Propriedades do âmbar. Uma cura milagrosa?

Tempo de leitura: 2 min

Escrito por admin
em agosto 29, 2022

Segundo a medicina popular, o âmbar auxilia no tratamento de reumatismo, asma, reduz a pressão arterial e acelera a cicatrização. É usado na forma de uma pedra  ambar, fumaça, tintura aplicada interna ou externamente, várias pomadas e pastas.

O que é âmbar?

O âmbar é uma resina fossilizada de árvores produzida por plantas coníferas (pinheiros). Os produtos âmbar cumprem principalmente funções decorativas, mas o âmbar, devido ao conteúdo de ingredientes bioativos, pode ter várias aplicações terapêuticas e cosméticas potenciais.

Existem mais de 60 variedades de âmbar conhecidas. Os maiores depósitos estão localizados ao longo das margens do Mar Báltico. Durante séculos, o âmbar fascinou curandeiros e médicos pelo fato de que, quando fumado, exalava um cheiro intenso, era quente ao toque e, como nenhuma pedra, podia ser eletrificado.

Usos do âmbar 

O âmbar é muito valorizado pelos adeptos da medicina natural, e já era usado na antiguidade. É considerado uma cura milagrosa para muitas doenças. As propriedades curativas mais frequentemente mencionadas do âmbar incluem:  

Efeito Anti-Bacteriano

Esfregá-lo na pele deve ajudar na cicatrização de feridas, lesões, por exemplo, acne ou erupção cutânea alérgica; a tintura é recomendada para infecções bacterianas e virais, incluindo problemas dentários e amigdalite.

Efeito Anti-Inflamatório

Recomendado para inflamação do trato respiratório, dores reumáticas, asma, artrite.

Efeito Calmante

Acalma, previne a falta de ar causada pelo estresse, com o uso de um colar de ambar para ansiedade, ajuda a combater essa doença.

Efeito Analgésico

Usar um colar de âmbar deve aliviar a dor de cabeça, dor de garganta,

Suporte Cardiovascular

Um pedaço de âmbar aplicado no plexo solar serve para normalizar o trabalho do coração; pessoas que têm problemas com o sistema circulatório carregavam pedaços de âmbar em seus bolsos, por exemplo.

Reduzir Problemas de Dentição em Crianças

Existem colares de dentição âmbar disponíveis no mercado (não recomendados pelos pediatras devido ao risco de asfixia).

Propriedades do Âmbar

O âmbar é uma pedra que equilibra o campo eletromagnético do corpo, o que deve ter um efeito positivo na saúde e no bem-estar. Especialistas acreditam que todos  nós estamos cercados por um campo eletromagnético.

Como resultado de doenças ou estresse, mais cargas positivas aparecem nele, afetando negativamente o funcionamento do corpo. O âmbar, que produz cargas negativas amigáveis, ajuda a recuperar o equilíbrio.

Ao contrário das aparências, pesquisas de cientistas também sugerem algumas propriedades benéficas do âmbar para a saúde. Sabe-se, por exemplo, que o âmbar possui ingredientes valiosos como potássio, magnésio, cálcio, silício, ferro, compostos fenólicos e contém ácido succínico. 

Como o âmbar é usado?

Na medicina tradicional, o âmbar era usado em várias formas: como pedra, pó, líquido, pomadas e pastas, fumaça ou resina. O efeito promotor da saúde é principalmente âmbar bruto, visto que é em sua camada externa que contém mais ácido succínico.

Se tiver círculos dentro dele, significa que foi aquecido. Ou você pode esfregá-lo e depois cheirá-lo. Se você sentir cheiro de óleo, a estrutura da pedra mudou. Somente quando cheira a resina é natural. Antes de usá-lo, você precisa lavá-lo em água corrente e colocá-lo em um local ensolarado. E mais uma coisa – depois de um dia inteiro de uso, você precisa lavá-lo.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade