Quais os benefícios do óleo de rícino para a pele?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em novembro 28, 2021

O óleo de rícino previne rugas, combate a acne, hidrata a pele, entre outros benefícios.

O óleo de rícino é extraído da semente da mamona, uma planta medicinal bastante conhecida, e vem sendo utilizado como um poderoso tratamento natural para diversos problemas de saúde, como artrite e prisão de ventre, etc.

Além disso, ele também é um ótimo produto para pele, pois traz importantes benefícios, como hidratação e cicatrização de feridas. Saiba mais sobre essas e outras vantagens abaixo.

Prevenção de rugas

O processo de envelhecimento e o surgimento precoce de rugas e sinais de expressão são causados pelos radicais livres. Nesse sentido, o óleo de rícino ajuda na prevenção, pois possui antioxidantes em sua composição que combatem os radicais livres, proporcionando à pele uma aparência jovial por mais tempo.

Além disso, quando aplicado diretamente na pele, o produto consegue penetrar de forma profunda e, com isso, estimular a produção de elastina e de colágeno, o que ajuda a manter a maciez e a hidratação.

Combate a acne

As bactérias do rosto podem obstruir os poros e causar  acnes, que são irritações bastante comuns na pele, que normalmente geram lesões leves, mas que podem evoluir para graves.

As pessoas com tendência à acne devem evitar a maioria dos óleos, uma vez que eles tendem a entupir os poros e agravar o problema, mas, diferentemente dos demais, o óleo rícino só traz benefícios.

Isso porque, devido à concentração de ácido ricinoleico às suas propriedades anti-inflamatórias, penetra nas camadas da derme e combate as bactérias causadoras da acne.

Hidrata a pele

O óleo de rícino possui um grande poder de hidratação. Por serem bem concentrados, os ácidos graxos conseguem penetrar com facilidade na pele, restaurando a hidratação e proporcionando um aspecto brilhante, saudável e jovial.

Por esse motivo, não é difícil encontrar o óleo rícino na composição de batons, por exemplo. E, caso você queira hidratar os lábios, é possível aplicar o óleo diretamente na boca.

Alivia queimaduras de sol

A aplicação do óleo de rícino alivia as queimaduras solares devido ao seu alto poder de hidratação e às suas propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a diminuir o processo de descamação.

Ajuda a diminuir cicatrizes

Esse é mais um dos muitos benefícios do óleo de rícino. Devido à presença de ácidos graxos em sua composição, ele consegue penetrar na camada mais profunda da pele e estimular o crescimento de tecidos saudáveis em torno das cicatrizes.

Obviamente, os resultados não serão notados rapidamente. É necessário fazer uso regular para perceber os resultados, ainda que sejam lentos.

Previne e trata estrias

As estrias nada mais são do que o resultado do alongamento da pele em um espaço de tempo relativamente pequeno, que é exatamente o que acontece durante a gestação.

Os ácidos graxos do óleo de rícino contribuem para uma maior elasticidade da pele, especialmente quando usado durante os três meses finais da gravidez, evitando o surgimento de estrias.

O óleo também consegue ajudar no tratamento daquelas que já surgiram, com resultados bastante positivos, visto que clareia as estrias vermelhas, deixando-as brancas e, consequentemente, menos visíveis.

Trata e previne de assaduras

As assaduras ocorrem devido a uma irritação que resulta da esfregação da pele com ela mesma, roupas ou outros materiais. Normalmente, tende a aparecer com mais frequência nas coxas, na barriga, na virilha e até mesmo nos mamilos.

Nesse sentido, os benefícios do óleo de rícino acontecem graças às suas propriedades anti-inflamatórias, o que o torna uma excelente forma para hidratar as regiões mais afetadas pelas assaduras.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade