Por que as taxas de câmbio são diferentes entre as empresas?

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em junho 30, 2022

Entenda o que é a taxa de câmbio, os seus diferentes tipos e os fatores que determinam o seu valor

Em qualquer noticiário, ela sempre vai estar presente: a famosa taxa de câmbio. Essencial para a realização de transações internacionais ou para quem está de malas prontas para o exterior, esse conceito é um dos mais importantes da economia.

Graças a ela, é possível ir a uma casa de câmbio e conseguir trocar o dinheiro nacional por um cartão internacional, que terá o valor correspondente da moeda estrangeira. Abaixo, entenda melhor do que se trata a taxa de câmbio, o que influencia na variação dela, quais os seus diferentes tipos e porque o valor muda de uma casa de câmbio para outra.

O que é taxa de câmbio?

Antes, é melhor explicar o que é a taxa de câmbio. Basicamente, ela equivale ao preço que uma moeda estrangeira tem comparada ao valor da moeda nacional. Por exemplo, se em determinado período o dólar estiver cotado a R$ 5,00, isso representa a taxa de câmbio da moeda norte-americana em relação ao real brasileiro.

O valor da moeda estrangeira é modificado através das operações de venda e compra. Além disso, fatores como a taxa de juros, inflação e acontecimentos políticos nacionais e internacionais também influenciam nessa flutuação do preço.

Como ela é determinada?

Um conjunto de regras, denominado regime cambial, é utilizado para determinar a taxa de câmbio. Esse regime pode ser tanto fixo como flutuante. O primeiro é aquele com o objetivo de deixar uma moeda estrangeira estável e com um valor fixo.

Isso é determinado pela autoridade monetária de um país, como o Banco Central. Normalmente, utiliza-se essa técnica para conter a inflação e prevenir que o risco cambial cause impactos negativos em negociações financeiras, sobretudo caso a moeda nacional esteja enfraquecida.

Já o regime de câmbio flutuante não tem a interferência do Banco Central, o que permite que o valor das moedas oscile livremente. Inclusive, esse é o modelo adotado pela política de câmbio brasileira desde 1999.

Câmbio turismo e comercial

Há também duas representações importantes, que são os chamados câmbio turismo e comercial. O primeiro trata-se de uma taxa na cotação de moedas estrangeiras para pessoas físicas, sendo que qualquer pessoa que deseja viajar para o exterior pode adquirir a moeda do país de destino, em casas de câmbio ou em empresas que oferecem este serviço.

Já o câmbio comercial é a cotação utilizada para transações financeiras, como remessas internacionais, importação e exportação. Como nela se utiliza um volume de negociações maior, o seu valor tende a ser mais baixo que o câmbio turismo, que pode ser até 8% mais caro por envolver custos administrativos de instituições, como impostos, seguro e gastos com logística.

Por que as taxas de câmbio são diferentes entre as casas?

Como dito anteriormente, são diversos os motivos que interferem no valor final da taxa de câmbio. Normalmente, os valores que são divulgados pelas fontes oficiais, como do Banco Central, referem-se às médias obtidas entre as casas de taxa de câmbio ou empresas que realizam este serviço. Isso é feito para que o cliente tenha um valor de referência ao fazer alguma transação dessa natureza.

Além dos fatores citados, a taxa de câmbio ainda pode ser afetada pela forma como a moeda estrangeira será entregue ao cliente (como papel-moeda ou cartão de crédito) ou a origem da operação. O prazo de liquidação, custos administrativos em geral (que irão variar de uma casa para outra) e o valor da operação também impactará no valor final.

Dessa forma, é importante que os que estão planejando uma viagem para o exterior façam uma pesquisa de qual casa ou empresa é mais vantajosa para trocar o seu dinheiro. Todos esses gastos devem ser levados em conta para encontrar a opção que ofereça o melhor custo benefício, de forma que o seu dinheiro possa valer mais na moeda estrangeira.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade