O que é a Ence (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia)? 

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em fevereiro 27, 2022

Entenda a importância da etiqueta para comprar aparelhos mais econômicos 

A preocupação com a eficiência energética tem aumentado nos últimos anos. É possível reparar que os aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, como geladeiras, TVs, fogões, ares-condicionados, entre outros, passaram a receber etiquetas que identificam o nível de eficiência energética. 

Essa etiqueta é a ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia). Aqui, neste artigo, vamos mostrar para que serve essa etiqueta e quais são as suas indicações mais importantes para o consumidor. 

O intuito principal desse serviço é mostrar a eficiência energética dos produtos, o que pode garantir economia de energia. Analisando os dados da ENCE, o consumidor pode escolher um ar-condicionado econômico para curtir o verão e manter a conta de luz sob controle, por exemplo.  

O que é e para que serve a ENCE? 

A ENCE é uma etiqueta colada na parte frontal dos eletrodomésticos e eletroeletrônicos e que contém informações sobre o seu desempenho energético. Ao interpretar as informações da ENCE, o consumidor pode comprar o equipamento de melhor custo-benefício, que garante economia de energia e bom desempenho. 

Além de fornecer informações importantes sobre o consumo de energia do aparelho, a ENCE também é uma garantia do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), o que atesta que o produto passou e foi aprovado em uma série de testes de segurança, operação e eficiência energética. 

A ENCE foi criada em 1984 sendo parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) idealizado pelo Ministério da Indústria e do Comércio e pelo Ministério de Minas e Energia. O PBE passou a ser responsabilidade do Inmetro. 

A obrigação na etiquetagem dos aparelhos depende do tipo de equipamento fabricado. Quando há a obrigatoriedade da ENCE, significa que o aparelho só pode ser fabricado, comercializado e exportado caso possua a etiqueta, ou seja, tenha passado pelos testes do Inmetro. 

Quais informações aparecem na ENCE? E como analisar os dados de desempenho energético? 

Os dados presentes na ENCE podem modificar de aparelho para aparelho, dependendo do seu modelo e tipo, mas geralmente a etiqueta traz informações do equipamento (marca, fornecedor, modelo e tipo) e a indicação de eficiência energética representada por uma letra, que identifica a faixa de consumo do equipamento, sobre a qual falaremos mais abaixo. 

A ENCE também informa o valor aproximado dos KWh consumidos pelo equipamento, considerando o uso de uma hora por dia. Com essas informações, o consumidor consegue comparar o consumo entre aparelhos e identificar qual tem o melhor desempenho energético. 

Cada tipo de equipamento possui o seu próprio formato de ENCE. Dessa maneira, a etiqueta de uma lâmpada de LED não será a mesma da usada em um ar-condicionado, por exemplo. 

Isso acontece porque cada aparelho possui suas próprias características. A ENCE de lâmpadas fluorescentes, por exemplo, indica o fluxo luminoso, a potência em W e classifica o produto em setes faixas de eficiência, indo de A a G, sendo A o modelo de menor consumo energético. 

O que indicam as classes de consumo na ENCE? 

As classes de consumo na ENCE identificam o nível de eficiência energética do aparelho. A classificação pode indicar quais são os aparelhos com melhor desempenho e menor consumo energético.  

Num ar-condicionado, por exemplo, a classe de consumo é definida pela relação do CEE (coeficiente de eficiência energética), que indica a capacidade de refrigeração do aparelho na comparação com o consumo de eletricidade necessário para o funcionamento. 

Dessa maneira, quanto maior for o CEE, mais eficiente é o ar-condicionado. Isso porque isso indica que o aparelho consegue refrigerar um ambiente gastando menos energia elétrica. 

Como vimos, a ENCE pode servir como um guia de consumo energético para os consumidores. 

Aprender a identificar e analisar as informações contidas na etiqueta é essencial para escolher os aparelhos de melhor desempenho energético, podendo garantir um melhor custo-benefício nas compras de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade