Dados: Saiba como usar o Power BI para analisar os dados empresariais 

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em julho 4, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Dados: Saiba como usar o Power BI para analisar os dados empresariais 

A tecnologia é uma área que vem mudando e se transformando cada dia mais, e o Power BI é uma inovação que surgiu para ajudar as empresas a se organizarem e obterem dados ainda mais organizados e otimizados para auxiliar na tomada de decisões.

Antes de nos aprofundarmos no assunto sobre o Power BI e entendermos, de maneira rápida, como ele funciona, precisamos nos situar no universo do famoso e querido BI – Business Intelligence.

O termo Business Intelligence foi criado na década de 1980 e, basicamente, consiste na tomada de decisões empresariais baseadas em informações e dados relevantes para a empresa.

Apesar de ter sido criado há um bom tempo, o BI, como também é conhecido, está em alta nos dias de hoje, uma vez que a quantidade de dados produzidos no mundo, e principalmente dentro das empresas, é cada vez maior.

Seja uma empresa de limpeza de carros ou até mesmo um autônomo que trabalha como controlador de acesso empresas, você precisa lidar com milhares de dados diariamente e que, se não forem organizados da maneira correta, podem trazer grandes problemas.

O grande volume de dados existentes nos dias de hoje e a velocidade com que são gerados trazem vários desafios quando a missão é analisá-los para gerar inteligência de negócio e tomada de decisões mais assertivas e coerentes.

E é justamente neste cenário que o Power BI entra, pronto para ajudar a sua empresa a organizar de maneira mais otimizada e eficiente a grande quantidade de dados que são produzidos e precisam ser tratados diariamente.

Neste artigo, você entenderá tudo sobre esse assunto e ainda irá conferir algumas dicas que separamos para te ajudar a implementar essa tecnologia em seu negócio, seja ele uma consultoria tributaria contábil ou até mesmo uma escola infantil.

Entenda o que é o Power BI e a sua importância

O Power BI é um software de BI, ou seja, ele transforma dados em informações relevantes para a empresa, gerando uma inteligência de negócios que auxilia na otimização desses dados.

Ele permite que qualquer pessoa consiga conectar diferentes fontes de dados, como o txt, Excel, CSV, banco de dados, dados de internet, entre outros, com o objetivo de extraí-los e tratá-los para gerar indicadores de desempenho da marca e ainda criar dashboards.

Por exemplo, uma empresa que trabalha com cadastro no radar para exportação consegue obter um melhor controle da quantidade de cadastros feitos no dia e como eles podem ajudar no melhor desempenho da empresa como um todo.

Além disso, com o Power BI, o compartilhamento dos dashboards, que são uma espécie de tabelas com controles de dados mais visíveis e simples de se entender, com outros colaboradores é feito de forma bem mais rápida e eficiente.

A atualização desses dados também não é uma preocupação para o usuário, pois o Power BI permite a atualização automática dessas informações por até 8 vezes ao dia.

Na sua empresa, provavelmente existe alguém que precisa sempre estar atento aos dados de determinados setores e produzindo diversos relatórios para deixar os gestores cientes sobre os resultados e tudo o que acontece na empresa.

Desde um negócio que trabalha com limpeza comercial até mesmo uma agência de publicidade possui alguém para tratar desses dados e, sabemos bem, que trata-se de um processo bem massante e cansativo para uma pessoa fazer.

Mas é justamente para isso que serve o Power BI, pois ele consegue construir as análises presentes nos relatórios de diversas fontes, tais como: planilhas de Excel feitas por funcionários, relatórios em txt e CSV e até mesmo dados da internet.

Com um sistema de BI, torna-se ainda mais simples e rápido obter os relatórios da sua empresa e entender como anda cada setor e o que precisa ser feito neles. Tudo isso, é claro, contando com dados e informações concretas e coerentes.

5 dicas para usar o Power BI na sua empresa

E como mencionamos no início deste artigo, selecionamos algumas dicas para te ajudar a aplicar o Power BI na sua empresa de maneira eficaz e simples.

Essas dicas servem tanto para empresas que trabalham com declaração de importação, quanto para agências de marketing, afinal de contas todo negócio hoje precisa de uma boa organização de seus dados. Confira:

  1. Faça uma consolidação das ferramentas

Engana-se quem pensa que é necessário gastar uma fortuna com ferramentas de BI, pois existe uma enorme gama de opções de ferramentas gratuitas para te ajudar nesse processo, como, por exemplo, o Pentaho.

Essas ferramentas são totalmente customizáveis para atender a demanda da sua empresa e criar uma base sólida de inteligência competitiva com os dados e informações dos mais diversos setores do seu negócio.

Elas são essenciais na compreensão de métricas de Business Intelligence justamente por transformar dados fornecidos por sistemas de ERP, CRM ou até mesmo planilhas de Excel em informações relevantes que irão ajudar na tomada de decisões da empresa.

  1. Organize uma equipe responsável pelo BI

As informações fornecidas pelos sistemas de Business Intelligence podem envolver produção, vendas, marketing, comunicação e diversas outras áreas da empresa, por isso é necessário que todos os setores e profissionais estejam envolvidos.

Por exemplo, o time de recursos humanos da sua empresa de outorga e licenciamento ambiental precisa entender sobre o sistema de BI para aprender a organizar e monitorar dados importantes daquele setor.

Com isso em mente, escolha um responsável pela área de BI e envolva os gestores de todos os outros setores com reuniões periódicas para decidir informações importantes e métricas de desempenho de cada setor.

São eles que poderão dizer com maior assertividade quais informações são importantes para cada departamento com o objetivo de conseguir uma integração funcional de toda a equipe.

  1. Aproveite os dados que sua empresa já possui

Conforme abordado acima, as ferramentas de BI se utilizam de dados já presente em outros sistemas e até mesmo do Big Data, que é um sistema universal que se refere ao número infinito de informações da empresa disponíveis na internet.

Considerando todo esse leque de informações e dados disponíveis que a empresa possui à disposição, opte por aquelas que podem ser as mais importantes do ponto de vista de resultados e desempenho.

Para isso, é válido ter uma reunião com os gestores e líderes de cada setor da empresa, afinal de contas eles saberão quais os dados mais importantes do seu setor e que farão maior diferença na hora de organizá-los no novo sistema.

  1. Selecione dados relevantes

Após optar pelas melhores fontes de dados disponíveis na sua empresa, tenha em mente quais são os principais objetivos do seu negócio com a implementação de um sistema BI.

Pois, se a sua empresa usar todos os dados disponíveis, provavelmente isso irá gerar uma grande quantidade de métricas irrelevantes.

Por exemplo, uma empresa de equipamentos de controle ambiental precisa entender quais são as informações mais importantes de cada setor para serem transportados para o sistema de BI, podem ser desde a quantidade de vendas até mesmo o número de cancelamentos no mês.

  1. Ofereça treinamentos para compreensão dos dados

Além de obter os dados, é de extrema importância que os funcionários sejam bem preparados para analisar as métricas fornecidas pelas ferramentas de Business Intelligence, pois é essencial que eles saibam interpretá-las para transformá-las em decisões importantes.

Por isso, organize treinamentos com os funcionários responsáveis pela inteligência da empresa. Capacite seus colaboradores para que consigam interpretar os dados e transformá-los em informações valiosas que trarão mudanças para a empresa.

Benefícios do Power BI

Com certeza um sistema como esse não traria poucos benefícios para a empresa que decide implementá-lo.

O Power BI é um sistema versátil e que se adapta a todo e qualquer tipo de segmento, desde uma empresa que vende transdutor de pressão até mesmo uma multinacional que opera no ramo de saúde.

Selecionamos alguns dos diversos benefícios do Power BI que podem e irão fazer toda a diferença na rotina da sua empresa, confira:

  • Captação de relatórios;
  • Indicação de desempenho;
  • Otimização de processos;
  • Diminuição de custos;
  • Eficiência na organização de informações;
  • Acompanhamento de dados em tempo real;
  • Melhores tomadas de decisões.

Dessa maneira você irá conseguir aderir a um sistema que promete não apenas a otimização e simplificação da organização de seus dados, mas a implementação de um conceito de inovação e mudança que fará da sua marca um diferencial no mercado.

O Power BI é um sistema que aumenta não apenas os seus resultados, mas também facilita o dia a dia de seus funcionários e auxilia os líderes e gestores a terem informações válidas para tomar cada vez mais decisões importantes e coerentes para o crescimento da empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.