Metodologias ativas de aprendizagem

Tempo de leitura: 10 min

Escrito por mcoutinho
em maio 27, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Metodologias ativas de aprendizagem

Com as metodologias ativas de aprendizagem, o estudante cria uma autonomia, foco e responsabilidade. Ele irá utilizar métodos disponibilizado por professores para a realização das aulas. 

O que são essas metodologias? 

Nestes modelos de aprendizagem, metodologias são atividades que estimulam o debate, o estudo de caso, reflexões, raciocínio lógico e deduções.

Soma atividades que melhoram o relacionamento interpessoal do estudante e a sua capacidade de expressão. 

As metodologias ativas são uma maneira nova de pensar no ensino tradicional, porque um dos princípios da base nacional é a promoção do aluno como protagonista do processo de ensino. 

A diversificação dessas metodologias, tanto para o desenvolvimento pessoal, quanto para que os estudos possam se encaixar melhor, no seu dia a dia, por exemplo, o aluno iniciar o curso gestão de pessoas ead.

Com esse tipo de curso poderá encaixar as metodologias, para gerenciar pessoas, ajudando as ou até a si próprio.

O que essas metodologias proporcionam?

Essas metodologias chegam para proporcionar aos alunos um meio para que ele consiga guiar o seu desenvolvimento, fugindo do modelo tradicional, onde o professor é o que dá aula.

Elas são uma forma de ensino onde os estudantes são estimulados a participar do processo de forma direta e protagonista, a aprendizagem se constrói no processo equilibrado em três questões.

De forma individual, esse processo, cada aluno percorre o seu próprio caminho. Grupal, onde existe a colaboração dos demais colegas, e da forma orientada, quando aprende se aprende com pessoas mais experientes, como um professor.

Elas englobam diversas práticas, de modo a atingir esses três movimentos de aprendizagem, percorrendo o caminho passando pelos três pontos.

Por meio da pirâmide de aprendizagem de William Glasser, é demonstrado onde está o aprendizado ativo e o aprendizado passivo, onde ensinar é a melhor forma de poder desenvolver um conteúdo.

Objetivo das metodologias ativas

O principal objetivo é estimular esse aluno a sair da estagnação, colocando-o como protagonista do seu próprio processo de ensino e aprendizagem. Passará a estimular uma maior responsabilidade do estudante com o seu próprio saber. Suas principais características:

  • Participação do estudante;
  • Ter boas práticas tecnologia informação;
  • O educador é o  facilitador do processo;
  • Conteúdo com a linguagem próxima à do estudante.

Gerará uma grande proatividade, por muita das vezes os estudantes poderão já se envolver e se entusiasmar no próximo problema que aparecer. 

Como aplicar na prática?  

A primeira prática, que se caracteriza como uma metodologia ativa de ensino e aprendizagem, é baseada em problemas e o processo de ensino baseado em projetos. 

  1. Aprendizagem baseada em problemas

Essa aprendizagem é uma técnica que utiliza os problemas complexos do mundo real para incentivar a aprendizagem, na construção do conhecimento baseado em gerar debates com o objetivo de desenvolver habilidades como pensamento crítico, resolução de problemas e comunicação.

Um dos grandes focos dessa aprendizagem, é a interdisciplinaridade, ou seja, conseguirá aprender várias disciplinas sendo essencial para a resolução dos problemas mais complexos.

  1. Aprendizagem baseado em projetos

Tem o propósito de fazer com que os estudantes resolvam os problemas com a colaboração dos colegas. O professor irá sugerir uma ideia, ou fazer uma pergunta sobre a pauta abordada e instigar os alunos a irem atrás da resolução.

Eles irão criar métodos e, a partir desses métodos, estudaram onde entrará a solução para a causa do problema que foi divulgado. 

Diferença entre as duas aprendizagens 

Atividade baseada em problemas ela é antecessora da aprendizagem baseada em projetos. Apesar de uma focar mais no problema e a outra mais no projeto, existem pontos comuns entre as duas. 

Ambas instruem o ensino a ser centrado no aluno, fazendo com que ele seja o protagonista. Assim, a construção do conhecimento será de forma colaborativa e participativa. 

Sempre partindo de problemas que são vivenciados pelos estudantes, juntando a prática e a teoria para a resolução deles.

Ensino híbrido 

A palavra híbrido, tem por significado a mistura, ou seja, uma metodologia que mescla o ensino presencial com o online, um comprometendo o outro. 

Não é só disponibilizar atividades para fazer em casa, é necessário um bom planejamento de aula, essa metodologia, faz com que o aluno seja responsável pelo seu próprio saber. 

Tendo como vantagem para o professor, o tempo disponível, fazendo com que ele se torne apenas um guia que acompanha e direciona o aluno. 

A vantagem para as escolas, se enquadra na otimização do tempo do professor, tendo a maior produtividade e a maior interação das relações entre professor e aluno. 

Para o aluno geral, o benefício é o desenvolvimento com precisão da autonomia e haverá uma personalização em relação com a forma de aprender, será adequado ao seu perfil. 

Ferramentas 

Utilizará recursos simples para poder aplicar aulas para o seu aluno de uma forma híbrida. 

Podendo utilizar por exemplo, WhatsApp, Instagram, Facebook, porquanto, sempre os alunos costumam estar presentes nessas redes sociais, facilitando o acesso, para que não envolva muita burocracia.

Google Pages, fará com que o aluno desenvolva sites através do assunto do conteúdo que o professor irá solicitar. 

Poderá oferecer para ele um curso de gestão financeira online, dando a oportunidade de fazer com que o aluno adquira seus conhecimentos adequando a sua rotina. 

Elaboração das atividades

Essas atividades, serão aplicadas pelo aluno através dessas ferramentas escolhida pelo mestre, nesse momento é chegado a fase da exploração da ferramenta, para medir o que ela é capaz de fazer. 

Dependendo das circunstâncias, a ferramenta permite uma conversa, formação de grupos, possibilitando o compartilhamento de imagens e vídeos. 

Design thinking 

Ela traz novas ferramentas para a sala de aula, como o uso de tecnologias. 

Esse método, é um conjunto de ideias para abordar problemas relacionados a futuras informações. Um esquema realizado pelo pergunte, rascunhe e faça.

Aplica-se às propostas e projetos relacionados ao dia a dia dos alunos, quaisquer ações que os engajem na busca de soluções, durante a busca de resolução, eles consultem um professor pelo conhecimento, passando a memorizar mais.

Ao invés do estabelecimento do tempo de apresentações, envolvendo muitos conceitos, é realizada de forma mais simples, onde as soluções são deixadas para os alunos resolverem com as ferramentas disponibilizadas, sendo elas menos conceituais, mais práticas e atrativas. 

O professor realiza uma pesquisa e encontra sobre o tipo de aula que ele quer dar, com base no tema deixe que o aluno resolva, após isso faça com que eles se envolvam e realizando uma pesquisa sobre o assunto. 

No final da aula eles terão feito as perguntas, os rascunhos, realizado as atividades, se tiver algum erro, será aberta uma oportunidade de aprender com os próprios erros, e por fim terá a avaliação, onde medirá o desempenho.

Gamificação 

A gamificação é o estudo realizado através da mecânica dos jogos, como sistema de pontos, regras, objetivos claros, placar e a restrição de tempo. Fazendo com que o aprendizado se torne mais atrativo, e não tedioso. 

A gamificação não se resume apenas na criação de um jogo qualquer, mas sim em utilizar elementos dos jogos para gerar interesse em engajamento em alguma área.

Os jogos sempre têm o feedback imediato, ou seja, sempre disponibilizam na hora os resultados do seu desempenho através da pontuação exibida, não precisando fazer uma prova final, para saber dos resultados. 

A sua participação será voluntária, partida dos seus próprios interesses, por conta não tem como fazer parte de um jogo se não estiver disposto a seguir as regras e ter um objetivo focado. 

Aprendizagem em pares 

Quando explicado de maneira estratégica, traz uma série de benefícios.

O desenvolvimento de trabalho em duplas gera um maior engajamento dando uma enriquecida na credibilidade, por parte dos alunos, inclusive faz com que os conhecimentos teóricos sejam difundidos de uma forma mais efetiva.

É gerado pontos de vista diferentes, acerca da mesma temática, então os alunos aprendem a lidar com o ponto de vista do próximo e aprendem a tirar conclusões desenvolvendo o senso crítico.

Geralmente alguns alunos, que têm uma facilidade em determinados tipos de conhecimentos, pode fazer com que sua dupla entenda através de uma explicação, principalmente porque serão da mesma idade e terão a mesma linguagem.

Movimento Maker

É uma tendência, onde você irá aprender fazendo. De acordo com a pirâmide de Glasser, é possível aprender 10% lendo e 80% fazendo.

Esses são momentos que o estudante põe a mão na massa e é super necessário na educação.

Irão promover autonomia do aluno desenvolvendo a criatividade e a aprendizagem com os erros e acertos, com trabalho em equipe entre outras competências. 

Poderá facilitar a compreensão de conceitos bem complexos sendo a chave dos projetos indisciplinares. 

Ele pode ser feito com recursos tecnológicos como impressoras 3D, programação robótica ou até mesmo com os próprios dispositivos. Criando conteúdos digitais interessantes que tenham um engajamento do aluno.

Essa metodologia também pode ser desenvolvida através de materiais recicláveis, como madeiras e outros recursos disponíveis estudando sobre a sustentabilidade em objetos de aprendizagem.

Ela pode ser implementada em todas as áreas do conhecimento, exigindo de professores e alunos apenas a criatividade, e muita vontade de construir conhecimento.

Importância dessas metodologias

Essas metodologias influenciam muito no desenvolvimento de cada aluno, estimulando algumas partes.

Ele pode desenvolver um controle sobre o foco em seus objetivos, por exemplo, se ele precisa estudar para o melhor curso de gestão financeira, essas metodologias irão ativar a sua autonomia fazendo com que ele seja mais centrado nos seus estudos.

Passa a aprender a ouvir outras opiniões, ele irá trabalhar o seu senso crítico e o seu momento de falar, entendendo que não somente a opinião própria é importante.

Além dessas questões, poderá filtrar os seus conhecimentos ainda assim explicando para o próximo, resultando em aprender ainda mais, porque ensinar é a melhor forma de aprender.

Metodologia ativa nas organizações 

Com a independência gerada, sejam jovens ou adultos, passarão a ter mais controle sobre si próprio e suas decisões.

Podendo abrir empresas que solicitam diversos tipos de gestões, como, gestão hospitalar, de pessoas, financeira, de resultados, processos ou até mesmo gestão comportamental.

A maioria destas pessoas, gostam da autonomia recebida, e investem tornando-se autônomos. Podendo abrir o seu próprio negócio, e com suas qualidades desenvolvidas, passará a se dar bem em sua organização.

Entrará diversos assuntos que poderão ser estudados dentro do comportamento de uma empresa, passando a entender sobre gestão de recursos humanos o que estuda, uma das partes mais importantes, a contratação dos funcionários.

Você poderá utilizar o senso crítico desenvolvido para analisar o funcionário que será contratado.

Poderá disponibilizar aos seus colaboradores problemas a serem resolvidos, fazendo com que eles pesquisem, façam rascunho e que seja solucionado.

É necessário que seus profissionais estejam com as técnicas em dia, além das metodologias, invista no seu colaborador, oferecendo um curso de empreendedorismo a distância, trabalhando sua autonomia no aprendizado.

A participação da tecnologia, irá aumentar muito o estímulo dos colaboradores ao realizarem projetos, como a divulgação, então, a gamificação poderá ser utilizada, para tornar que essa função seja feita de uma forma descontraída e precisa.

Através dos dispositivos móveis e desktop, é possível criar design incríveis de marketing e interativos, trazer uma excelente gestão de marketing e branding.

Além dos projetos que os colaboradores irão solucionar, com as metodologias ativas, o funcionário estará bem instruído no gerenciamento de algumas situações, assim como, o manuseio do dinheiro, é uma parte delicada e essencial para a organização.

O colaborador ter desenvolvido a gestão de situações através dos métodos ativos, permitirá que ele desenvolva uma organização financeira, sendo assim, podendo ser responsável por essa parte, para uma melhor gestão, invista em uma faculdade gestão financeira a distância.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog It Business Fórum, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes sobre negócios, startups e estratégias para pequenas, médias e grandes empresas. 

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.