O que é comunicação interpessoal?

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por lucas
em setembro 30, 2022

A comunicação interpessoal, no ambiente corporativo, é uma das principais formas de obter sucesso profissional. 

Nesse sentido, muitos profissionais se encontram diante da dificuldade para se comunicarem, não sabendo como devem se expressar.

Afinal, é por meio da comunicação que as pessoas podem conviver em sociedade, formando grupos harmoniosos, que contribuem não só para o crescimento pessoal, mas, também, no diálogo dentro da empresa de entrega de mercadorias.

Seja qual for o cargo ocupado pelo colaborador, manter uma comunicação eficaz permite que as relações sejam mais fluidas e assertivas, mesmo que exista uma grande diversidade de personalidades, cada uma com as suas características.

Mas, afinal, o que é a comunicação interpessoal?

Trata-se da habilidade de receber, interpretar e transmitir informações por meio da escrita, da fala ou da expressão do como o corpo dialoga. Essa habilidade nasce com cada indivíduo e para alguns isso é mais fácil e para outros mais difícil.

Essa aptidão envolve reciprocidade, reações mostradas entre as pessoas e respostas compreensíveis acerca das técnicas que envolvem o jateamento abrasivo com água, por exemplo.  

Diferentemente da comunicação interpessoal, que se utiliza da escrita, da fala e da expressão corporal, a comunicação efetiva se restringe na forma de dialogar, que deve ser precisa, não englobando o modo de escrever, tampouco reações do corpo.

Ambas, na verdade, são capacidades inerentes ao ser humano. Porém, diante de um problema profissional, passar a informação de forma exata, é uma forma de utilizar a comunicação efetiva.

Quando as duas são utilizadas em uma empresa de embalagem personalizada com logomarca, o profissional que lida com ela passa a crescer dentro da organização, fortalecendo os laços de relacionamento entre todos os colegas.

De forma simplificada, a comunicação interpessoal também significa a troca de informações entre dois ou mais indivíduos, através de sinais verbais ou não verbais (como os gestos ou os olhares).

Os principais elementos que envolvem a comunicação interpessoal são os seguintes, abaixo elencados:

  • O emissor: a fonte transmissão da informação;
  • A mensagem: o conteúdo a ser transmitido;
  • O canal: o meio pelo qual a mensagem é transmitida;
  • O código:o idioma utilizado;
  • O receptor: a pessoa que recebe a mensagem;
  • A retroalimentação: a resposta se a mensagem foi compreendida.

Fora isso, existem alguns tipos de comunicação interpessoal diferentes na maneira como a comunicação é realizada: comunicação verbal, não verbal e paraverbal.

A comunicação verbal utiliza a linguagem escrita e falada, a não verbal provém de recursos como olhares, gestos, posturas e até mímicas faciais e a paraverbal refere-se ao tom da voz, incluindo as pausas e expressões de sonoridade.

Um exemplo de comunicação verbal pode ocorrer na instalação de uma cuba esculpida com rampa, onde o profissional não apenas fala como ela precisa ser colocada, mas também escreve quais técnicas são utilizadas no procedimento.

A importância da comunicação interpessoal

A comunicação interpessoal se torna eficaz quando a mensagem transmitida chega no receptor sem qualquer tipo de interpretação errada e, nas empresas, isso é muito importante, porque evita diversos problemas.

Uma comunicação aberta e clara sempre é mais fácil na compra de ferragem para obras, porque não há barreiras na compreensão do material, e as informações passadas não são interpretadas equivocadamente.

Além de impactar os indivíduos quando o diálogo é claro e preciso, é importante analisar a comunicação interpessoal dentro da empresa, porque ela vai beneficiar outras áreas.

Ela também é importante nos seguintes quesitos:

  • Na gestão executiva;
  • No setor de vendas;
  • Nas estratégias da área de marketing;
  • No atendimento ao cliente;
  • No relacionamento com os fornecedores;
  • Nas relações entre colegas de trabalho;
  • Na redução de conflitos entre os profissionais;
  • No desenvolvimento das relações internas da empresa;
  • No controle de uma equipe;
  • Na motivação dos colaboradores;
  • Na tomada de decisões importantes;
  • Na transmissão dos sentimentos frente à uma decisão.

Existem 4 estilos de comunicação e elas são utilizadas de acordo com a preferência individual de cada pessoa quando ela vai se expressar, determinando o nível de compreensão da mensagem enviada para o receptor.

Essa compreensão é necessária para explicar como uma touca de copeira deve ser utilizada, porque se o entendimento ficar truncado, é preciso melhorar a eficiência da comunicação, para que a explicação seja melhor transmitida.

Abaixo a lista elenca esses 4 estilos:

  • Pessoal;
  • Analítica;
  • Intuitiva;
  • Funcional.

A estilo pessoal refere-se às pessoas que dão valor à linguagem emocional, pois sempre buscam o entendimento da forma como as outras pessoas se sentem, não apenas da forma como elas pensam.

O estilo analítico se encaixa nas pessoas que gostam de lidar com números, mais racionais e elas não se identificam com a linguagem emocional.

As pessoas com característica intuitiva tendem a valorizar uma visão mais ampla das situações e não ficam presas aos detalhes que um montador de armário de cozinha utiliza, quando coloca os parafusos e portas, por exemplo.

Na verdade, essas pessoas mais intuitivas preferem ir direto ao ponto, por meio de uma comunicação rápida e direta e os detalhes de como a porta do armário da cozinha é testado não tem nenhuma relevância.

As pessoas com características funcionais possuem maior facilidade para analisar processos, cronogramas e planejamentos em seus mínimos detalhes, não deixando escapar nenhum deles, para que não prejudique o seu trabalho.

Como melhorar a comunicação interpessoal?

Se a comunicação interpessoal não é boa, com certeza ela pode melhorar. Basta apenas prestar atenção nas dicas apontadas abaixo, para que ela se torne cada vez mais eficiente.

Portanto, para melhorá-la é necessário:

  • Identificar os próprios problemas de comunicação;
  • Modular a mensagem de acordo com o estilo do receptor;
  • Sempre dar atenção ao interlocutor;
  • Perceber a linguagem não verbal;
  • Esclarecer as dúvidas que surgem de modo claro;
  • Observar o tom de voz, expressões faciais e linguagem corporal;
  • Limitar os erros de compreensão;
  • Deixar espaço para o interlocutor fazer ponderações.

Não se pode confundir comunicação interpessoal com relacionamento interpessoal. São significados bem diferentes. A comunicação envolve a transmissão e o recebimento da mensagem de forma eficiente.

Já, o relacionamento interpessoal envolve a interação com pessoas mais próximas, como amigos, a família, colegas de trabalho e pares amorosos.

Contudo, vale lembrar que a comunicação interpessoal complementa o relacionamento interpessoal, tornando-o mais fortalecido e verdadeiramente sincero.

Nas empresas, a comunicação interpessoal é fundamental, porque o trabalho de uma equipe com calandra de chapa industrial é primordial para atingir o resultado desejado, mesmo que os relacionamentos profissionais sejam mais complicados.  

Isso pode acontecer porque muitas vezes existe diferença entre gerações e a cultura, gerando conflito de ideias e opiniões. Significa que o clima organizacional pode ser afetado, prejudicando o resultado dos negócios.

Sendo assim, é essencial que os profissionais desenvolvam habilidades de comunicação eficazes, buscando formas de melhorar a compreensão das informações transmitidas. 

Para estimular a comunicação interpessoal entre os colaboradores, alguma práticas são muito eficientes e são indicadas dentro das empresas, por exemplo:

  • Promover a interação entre os funcionários por meio de jogos;
  • Promover a socialização no momento das refeições;
  • Organizar treinamentos em equipe;
  • Fornecer cursos voltados para a comunicação interpessoal;
  • Investir em diferentes tipos de jogos integrativos;
  • Realizar reuniões com frequência;
  • Incentivar a troca de conhecimentos;
  • Promover eventos internos.

A comunicação interpessoal favorece o clima organizacional das empresas, pois ela inspira e motiva os colaboradores quando bem direcionada, porque dá direcionamento para as responsabilidades de cada um.

A má interpretação do que foi transmitido gera problemas de interação entre eles e afeta nos resultados da empresa.

Considerações finais

Uma boa comunicação interpessoal é sinal de sucesso dentro de uma empresa. A forma como as informações são transmitidas faz diferença entre os colaboradores, pois ela se torna mais harmoniosa e o trabalho fica mais eficiente entre eles.

Um bom processo de comunicação é oriundo da forma como as pessoas dialogam e no caso de um líder, é necessário que ele saiba se comunicar de maneira clara e objetiva com os colaboradores.

Ou seja, é preciso deixar claro o que precisa ou não ser feito para evitar falhas na comunicação e, também, dar espaço para a opinião de cada um deles, para que todos possam se conhecer e transmitir seus conhecimentos.

Os gestores precisam conversar, verificar as decisões dos funcionários, sempre de forma assertiva, com respeito, identificando os sinais verbais e não verbais, para que atitudes agressivas e hostis sejam evitadas.

Portanto, para conseguir isso, é fundamental prover interação entre os colaboradores, como reuniões frequentes, na qual todos possam participar e manifestar suas posições a respeito da empresa e a forma como elas estão lidando com a comunicação.

É por meio de uma comunicação interpessoal de qualidade que a empresa alcança sucesso nos negócios. Afinal, o maior capital de uma organização é o ser humano. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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