Conheça algumas plantas que florescem o ano todo para cuidar em casa

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em abril 6, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Conheça algumas plantas que florescem o ano todo para cuidar em casa

Além de proporcionar mais beleza ao ambiente, as plantas também tornam o ambiente mais saudável e acolhedor, seja em áreas externas ou internas, praças ou ruas, o papel das árvores e plantas é vital para nossa saúde.

Assim, sendo um dos principais fatores para que se tenha um bem-estar e uma qualidade de vida, as plantas se mostram importantes em todos os passos e em todo o andamento para o desenvolvimento humano.

Dessa forma, conhecer sobre o cuidado e conhecimento dessas plantas é algo fundamental, levando em consideração desde o tratamento de água até as formas de cultivo e muitos outros fatores.

Com o desenvolvimento desordenado das grandes cidades, o contato das pessoas com a natureza foi significativamente reduzido, afetando a qualidade de vida e o meio ambiente.

Através de um conhecimento sobre o momento em que vivemos, pode se ter a noção sobre esses fatores e o quão prejudicial tem sido essa redução de contato e cuidado com a natureza, realizando uma espécie de laudo ambiental para o estudo e conscientização.

Com o surgimento das cidades e dos grandes centros urbanos, o paisagismo se tornou uma ferramenta para restabelecer o equilíbrio, dar mais harmonia aos projetos arquitetônicos e restabelecer a necessária convivência com o verde e as paisagens naturais para as cidades e edificações.

O paisagismo justamente traz essa conscientização para a população sobre a importância das plantas em todo o meio ambiente, levando justamente em conta fatores importantes que devem ser pensados todos os dias.

Desse modo, trazendo para as pessoas melhores hábitos e formas de pensar através do impacto e de um cuidado com a natureza, visando justamente uma melhora e menores riscos na vida de todos.

O paisagismo é essencialmente uma forma de o ser humano viver em paz com a natureza, não só traz mais beleza à paisagem urbana, como também traz uma melhor qualidade de vida às pessoas devido a um equilíbrio dos ecossistemas, melhor qualidade do ar, etc.

Por isso, entender a importância e como o cuidado com as plantas é necessário, é um dos fatores fundamentais nesse processo de melhoria e maior cuidado do meio ambiente. Tendo melhor análise de água, cuidado com as plantas, entre outros diversos hábitos.

Ao entender a importância que as plantas possuem para o ambiente, e como o cuidado delas é extremamente fundamental, acompanhe a seguir o motivo pelo qual apostar e ter algumas em casa.

Por que apostar em plantas em sua casa?

De mini hortas a jardins verticais, investir no paisagismo em casas e apartamentos pode trazer benefícios para a saúde e uma melhor qualidade de vida, proporcionando um ambiente com mais qualidade e diversas outras vantagens.

De diferentes cores, formas e tamanhos para dar charme a qualquer ambiente, as plantas se tornaram mais comuns nos lares brasileiros desde o ano passado, mostrando o quanto sua utilização e cuidado pode ser extremamente benéfica para todos os lares.

Através da plantação, e com cuidados básicos como: a iluminação profissional, regar com frequência, entre outros hábitos, é possível obter um ambiente muito mais charmoso e, o mais importante, saudável e com um enorme bem-estar.

O setor de flores e plantas encerrou 2020 com alta de 10%, segundo o Instituto Brasileiro de Flores (Ibraflor). Com um crescimento de 5% no ano de 2021. Ou seja, crescendo conforme os anos e tendo cada vez mais proporção em todos os meios.  

Mais do que apenas beleza, trazer a natureza para dentro de casa traz muitos benefícios para a saúde. Por exemplo, cientistas da NASA mostraram que a presença de plantas purificam o ar porque são melhores na absorção de compostos prejudiciais à saúde, como formaldeído, amônia e tolueno.

Com isso, ter plantas em casa vai muito além do que um fator básico, ajudando em todos os sentidos e transformando o ambiente em um local de extremo bem-estar e qualidade de vida.

Por isso, o cuidado e cultivo em casa se mostram eficientes e necessários, essa conscientização e conhecimento deve chegar a todos como uma espécie de consultoria ambiental, vendo os benefícios desse processo e a necessidade da adoção.

Além disso, eles ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, ajudam a relaxar e até estimulam a criatividade e tornam o ambiente mais inspirador, mantendo uma qualidade em sentidos únicos e de extrema importância.

Ao acompanhar porque apostar em plantas em sua casa, e os benefícios que essas plantações podem trazer para o ambiente, veja a seguir plantas que florescem durante todo o ano e as suas características.

Plantas que florescem o ano todo e suas características

Enquanto algumas plantas têm um estágio de floração específico que deve ser levado em consideração ao plantá-las, outras são capazes de florescer 12 meses do ano, garantindo benefícios durante todo esse tempo e uma utilização extremamente eficaz.

Dessa forma, tendo sua utilização frequente no ambiente durante esse tempo, tendo uma espécie de climatizador evaporativo, para um maior controle e preservação dessas plantas.

A grande resistência a temperaturas das plantas as torna mais do que capazes o suficiente para preservá-las tanto no frio quanto no calor, ou seja, suportando diversos momentos e mostrando o quanto sua utilização nos ambientes é algo bom.

Dessa forma, acompanhe as plantas que florescem durante todo o ano e as suas principais características.

1 – Gerânio

Uma das plantas que florescem o ano todo é o gerânio. Sua popularidade o tornou um dos mais comuns em todas as casas e varandas, devido justamente a essa planta não precisar de muito cuidado e atenção, sendo perfeita para diversos ambientes.  

Assim, suportando desde casas e apartamentos, até uma plantação em uma empresa de calibração de tanques, mantendo sempre a planta de uma forma saudável.

2 – Planta da alegria

As plantas alegres florescerão por vários meses e precisam ser colocadas em uma área especial de iluminação e à prova de vento da casa. Além disso, elas têm cores únicas, deixando um ar mais leve, além de serem extremamente importantes para a saúde.

3 – Beldroega

Beldroega é uma planta com várias propriedades medicinais, pois suas folhas, caules e flores amarelas contêm essa propriedade. É uma planta extremamente resistente e se adapta aos mais variados ambientes.

Além de serem ótimas em funções como o controle de diabetes, aliviando a inflamação da artrite e protegendo contra doenças cardiovasculares, acabam sendo importantes para a saúde em diversos pontos.

4 – Lavanda  

Entre as plantas que florescem o ano todo, a lavanda se destaca pelo aroma agradável e é utilizada em diversos purificadores de ar, produtos de higiene e cosméticos.

As plantas também têm um papel importante, no auxílio da depressão, de doenças inflamatórias e em cicatrizes, contando com propriedades que beneficiam e ajudam nesse tratamento e processo.

5 – Estrela egípcia

A estrela egípcia é um arbusto com pequenas flores que duram vários meses. Seu crescimento se dá através de um cuidado necessário, tendo uma espécie de carbonato de potássio em sua terra.

Após acompanhar as plantas que florescem o ano todo e as características que essas plantas carregam consigo, veja a seguir os benefícios que essas plantas podem gerar para a residência.

Benefícios que as plantas geram para os lares

Investir na decoração verde vai muito além do paisagismo. Isso porque, além de purificar o ar, as plantas do interior oferecem outros benefícios à saúde. Confira algumas vantagens de cultivar plantas dentro de casa abaixo:

  • Ajudam em resfriados: aumenta a umidade e reduz a poeira;
  • Qualidade de sono: o excesso de dióxido de carbono pode aumentar a sonolência;
  • Diminui o estresse: ajuda as pessoas a serem mais calmas e otimistas;
  • Menos dor de cabeça: respirar ar poluído pode aumentar as dores de cabeça;
  • Congestionamento: algumas plantas podem ajudar a limpar as secreções.

As vantagens carregam consigo diversos motivos para urgentemente aderir às plantas em sua casa, desenvolvendo uma série de fatores que transformam seu lar em um ambiente único e ideal para o convívio.

Por fim, acompanhe algumas orientações para melhor cuidar e conservar as plantas em sua casa, mantendo-as da melhor forma possível.

Como cuidar e conservar suas plantas

Cuidar das plantas é algo muito prazeroso: aumenta a relação com o mundo natural, deixa o ambiente mais otimista e traz uma grande sensação de bem-estar. Seja no quintal, em uma floreira ou na varanda.

Se você adora cultivar plantas ou está morrendo de desejo, mas tem dúvidas sobre como cuidar delas e mantê-las vivas por mais tempo, não se preocupe, esse artigo, certamente, já te ajudou muito.

Seguir essas dicas faz com que suas plantas tenham um maior tempo de vida, e continue florescendo constantemente em seu lar, dando cada vez mais beleza e qualidade de vida para todos. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.