10 dicas para conseguir o primeiro emprego

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em março 10, 2022

Acompanhar as mudanças na busca por emprego é essencial para quem está na procura pelo sucesso profissional, isso porque toda decisão tomada exige uma extensa pesquisa para se tornar um profissional qualificado.

Isso é ainda mais forte quando pensamos em alcançar todas as metas na carreira e a conquista de diversos objetos e experiências, conquistando desde um relógio de ponto digital até uma promoção em um emprego dos sonhos.

Dessa forma, a busca por oportunidades no mercado de trabalho cresce cada vez mais, assim fazendo com que toda a qualificação e a forma como se busca estas oportunidades, seja um diferencial neste processo.

Com isso, esta busca de empregos tem se tornado cada vez maior em todas as áreas e meios possíveis, desde uma empresa de tradução de documentos até uma empresa no setor de advocacia, aumentando cada vez mais esta procura constante.

Nesse caso, o segredo em buscar esses empregos é saber quais campos estão surgindo e sempre investir no aprendizado. Dessa forma, abre-se um verdadeiro mundo de possibilidades.

Desse modo buscando toda a capacitação possível através do conhecimento e do estudo, conseguindo um destaque na busca por estar mais preparado e pronto para a vaga.

Pois bem, se você está em busca de recolocação no mercado de trabalho, começando uma carreira do zero ou em um processo de abertura de empresa simples, já deve ter percebido que a situação atual é muito preocupante.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2019 foi de 12,5%. O índice subiu 0,5% em relação ao mesmo período de novembro de 2018.

Como resultado, muitos desempregados estão procurando novas oportunidades, fazendo com que o mercado esteja cada vez mais concorrido e na busca por profissionais qualificados devido à alta concorrência.

Confira a seguir, quais grupos e idade, em média, procuram a primeira entrada no mercado e como estão as vagas atualmente, tendo um conhecimento amplo do momento e situação de todo o mercado.

Primeira entrada no mercado de trabalho

Os dados mostram que as buscas pelo termo “jovem aprendiz” aumentaram 9% em relação a janeiro de 2020, com quase 17 mil buscas por milhão de pessoas em janeiro de 2021. A demanda por estágios também cresceu em muitos setores. 

Na comparação de janeiro 2020-2021, os maiores aumentos nas buscas foram pelos seguintes termos:

  • “Estágios de engenharia” (115%);
  • “Estágios de direito” (89%);
  • “Estágios de recursos humanos” (68%);
  • “Estágios online” aumentaram 133%. 

Dessa forma, mostrando o quanto os jovens têm o interesse e procuram ingressar no mercado de trabalho, sendo em grande maioria os principais responsáveis pelas buscas e toda a movimentação para o primeiro emprego.

Assim, fazendo esta procura desde estágios em áreas específicas aos mais diversos empregos em toda esta busca, como armazens gerais e as mais variadas áreas para que se tenha entrada neste mundo.

A contratação de estagiários e jovens aprendizes caiu em abril de 2020, uma queda histórica de 84,9% em relação ao mesmo período de 2019, gerando dificuldades neste processo que os jovens enfrentam no mercado de trabalho.

Muitas empresas ainda realizam diversos programas e atividades para encontrar jovens para ingressar no mercado. É importante que as pessoas nesta busca entendam a teoria em seu campo e estejam dispostas a colocá-la em prática.

Com isso, aproveitando as oportunidades adquiridas em todo este processo, e entendendo o momento complicado em todas as áreas, para que se tenha o melhor desempenho em sua carreira profissional.

Como estão as vagas de emprego atualmente

Ao considerar o mercado de trabalho atual, não podemos deixar de considerar a crise causada pela pandemia de Covid-19. Este momento produziu algumas mudanças e obrigou trabalhadores e empresas a repensar a forma como respondem às exigências do mercado.

Assim, resultando em diversos momentos e situações para que as empresas se adaptem, e para que as pessoas também busquem esta adaptação para uma maior qualificação neste processo, tendo um gerenciamento de processos em toda esta aplicação.

O vírus afetou empregos, prejudicou a produção industrial, fez com que os salários caíssem e interrompeu os setores de negócios e serviços. Para os especialistas, estamos passando pela maior crise de criação e manutenção de empregos desde a Primeira Guerra Mundial.

Desse modo, as vagas estabelecem cada vez mais expertise em todo este processo, justamente para que se tenha uma qualificação e uma diferenciação dos demais em cada vaga estabelecida.

Por exemplo, o home office já é uma realidade em muitas empresas e em um projeto executivo, mas raramente o trabalho é em tempo integral, e equipes inteiras estão trabalhando remotamente. 

Esse modelo pode ter adoção em massa no futuro, mas a necessidade de distanciamento social pressiona a tendência.

Quando se trata de competências profissionais, o mercado de trabalho está cada vez mais atento às competências pessoais e a todas as iniciativas na procura de emprego e formação.

Assim, garantindo oportunidades para aqueles que procuram se qualificar, e buscar o máximo de conhecimento possível, através de ferramentas, plataformas e estudos.

Em seguida, acompanhe dicas para ajudar na procura do emprego, e para que se tenha um destaque durante todo o processo, facilitando a oportunidade para vagas e serviços.

Dicas para ajudar na busca por emprego

Geralmente, quem procura emprego tem pressa, afinal, ou quer conseguir o primeiro emprego, ou foi demitido e precisa de uma recolocação profissional o mais rápido possível.

Desse modo buscando algo que faça sentido para esta pessoa e para as necessidades que cada um busca, procurando desde uma consultoria de TI para pequenas empresas até uma vaga em uma empresa de publicidade.

A melhor forma de atingir seus objetivos em menos tempo é por meio de planejamento e organização. Aqui estão dez dicas para ajudá-lo a se manter organizado e aumentar suas chances de encontrar grandes oportunidades:

1 – Tenha atenção em seu currículo

Seu currículo não deve ser um documento pronto e sem vida, ele representa sua história. Por isso, trabalhe em um material rico em informações e detalhes, além disso, crie um layout bonito e propício para a sua área de formação.

2 – Foque em suas habilidades

O fato de estar à procura de emprego significa que pretende iniciar um novo ciclo de vida, por isso, coloque as suas habilidades em pauta, demonstre para os recrutadores do que é capaz e o que pode oferecer para a companhia.

3 – Defina os alvos

Para atingir um objetivo, você precisa saber exatamente qual ele é. Pensando nisso, um ótimo processo é ir definindo metas e alvos ao longo do caminho, estratégia que, certamente, te fará chegar mais longe.

4 – Converse com as pessoas

Muitas pessoas descobrem boas oportunidades de trabalho através de amigos e conhecidos, ou seja, manter um networking de qualidade é uma ótima saída, principalmente para conhecer as chances do mercado.

5 – Defina horários

Um aspecto-chave de uma busca de novo emprego bem-sucedida é a organização do cronograma, para isso, defina seus horários, bem como as tarefas que pretende executar dentro do seu dia.

6 – Conheça as empresas

É importante saber exatamente para onde você está indo, por isso, faça uma pesquisa completa sobre as empresas, veja em sites variados, principalmente para saber se é uma companhia íntegra e com responsabilidade.

7 – Prepare-se totalmente

Esteja preparado para as perguntas e para todo este momento mostrando confiança. Se for necessário, faça um treino com alguém que você confia, assim não travará no momento de responder os questionamentos.

8 – Trabalhe com que você gosta

É preciso ao menos ter um gosto ou interesse pela área que se vai ingressar, por isso não saia atirando para todos os lados. É preciso definir um foco, principalmente se você deseja ser feliz na função que vai exercer.

9 – Ouça o que as pessoas dizem

Escute e adquira uma experiência sobre estes momentos, tudo serve como um amplo aprendizado, então não descarte as dicas que receber. Lembre-se, talvez aquela pessoa já tenha vivido, exatamente, esse momento.

10 – Seja paciente

É importante ter paciência em todo este processo para que se tenha a melhor experiência. Talvez a resposta não venha tão rápido quanto você imagina, mas não desanime, mantenha o foco.

Benefícios na utilização destas dicas

Seguir essas dicas e ter uma qualificação pessoal em todo o processo pode ajudar bastante na sua busca de emprego, gerando mais oportunidades e meios para que se tenha o melhor desempenho em cada etapa.

Quanto mais atenção é dada a esse processo, mais confiantes ficamos para tomar decisões e agir efetivamente em nosso papel. Tudo isso ajuda as pessoas a perceberem nossas habilidades e saber reconhecê-las.

Dessa forma, demonstrando desde habilidades em uma antecipação de recebíveis cheques, até habilidades alinhadas ao estudo e todo o preparo para os mais diversos momentos de uma entrevista de emprego e situações do dia a dia.

As empresas levam em consideração a formação acadêmica do profissional, bem como fatores comportamentais e experiência prática, quando são feitas entrevistas de emprego, promoções, aumentos salariais ou bônus. Com isso, quem se atualiza sai na frente.

Assim garantindo de fato um destaque fundamental e necessário em todo o mercado, fazendo com que estas etapas se tornem mais fáceis diante de todo o preparo preestabelecido no processo.

As organizações estão cada vez mais exigentes e procuram profissionais que não só saibam desempenhar uma função, mas a façam extremamente bem. Demonstrando a importância de todo o conhecimento na empresa.

Pessoas qualificadas saberão lidar com as adversidades, estarão preparadas para novos desafios e poderão contribuir cada vez mais para o desenvolvimento da empresa.

Por isso, a qualificação e a persistência em todo este processo são um dos diferenciais, entendendo realmente o que se busca e como vai ser impacto das suas habilidades em cada empresa. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade