Quais os principais golpes que envolvem o WhatsApp atualmente?

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por admin
em outubro 22, 2021

O avanço das tecnologias digitais traz inúmeros benefícios para o cotidiano das pessoas, mas também pode trazer novas oportunidades para os criminosos. O WhatsApp é atualmente um dos aplicativos mais usados pelos brasileiros, mas também representa uma nova oportunidade para quem quer se aproveitar da situação.

Você certamente já ouviu falar de alguém que caiu em golpes pelo WhatsApp, ou pelo menos de pessoas que receberam mensagens suspeitas ou tiveram o número roubado. Descubra a seguir quais são os principais golpes e como não cair neles!

4 principais golpes pelo WhatsApp: quais são?

Número clonado

Este é um dos mais populares golpes pelo WhatsApp, e ocorre quando os golpistas roubam o número de uma pessoa e entram em contato com seus amigos e familiares para pedir dinheiro.

Site falso

Tecnicamente chamado de phishing, este é um golpe muito comum em toda a internet, e consiste na criação de um site falso que oferece ofertas imperdíveis de um determinado produto. Geralmente, essas páginas são muito parecidas com a de grandes lojas do mercado, mas apenas roubam os dados do internauta.

Esta artimanha se destaca entre os golpes pelo WhatsApp porque as pessoas recebem mensagens contendo promoções, com um link que leva diretamente ao site falso.

Recarga ilimitada

O golpista oferece serviço de recarga de celular a um preço muito abaixo do que o normal, solicitando dinheiro ou dados do cartão de crédito em troca.

Empréstimos

Este é mais um dos golpes pelo WhatsApp em que o usuário recebe uma proposta irrecusável: empréstimos com valores elevados e juros baixos. Em troca, ele passa informações pessoais ou paga uma taxa de liberação.

Como se proteger de golpes pelo WhatsApp?

A maioria dos golpes pelo WhatsApp exploram a vulnerabilidade dos dados de uma pessoa ou a vontade de aproveitar uma oferta muito vantajosa. Para evitar cair nesse tipo de golpe, as principais recomendações são:

  • Desconfie de propostas que são “muito boas para ser verdade”;
  • Nunca passe informações pessoais por WhatsApp, principalmente se você não conhecer o contato com quem está lidando;
  • Desconfie de mensagens e sites que pedem informações pessoais;
  • Evite entrar em links enviados diretamente pelo WhatApp, principalmente se for de uma loja. Prefira entrar no site da loja em questão e procurar a oferta lá;
  • Não se desespere se algum amigo ou familiar entrar em contato pedindo dinheiro, converse com a pessoa e tente identificar se é realmente ela que está falando com você.

Um detetive particular pode ajudar?

Se você caiu em um desses golpes pelo WhatsApp e deseja descobrir a origem do golpe para encontrar uma solução adequada, o detetive particular pode ajudar a encontrar a fonte deste crime. Este profissional também pode ajudar nos casos em que você desconfia de alguma transação ou contato específico.

É importante que as autoridades também sejam avisadas se você cair em um desses golpes pelo WhatsApp, assim como a instituição ou loja envolvida no golpe. Isso perite que providências adequadas sejam tomadas para evitar que novas pessoas sejam prejudicadas.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


1 Comentário

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade