Parques em São Paulo para ir com as crianças

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por diogo
em outubro 26, 2022

Você adora conhecer novos lugares e curtir espaços capazes de proporcionar um contato mais intenso com a natureza? Confira alguns parques para curtir na maior cidade da América do Sul!

Quando se fala em São Paulo, a maioria das pessoas já pensa em um grande centro urbano, avenidas enormes lotadas de carros, trânsito, prédios, construções e vários restaurantes e lugares culturais para visitar.

Contudo, essa cidade também possui diversos parques em diferentes regiões. Embora o Parque do Ibirapuera seja o mais conhecido pelos turistas, existem muitos outros que garantem diversão e relaxamento aos visitantes. 

Quem tem bebê sabe que é preciso caprichar no carrinho de passeio antes de passear em parques, para garantir aos pequenos o máximo conforto. Veja algumas sugestões de parques imperdíveis na sua próxima ida à capital paulista!

Parque Ibirapuera 

Esse é o maior e mais conhecido parque da cidade, tendo uma área de nada menos do que 1,6 km². Além de oferecer um contato intenso com a natureza e um lago belíssimo, esse parque abriga museus como o Museu de Arte Moderna (MAM) e oferece shows e feiras que atraem milhares de pessoas todo ano. 

Outra instituição relevante neste parque é o Museu Afro Brasil, conhecido pelo seu acervo que lembra, divulga e valoriza a contribuição da população e dos artistas negros à cultura brasileira. Ainda é possível visitar a Oca e o Planetário Ibirapuera, sendo que o primeiro deles é uma obra do famoso arquiteto Niemayer. 

O parque é ótimo para praticar atividades como correr, caminhar, andar de bicicleta, patins, andar de skate, entre outros exemplos. O parque se localiza no bairro de Moema, ao lado da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) e possui entrada gratuita, ficando aberto das 5 horas à meia-noite!

Parque Estadual da Cantareira 

Um parque não tão conhecido quanto o anterior, mas muito bonito, já que está inserido em uma área remanescente de Mata Atlântica. Esse parque está na zona Norte da capital e mais afastado do centro da cidade.

Esse parque é para quem gosta de um contato mais intenso com a natureza e é ótimo para fazer trilhas, piqueniques, andar de bike, descansar e ver alguns animais silvestres (como micos). É possível também tomar banho de cachoeira e ter acesso a um mirante impressionante!

O  Parque Estadual da Cantareira possui uma área com mais de 7900 hectares, sendo por isso considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo. É possível visitar esse parque de quarta a domingo, das 8h às 14h. A entrada é paga.

Parque Villa Lobos 

Localizado no extremo oeste da capital, esse parque abre diariamente das 5h30 às 19h e tem entrada gratuita. É um espaço típico de arborização urbana e possui 700 mil metros quadrados. 

Diferente do parque anterior, o Parque Villa Lobos possui um belo orquidário, boa infraestrutura com diferentes opções de comidas e bebidas e uma biblioteca pública. Para quem convive com crianças, o parque possui vários parquinhos e áreas com brinquedos para cachorros. Na entrada deste parque, existe a estação de trem Villa Lobos-Jaguaré.

Parque da Água Branca

Também localizado na Zona Oeste da cidade, mas na região da Barra Funda, esse parque possui carrossel, pula-pula, lagos e pequenos parques que são perfeitos para o público infantil!

Um diferencial deste parque é que ele possui espaços voltados para atividades em grupo, como dança e esporte, além de ter museus, espaço de leitura e até brinquedoteca. A entrada é gratuita e ocorre das 8h às 20h. Neste parque, existem plantas típicas da mata atlântica, como cedro, pau-brasil e canela-cheirosa, além de animais como gansos e pavões.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade