Mobile first: veja como aplicar e o que há de novo

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em novembro 30, 2022

Uma ação bem comum e que nos deparamos praticamente o tempo todo são as pessoas acessando informações, trabalhando e até mesmo se divertindo através dos seus aparelhos telefônicos, diante disso, o mobile first mostra sua importância e o quanto deve ser considerado.

Essa tendência vem ganhando muito força diante do mercado e principalmente transformando a forma como as empresas disponibilizam seus conteúdos e desenvolvem suas estratégias.

Há alguns anos ao pensar em produzir conteúdo em seu site de peças industriais era considerado apenas o desktop, mas com as constantes inovações e os aparelhos telefônicos ganhando uma proporção imensa, hoje em dia os projetos devem primeiro atender os dispositivos móveis.

Sendo assim, uma lógica que era seguida no mercado a anos se inverteu, colocando como o principal foco o meio mobile desenvolvendo os conteúdos e cada mensagem, considerando esse meio e a sua proporção.

Para se ter ideia, o número de pessoas que utilizam os smartphones em nosso país, são mais de um aparelho celular por habitante, chegando a marca impressionante de 242 milhões de celulares inteligentes no Brasil.

Ou seja, para as empresas que desejam ter sucesso e alcançar resultados cada vez mais positivos, considerar o mobile first é um passo necessário e que tende a te entregar resultados cada vez mais impactantes.

Afinal, o tempo em que as pessoas passam em seus aparelhos celulares só aumenta, demonstrando de fato que considerar o meio mobile tende a ser uma ação determinante para o sucesso do seu site e empresa.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o Mobile First, fazendo com que você entenda sua significação, quais são suas vantagens, como aplicar esse recurso importantíssimo e principalmente o que há de novidade ao se tratar desse meio. Confira!

O que é o mobile first?

Para iniciar a significação desse termo, vamos pensar na seguinte situação, se você está buscando um produto como um arame de solda e deseja encontrá-lo de uma forma rápida, para qual aparelho você recorre para realizar a busca?

Pois bem, se a resposta foi os aparelhos celulares, é justamente do que se trata o mobile first, que em tradução livre quer dizer “móvel primeiro”, evidenciando a proporção e principalmente o quanto os aparelhos móveis têm um papel essencial.

Nós vivemos em uma cultura imediatista onde as pessoas querem os resultados e a solução para os seus problemas de uma forma totalmente rápida, logo os celulares são essenciais diante desse momento em que vivemos, proporcionando agilidade e precisão.

Sendo assim, diante do momento de pandemia em que vivemos nesses últimos anos, o celular se transformou na principal ferramenta de compras online, gerando um alerta nas empresas para se preparem e adotarem suas estratégias justamente nesse meio.

Para se ter ideia, segundo alguns dados do IBGE cerca de 99,9% dos brasileiros acessam a internet por dispositivos móveis, enquanto apenas 42% utilizam dos computadores.

Dessa forma, ao buscar um sucesso para a sua empresa por exemplo, de montagem de tubulação industrial é impossível não considerar o meio mobile, pois essa estratégia favorece a experiência dos usuários e ainda otimiza a usabilidade da sua página.

Por isso, para que o público acesse o seu conteúdo de uma forma positiva e os conteúdos impactem o público de uma forma totalmente precisa, investir e adaptar suas estratégias para o meio mobile é uma ação necessária e totalmente essencial.

Benefícios do mobile first 

Como está podendo ser visto, o investimento em mobile first passou de ser algo comum para se tornar algo totalmente necessário, pois há esse recurso é uma necessidade real para quem busca se destacar e ter relevância nas plataformas digitais.

Além disso, ao considerar a aplicação do mobile first por exemplo, em sua empresa de manutenção preventiva e corretiva de equipamentos, ele é capaz de proporcionar benefícios únicos, sendo eles:

Melhor ranqueamento no Google 

Em março de 2018, o Google através de um anúncio oficial decretou a mudança que já estava sendo esperada pelos profissionais de marketing, colocando em evidência que os processos de ranqueamento seguem o conceito do mobile first.

Ou seja, as páginas estão sendo classificadas na plataforma de busca de acordo com a sua versão mobile, prezando pelas experiências dos usuários e dando destaque para as empresas que se preocupam e levam em consideração esse meio.

Melhor experiência dos usuários

Como foi até mesmo dito durante o texto, os usuários realizam pesquisas constantes no meio mobile, e através dessas buscas sempre se prioriza os sites que estabelecem experiências positivas e as soluções para o seu problema.

Sendo assim, ao pensar em sua empresa de painel de automação industrial ao investir em um desenvolvimento de site a partir do mobile, se garante ao público uma experiência completa e um contato totalmente impactante.

Por isso, diante dessa otimização e informações que são distribuídas de uma forma rápida e totalmente prática, sua empresa caminha rumo a uma evolução, estabelecendo experiências e contatos cada vez mais positivos.

Aumento da credibilidade da marca 

O aumento da credibilidade da marca está associado justamente às experiências que o seu site proporciona, pois quanto melhor forem as experiências estabelecidas mais o público tende a enxergar valor a sua marca.

Além do mais, ao estabelecer o mobile first em sua empresa de calibração de instrumentos de medição, se coloca em evidência um DNA inovador que tende a ser referência e um dos principais chamativos ao considerar o mercado.

Como aplicar o mobile first?

Para quem muitas vezes olha de fora, aplicar o mobile first pode parecer até mesmo uma ação fácil de ser realizada, pois em tese é só focar a criação do seu site no meio mobile e sempre priorizar e colocar esse meio em evidência.

Entretanto, aplicar o mobile first não é uma ação tão simples justamente pelo fato de se diferenciar dos demais e conseguir estabelecer em seu site diferenciais e vantagens únicas.

Sendo assim, para te proporcionar um direcionamento e fazer com que as ações em seu site de bombonas plásticas sejam precisas, confira como aplicar o mobile first e garantir vantagens únicas.

Dê prioridade ao conteúdo 

Para que o mobile first seja estabelecido e esteja em total evidência em seu site, é essencial que o conteúdo seja a peça central diante desse processo, garantindo com que além de ter um site extremamente impactante as informações também carregam esse diferencial.

De nada adianta estar estabelecido no meio mobile, garantindo um acesso rápido e eficiente se os conteúdos da sua empresa não acompanham essa evolução e se demonstram de certa forma até mesmo atrasados.

Crie uma navegação intuitiva 

Em resumo e até mesmo de uma forma direta, os usuários esperam sempre que certas funcionalidades estejam posicionadas em algumas áreas específicas.

Com isso, ao estar desenvolvendo o seu site que tende a ter produtos como uma lixadeira orbital pneumática, pense e considere em que parte da tela os usuários esperam encontrar certas funcionalidades.

Se o usuário espera que a parte de menu e biografia esteja no lado esquerdo, realize essa ação, atendendo aquilo que o público busca e fazendo com que o acesso seja sempre prático e totalmente rápido.

Faça testes em dispositivos reais 

Isso é algo até mesmo considerado óbvio, mas é de extrema importância ressaltar, pois realizar os testes considerando os dispositivos, tende a fazer toda a diferença e te dar uma noção real em relação aos resultados e tudo que está sendo feito.

Além do mais, os testes têm um papel importantíssimo pois através deles é que as falhas são identificadas e as estratégias que estão sendo desenvolvidas se tornam muito mais eficazes e precisas.

Novidades do mobile first

Não é segredo para ninguém o quanto o mobile first passou de ser uma novidade para algo que está estabelecido em nosso presente, sendo um dos principais responsáveis pelo destaque e adaptação das empresas para o universo digital.

Os celulares devido a sua praticidade é imensa funcionalidade são aparelhos que carregamos e estão conosco praticamente o tempo todo, sendo assim se estabelecer nesse meio é algo totalmente positivo é essencial.

Sendo assim, para que você tenha ainda mais noção e consciência do mobile first e da sua propagação, confira algumas novidades desse meio e veja o quanto a sua aplicação é necessária e totalmente essencial.

  • O design do produto começa no mobile;
  • O Google tende a priorizar cada vez mais o Mobile;
  • Essa estratégia coloca os usuários no centro das estratégias;
  • Seu conteúdo vem em primeiro lugar.

Logo, ao ter esses pontos estabelecidos em mente seu site tende a estar cada vez mais atento ao mobile first enxergando o quanto estabelecer esse recurso é uma ação necessária e totalmente determinante para o sucesso e propagação do seu site e empresa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade