Publicidade programática e sua efetividade

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por karine.menezes
em agosto 31, 2023

O mundo empresarial possui uma variedade bastante grande de elementos que podem fazer toda diferença na hora de pensar em impactos de marketing. Desta forma, é essencial entender o que é e qual é a efetividade de publicidade programática.

Falar de publicidade é, basicamente, mexer com um elemento que é cultura e, ao mesmo tempo, um dos fundamentos mais importantes para a elaboração contemporânea do mercado de uma forma geral.

Isso porque foi ela que ajudou a viabilizar todos os aspectos que possibilitam o crescimento das empresas nos dias de hoje e, por isso, é fundamental que haja uma percepção a respeito desses temas.

Por ser um fator que está inserido dentro de uma lógica de marketing, a publicidade conseguiu assumir estratégias comunicacionais que até os dias de hoje são vistas como elementos importantes.

A maioria das pessoas que viveram a era de ouro dos comerciais de televisão deve se lembrar de ao menos algum vídeo que marcou, conseguindo, inclusive, reproduzir, falar e até mesmo cantar os jingles.

A publicidade, nesse sentido, é o elemento do marketing que conseguiu ter uma penetração cultural, tornando as companhias parte do dia a dia das pessoas, o que foi de extrema importância para o consumo.

Marketing e publicidade: qual a diferença?

De uma forma geral, há uma confusão bastante grande entre o marketing e a publicidade, uma vez que eles são sempre utilizados dentro de um mesmo contexto estratégico: o impacto no público final.

No entanto, é preciso entender que as duas coisas são diferentes, sendo que a publicidade é um elemento que pertence às ações de marketing de uma forma geral.

Quando uma entidade começa a criar uma estratégia para vender um rele temporizador 127V, há uma necessidade de se voltar para os 4 Ps do marketing: preço, praça, produto e promoção.

Logicamente, há, hoje em dia, uma série de outros elementos que ajudam a complexificar mais essas dinâmicas, mas, a título de exemplo, é fundamental trazer essa categorização.

Sendo assim, a publicidade está inserida em uma lógica de promoção de algum produto ou serviço, sendo o fator determinante para planejar e produzir uma comunicação que seja efetiva.

Esses são pontos que acabam fazendo parte de uma elaboração de impacto que existe há muitos anos, o que ajudou a fundamentar a comunicação dentro das rádios e dos canais de televisão, também.

Marketing digital e um novo alcance

Com a chegada das perspectivas digitais, alguns desses elementos ganharam ainda mais qualificações, o que fez da publicidade um fator bastante preciso, garantindo uma segmentação bastante ampla em todos os mercados.

Isso porque há uma série de ferramentas que conseguem criar publicações que lidam de forma bastante direta com o público, fazendo com que haja uma elaboração específica para cada pequeno grupo de pessoas.

Anteriormente, a partir das mídias tradicionais, esse não era um fator possível, uma vez que, para segmentar um anúncio de atuador Actreg, era fundamental entender qual era a natureza de cada mídia, o que poderia representar uma análise mais apurada.

Com a disseminação das redes sociais e dos mecanismos de busca, é possível perceber alguns padrões de consumo que foram ganhando bastante destaque, originando, assim, impactos essenciais no público.

Do ponto de vista da empresa, esses elementos podem representar uma estratégia bastante assertiva dentro dessas consolidações de impacto, o que elevou a capacidade de se fundamentar algumas ações nesse sentido.

Já sob uma lógica de consumo, é possível perceber que houve uma mudança bastante significativa, também, na capacidade dos clientes lidarem com decisões, o que pode ser percebido por alguns padrões.

Para entender essa questão, basta pensar em um cliente com uma necessidade de contratar um serviço de fechamento de pia em vidro temperado, o que o levará imediatamente a fazer uma pesquisa em um mecanismo de busca.

Dessa maneira, o marketing e a publicidade digital conseguem ter uma dinâmica bastante inovadora, apelando para alguns elementos que são determinantes no mercado e seus segmentos.

O que é publicidade programática?

Se, em outros tempos, era comum as agências de publicidade se debruçaram sobre os dados de cada veículo de mídia para entender a viabilidade de um anúncio, hoje em dia, isso mudou drasticamente.

Isso porque as ferramentas digitais conseguem criar uma série de segmentações mesmo sem a necessidade de lidar com a identificação do maior contingente de pessoas que entram em uma plataforma.

Esse é um fator importante, uma vez que há um grande fluxo de usuários dentro das mais diversas plataformas, o que torna qualquer segmento viável, mesmo que ele esteja em minoria dentro de um espaço.

Ao anunciar nas redes sociais um serviço de uma clínica de peeling para tirar sardas do rosto, é possível que esses padrões sejam direcionados apenas para um grupo seleto que demonstrou interesse por esses mecanismos.

A publicidade programática, portanto, faz uso de todos esses elementos para criar uma espécie de automatização de anúncios, sem se preocupar necessariamente com os veículos, mas, sim, com o público consumidor.

Meios para um boa publicidade programática

Há, diante disso tudo, alguns meios que podem viabilizar e trazer uma série de vantagens para as empresas quando o assunto é a percepção de uma boa publicidade programática.

Nesse contexto, é primordial pensar que essa é uma modalidade de anúncio que irá focar em comandas estabelecidas pela empresa, possibilitando uma lógica de segmentação cada vez mais ampla.

Assim, uma fabricante de precificador de produtos poderá ter um bom desempenho ao encontrar exatamente os seus clientes.

Dessa forma, é possível pensar em algumas modalidades que podem se beneficiar desse tipo de estratégia:

  • Geomarketing;
  • Mídias sociais;
  • Marketing de conteúdo;
  • Links patrocinados.

Todos esses pontos permitem que haja uma configuração de campanha que, via de regra, levará os clientes à marca de forma bastante sofisticada.

Vantagens e desafios da publicidade programática

Baseando-se em todos esses pontos, é possível pensar em alguns elementos que podem fazer parte desse tipo de implementação, o que pode trazer algumas vantagens e alguns desafios para um serviço de fisioterapia para idosos a domicílio.

Vantagens

Do ponto de vista das vantagens que esse tipo de perspectiva traz, é possível pensar em alguns elementos que são essenciais, como é o caso da precisão da comunicação e de outros elementos importantes.

É possível perceber uma grande gama de elementos bem elaborados dentro das plataformas digitais que apontam para uma boa prática nesse sentido.

Desafios

A publicidade programática é quase unânime e isso tem um porquê bastante relevante: ela é precisa e atende às necessidades dos clientes.

Por isso, é difícil falar em desvantagem, mas, certamente, há alguns desafios para serem pensados dentro dessa estrutura.

Nesse caso, o maior deles é a possibilidade de veiculação de campanhas em sites que a empresa não compartilha dos valores, podendo prejudicar a imagem da marca.

Para que, por exemplo, uma companhia que trabalha com muda de chorão não incida nesse tipo de problema, é preciso que haja uma supervisão a respeito disso.

Boa práticas para publicidade programática

A publicidade programática, por tratar de elementos de automação, é um fator que precisa ter uma base de dados bastante sólida.

Por isso, é essencial que alguns pontos sejam levados em consideração na hora de estruturar esse tipo de perspectiva.

1. Conhecer o público

Não é possível fundamentar uma campanha de publicidade sem que os dados sobre o público estejam bem fundamentados.

Quando uma corporação vai fazer distribuição de amostra de produtos de cabelo, ela precisa estar presente onde esse fluxo de público-alvo seja grande.

Do ponto de vista digital, isso funciona da mesma forma e, portanto, é fundamental que haja uma percepção nesse sentido.

2. Dominar as plataformas

Há uma infinidade de plataformas que podem auxiliar nessas dinâmicas de anúncios, o que é determinante.

Por isso, garantir um domínio técnico de elaborar as campanhas e, também, retirar relatórios é essencial.

3. Mensurar e melhorar

Adotar métricas é muito importante para entender se os investimentos feitos estão de acordo com os resultados esperados.

Sendo assim é possível perceber o que está sendo feito de errado e ir melhorando essas dinâmicas.

Considerações finais

Do marketing tradicional ao digital, a publicidade sempre foi um elemento fundamental para uma boa relação das empresas com seus mercados.

Nesse sentido, saber quais são as ferramentas mais importantes para uma boa elaboração em cada época pode ser importante.

Esses são passos que precisam ser dados para que, assim, haja uma percepção cada vez maior a respeito de como os mecanismos digitais podem influenciar nessas dinâmicas.

Assim, a publicidade programática funciona como uma espécie de desdobramento automatizado de uma necessidade bastante antiga: a segmentação.

Lidar com suas configurações e propor melhorias podem ser fatores determinantes para uma boa ação de marketing em um segmento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade