Posicionamento de marca: como ele funciona?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em novembro 25, 2022

O posicionamento de marca se transformou em uma ação necessária dentro do mercado, porque é por intermédio desta estratégia que uma empresa se torna reconhecida pelos consumidores que buscam pelos produtos ou serviços do nicho. 

Por meio desta estratégia é que a empresa demonstra como quer ser enxergada dentro do mercado, e com isso, procurar criar planejamentos que possibilitem essa conclusão, seja com elaboração de planos e metas ou até mesmo o treinamento de equipe. 

Quando se há um posicionamento de uma empresa de piso cimentício rústico dentro do segmento, há uma fixação na memória do consumidor para que se lembre do negócio nos momentos que houver necessidade ou desejo. 

Até mesmo na indicação dos serviços ou produtos para amigos e familiares, fazendo com que o número de consumidores da empresa cresça e com isso, tenha maiores desenvolvimentos dentro do mercado. 

Com uma imagem positiva para o cliente, a empresa ganha maiores chances de se destacar mesmo em meio a mudanças, visto que o posicionamento de marca não é imutável. 

E por isso, ter a compreensão de como este processo funciona dentro de um nicho de alinhamento para caminhões proporciona bons resultados, desde a compreensão dos formatos disponíveis até a importância da ação.

De modo que, no momento que for a hora de desenvolver, com a ajuda de exemplos de posicionamentos já em prática no mercado, se consiga personalizar da melhor forma e com isso, estabelecer-se a longo prazo. 

Portanto, quanto maior for a compreensão do posicionamento de marca dentro do mercado, maiores são as chances de bons resultados e uma maior estabilidade no segmento de atuação, fazendo com que o destaque entre as concorrentes ofereça boas conclusões.

Os tipos de posicionamento de marca

Caso um empreendimento de lavagem de tapetes residenciais decida buscar pelos tipos de posicionamentos de marca existentes, pode-se listar:

  • Preço;
  • Exclusividade;
  • Monopólio;
  • Benefício oferecido. 

O posicionamento ligado ao preço possui uma relação com sua base, de modo que esteja ligado ao valor que o consumidor irá pagar pelo produto ou serviço que a empresa oferece e para que funcione, é essencial ter um conhecimento sobre a produção. 

Para que além de cobrir os gastos da ação, ainda se tenha algum lucro para não ser considerado como uma moeda de troca e com isso, impactar de uma forma negativa os caixas da empresa. 

Outra forma de posicionamento é a exclusividade, onde a empresa busca se diferenciar das concorrentes e oferecer melhores condições para que o consumidor seja um cliente ativo e fidelizado. 

Isso ocorre especialmente quando há uma grande presença de um mesmo segmento mercadológico em um raio de quilômetro ou até mesmo na internet, visto que com uma busca de troca de óleo mais próximo o consumidor recebe múltiplas opções. 

O que leva ao formato de posicionamento de marca em monopólio, cuja a empresa acaba dominando um setor e se tornando a única a oferecer determinado produto ou serviço, fazendo com que sua presença seja solidificada. 

O modelo de benefício oferecido é quando a empresa busca seu posicionamento com os resultados que os consumidores irão apresentar, fazendo com que a experiência e a qualidade sejam os pontos-chave para sua posição dentro do mercado. 

Para que uma empresa adote um modelo, é fundamental conhecer se ele agregará a valorização desejada e com isso, ajude a transformar a empresa no principal nome quando se busca por algo dentro do segmento.

A importância de posicionar a marca no mercado

Buscar formas e estratégias que agreguem valor ao empreendimento é fundamental quando se atua dentro do mercado de cerâmica para parede da sala, por exemplo, porque são por seu intermédio que a visibilidade é gerada. 

A importância de se posicionar dentro de um mercado é que a empresa pode ter uma maior autoridade dentro do nicho, ou seja, transparecer para o consumidor que entende do universo do qual vende seus produtos ou serviços. 

Aumentando deste modo sua credibilidade, e mesmo que não seja em um processo de compra, os seus canais oficiais ou o nome da marca sejam a referência para as buscas que forem sendo realizadas. 

Isso permite que se tenha uma diferenciação em relação às demais que atuam dentro do mesmo segmento, em conjunto com uma abordagem ou um aspecto visual que contribua com o reforço da presença da marca. 

Evidenciando, deste modo, os valores que a empresa possui e quais são suas prioridades enquanto se está em operação, fazendo com que deste modo, as chances de ser a referência dentro do segmento de exame admissional de sangue aumentem ainda mais. 

Portanto, com o posicionamento de marca, a empresa não perde muito tempo e capital tentando estabelecer os planejamentos corretos porque conhece o que deve ser feito para manter o resultado. 

E com isso, ao saber o que deseja conquistar dentro do mercado torna-se ainda mais fácil e confiável essa estratégia ser elaborada, ajudando a se transformar na referência do segmento.

Como fazer o posicionamento de marca?

Para que o empreendimento saiba como estabelecer sua marca dentro do nicho de papel de parede para sala fundo de tv, por exemplo, o primeiro passo que deve ser realizado é a definição dos consumidores. 

Porque por intermédio desta informação que a empresa sabe abordagens linguísticas e visuais, visto que o comportamento do consumidor é algo que pode mudar ou então, ser marcante ao ponto das estratégias cativá-los ainda mais. 

Portanto, toda estratégia de posicionamento ou outras de marketing que forem sendo desenvolvidas deve-se ter o conhecimento do cliente para que deste modo, a empresa saiba como chegar e fazer com que o processo seja positivo. 

Posteriormente, chega o momento de saber o que o produto irá solucionar para estes clientes e como agregarão valor no cotidiano ao ponto da fidelização ser um dos resultados finais. 

Este conhecimento possibilita à empresa buscar meios para sempre oferecer o melhor aos seus clientes, especialmente quando estes passam a retornar para uma nova compra ou então, realizam o processo de indicação. 

Em seguida, a empresa deve, com estas informações de seus produtos e clientes, elaborar estratégias e ações que demonstrem seu diferencial no mercado, porque com isso o posicionamento de marca ocorre de forma mais simples. 

Por isso, observar o mercado e saber quais são as abordagens que geraram um resultado mais positivo é importante e oferece um novo diferencial que os clientes perceberão que é essencial sem não ter se dado conta antes. 

E assim, a empresa ganha maiores chances de se estabelecer e solidificar no mercado de sofás chaise longue baratos, por exemplo, mesmo com a grande concorrência. 

Exemplos de posicionamento

Uma das formas de posicionamento do mercado é saber se conectar com os consumidores de diferentes modos, algo que pode variar de segmento para segmento. 

Incentivar ações como o compartilhamento de experiências e uma maior humanização é uma forma de posicionamento de marca, especialmente tratando-se de um produto alimentício que tem a possibilidade de união com familiares e amigos. 

Outro exemplo para posicionar é valorizar o cliente, especialmente sua beleza natural e para isso, a indústria de cosméticos passa a mensagem de que deve cuidar daquilo que já é do indivíduo e que seus produtos podem contribuir com essa ação. 

Da mesma forma daqueles que procuram por maiores luxos, ou personalização, despertando o sentimento de que a marca valoriza aquilo que o cliente preza ou deseja ter em seu cotidiano. 

Mostrando que, mesmo havendo adaptações em algumas situações, ainda assim a empresa irá ajudar seus consumidores naquilo que busca quando se adquire o que ela oferece e com isso, conquistando uma boa posição como a confiança do cliente. 

Considerações finais 

O posicionamento de marca é algo importante dentro da concorrência cada vez maior dentro do mercado, isso porque permite que haja uma maior visibilidade para o consumidor e com isso, a chance de conquistar uma presença maior dentro do nicho. 

Com diferentes formatos dos quais a marca pode optar para ser o que irá lhe dar melhores posições, o empreendimento torna-se uma referência não apenas para quem compra como também para quem busca. 

E com isso, as formas de destaque ocorrem mais naturalmente quando se tem o conhecimento dos comportamentos dos consumidores, bem como, o que o produto agrega para suas necessidades ou desejos, 

Com uma boa abordagem, é possível que o empreendimento ao estabelecer o seu diferencial se transforme na referência que gerará a movimentação do mercado, por isso, buscar conhecer os meios que se alinham com os objetivos é essencial.

Observar outras formas de posicionamento de marca também é uma ação que pode colaborar e com isso, proporcionar uma compreensão ainda maior para que a personalização permita que o negócio cresça ao seu próprio modo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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