pode ser reinvestido para promover o crescimento da empresa.

Com isso, uma empresa que vende caixa de papelão personalizada, por exemplo, pode calcular o retorno exato de uma campanha comercial para destinar a verba certa para as futuras ações da empresa.

O que é o faturamento?

O faturamento é um serviço que fornece uma lista das transações recentes da conta. Ele também permite visualizar e comparar a movimentação financeira total de uma compra a fim de analisar custos e limites de compra.

O faturamento também tem a opção de mostrar o saldo completo de uma empresa, a fim de ver quanta verba ela movimenta no mercado. O faturamento é um dos muitos serviços financeiros e contábeis que ajudam a monitorar os hábitos de gastos de uma conta.

Além disso, o faturamento é o processo de cálculo e solicitação de pagamento pelos serviços prestados. O cliente é cobrado pelos serviços prestados. O faturamento é o processo de processamento e solicitação de pagamento pelos serviços prestados.

Sendo assim, para uma empresa produzir e lançar uma embalagem para chocolate personalizada, por exemplo, ela deve levar em consideração o custo da matéria-prima, mão de obra dos funcionários, transporte, impostos e campanhas de divulgação.

Faturamento é um termo usado para descrever o processo de cálculo do custo de um produto ou serviço. O faturamento ocorre em muitas indústrias diferentes, tais como saúde, direito, construção e educação.

Geralmente, é um processo relativamente simples que envolve tomar o custo total de um determinado produto ou serviço e dividi-lo pelo número de itens. Isso também pode ser feito usando uma calculadora on-line.

Dessa forma, o faturamento é muito importante para qualquer empresa que queira monitorar as atividades financeiras para administrar o capital e entrar em dia com os pagamentos de impostos.

Sendo assim, o principal problema do faturamento é documentar tarefas corriqueiras dentro da empresa, como por exemplo, comprar caderno personalizado com foto.

Quais as diferenças entre lucro e faturamento?

A diferença nas duas palavras é que o lucro é a quantidade de dinheiro que uma empresa ganha com suas vendas menos os custos incorridos, enquanto o faturamento é a quantidade de dinheiro que uma empresa ganha com as vendas.

Lucro é a quantidade de dinheiro que uma empresa ganha após subtrair os custos incorridos de suas vendas. A receita, por outro lado, é a quantidade total de dinheiro que uma empresa ganha com o faturamento das vendas.

Uma empresa pode ganhar mais dinheiro em lucro do que em receita. Quando uma empresa tem mais despesas do que receitas, ela terá um lucro negativo, o que significa que ela terá um déficit.

Nesse sentido, uma companhia que vende estante de gesso pode ter um faturamento muito grande, mas apresentar uma pequena margem de lucro.  

Fundamentalmente, a receita é o dinheiro que se ganha e o lucro é o dinheiro que a empresa mantém e reinveste. A receita é a receita total de uma empresa, enquanto o lucro é o lucro após os impostos dessa empresa.

É útil olhar para estes dois números para entender o crescimento e a saúde financeira de uma empresa, sendo dois termos muitos utilizados em administração e contabilidade para gerenciar pequenos e grandes negócios.

Considerações finais

Lucro e receita são dois termos que, muitas vezes, são confundidos um com o outro. O lucro é a diferença entre receita e despesa. Já a receita é o total de dinheiro ganho durante um determinado período de tempo.

A maior diferença entre os dois é que a receita não inclui nenhum dinheiro gasto em despesas. Isto pode fazer o lucro parecer um número muito mais favorável, um número que é mais indicativo do sucesso de uma empresa.

O lucro é usado no cálculo do retorno sobre o investimento, enquanto a receita é usada para calcular o retorno sobre o patrimônio líquido.

A receita, ou receita registrada, é a quantia total de dinheiro que uma empresa fez durante um determinado período de tempo. Isto pode ser calculado multiplicando-se o número de unidades vendidas vezes o preço por unidade.

Portanto, o lucro é a diferença entre a receita e todos os custos, incluindo os custos operacionais e outras despesas.

A receita e o lucro são frequentemente usados de forma intercambiável quando se referem à quantia total de dinheiro que uma empresa fez em um determinado período de tempo.

Por isso, é muito importante conhecer e monitorar o lucro e o faturamento de uma empresa para adquirir indicadores objetivos de crescimento. Sendo assim, os principais benefícios de calcular o lucro e o faturamento são:

  • Análise de resultados;
  • Indicadores de sucesso;
  • Assertividade para campanhas comerciais;
  • Objetividade nas ações empresariais.

O lucro, ou renda líquida, é a quantia total de dinheiro que uma empresa ganha depois de pagar todos os seus custos e despesas. Lucro líquido é o dinheiro que uma empresa ganha depois de deduzidos todos os custos e despesas das receitas.

É o que sobra depois de a empresa ter pago suas contas. A empresa envia suas faturas e cobra seus pagamentos, mas não paga nenhum dinheiro porque primeiro subtrai quaisquer custos e despesas que ocorreram durante o processo de produção.

O termo faturamento é uma ótima maneira de descrever o processo de cobrança de um cliente pelos serviços prestados, sendo fundamental para qualquer empresa que tenha um objetivo concreto no mercado.

Sendo assim, o lucro e o faturamento são duas coisas que devem ser estudadas por todas as empresas, desde as que vendem rastreador veicular com bloqueador via celular até as que vendem um carro completo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade