Melhor que a Poupança: veja alternativas para guardar seu dinheiro

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em julho 21, 2021

Confira investimentos seguros para fazer o seu dinheiro render acima da inflação

Investir é uma forma de resguardar o seu patrimônio e poupar para alcançar objetivos. Organizar a vida financeira passa por montar uma carteira de investimentos diversificada. Porém, é preciso encontrar ativos que rendam mais do que a poupança como a previdência privada, títulos do Tesouro Direto, CDBs e outros.

Para fazer o seu dinheiro render, você precisa encontrar ativos que rendam mais do que a poupança e que atendam os seus objetivos. É importante também definir prioridades de investimentos para alocar o capital nas melhores aplicações possíveis para fazer o seu dinheiro render.

Confira abaixo alguns dos investimentos que rendem mais do que a poupança:

Tesouro Direto

Os títulos do Tesouro Direto ficaram bastante populares nos últimos anos. Esse é um investimento de renda fixa que está ao alcance de qualquer pessoa. É possível investir no Tesouro Direto com apenas R$ 30.

Basicamente, ao comprar um título do Tesouro Direto você está emprestando dinheiro para o governo federal e recebe o valor com os juros do período na hora de resgatar o título. E para quem é iniciante, o Tesouro Direto é um investimento excelente para a previsibilidade, já que sempre dá para ter uma ideia do valor que o investidor receberá no futuro.

Em comparação com a poupança, o Tesouro Direto rende mais. Mesmo em tempos de taxa Selic baixa, os juros do Tesouro Direto ganham a inflação, o que atualmente não é o caso da poupança.

Além disso, o Tesouro Direto conta com um vasto leque de opções para curto, médio e longo prazo. Dessa maneira, você pode escolher diversos ativos dentro do Tesouro Direto para realizar diversos objetivos de sua vida.

CDBs

O CDB (Certificado de Depósito Bancário) é um título de renda fixa semelhante ao Tesouro Direto, a principal diferença é que o ativo é privado. Então, neste caso você não está emprestando dinheiro ao governo, mas sim a um banco privado. E da mesma forma, você recebe o valor reajustado com juros na hora de resgatar o título.

Assim como o Tesouro Direto, há uma variedade de CDBs disponíveis no mercado com foco no curto, médio e longo prazo. O CDB é uma boa ideia para quem deseja fazer uma Reserva de Emergência, já que alguns CDBs possuem liquidez diária, sendo possível resgatar a qualquer momento.

Previdência Privada

Os planos de previdência privada são um tipo de investimento mais rentável do que a poupança para a aposentadoria complementar. Existem dois tipos de planos de previdência: VGBL e PGBL. Estes planos podem ser contratados em bancos, financeiras e até organizações de diversos setores, podendo ser oferecidos até mesmo pela empresa em que o investidor trabalha.

Dependendo do plano, os gestores podem alocar o capital dos investidores também na renda fixa como na renda variável para aumentar a rentabilidade do plano. Nesse tipo de investimento, além de poder resgatar o valor total ou parcial, o investidor também pode receber um pagamento mensal como uma espécie de aposentadoria. 

LCI e LCA

Os LCIs e LCAs são Letras de Crédito do Agronegócio e Imobiliária. Estes ativos são de renda fixa e neste caso o investidor está emprestando dinheiro para estes segmentos de mercado e recebe o valor com juros no vencimento do título.

Então, basicamente você emprestará dinheiro para desenvolver os setores imobiliário e o agronegócio do país. Por isso, o governo dá um incentivo para os investidores, isentando da cobrança de Imposto de Renda.

Em comparação com a poupança, o LCI e o LCA são investimentos mais rentáveis e que podem ser utilizados para diversos tipos de objetivos.

Fundos de Renda Fixa

Existem diversos fundos de investimentos disponíveis no mercado. Para quem quer se proteger do risco da renda variável e ter uma boa rentabilidade, o mais indicado são os fundos de renda fixa.

Ao investir em um fundo desse tipo, você se torna cotista. Então, você não compra ativos, mas passa a se favorecer pelo rendimento das aplicações que compõem o fundo. Os rendimentos do título são determinados pelas ações do gestor que administra o fundo.

Com uma boa gestão, é possível que seu dinheiro tenha uma excelente rentabilidade. A dica é encontrar fundos que sejam geridos por administradores que tenham o seu perfil de investidor.

Fundos Multimercados

Os Fundos Multimercados são fundos de investimentos mais agressivos porque eles misturam ativos de renda fixa com renda variável. Se você tem o perfil de investidor mais arrojado, essas aplicações são excelentes opções para quem deseja unir rentabilidade e segurança.

Porém, é preciso conhecer bastante sobre este tipo de investimento, já que os riscos aumentam e em alguns meses o fundo pode apresentar resultados negativos. No todo, para alguns objetivos de médio e longo prazo, os fundos multimercados são ótimas opções de investimentos na comparação com a poupança.

Estes são alguns dos investimentos que rendem mais do que a poupança. Todas as aplicações citadas no texto ganham da inflação e podem fazer o seu dinheiro render bastante. Então, é hora de começar a investir! Opções não faltam para fazer o seu dinheiro trabalhar para você.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade