Melancia: Confira os maiores benefícios para o corpo

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em janeiro 24, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Melancia: Confira os maiores benefícios para o corpo

A melancia é uma fruta deliciosa, rica em água e nutrientes, que pode trazer benefícios para sua dieta e alimentação.

Neste artigo você vai aprender mais sobre esse alimento, quais são seus principais benefícios para o organismo, além de dicas para escolher a fruta e como utilizá-la de forma a evitar desperdícios. Leia até o fim e confira estas informações.

A melancia e suas propriedades

A principal propriedade da melancia é ser um diurético natural, devido a sua composição de 92% de água e alto teor de nutrientes como o magnésio e o potássio.

Atuando como um suplemento mineral e vitaminico, pode ser inserido até mesmo na dieta de animais.

Apenas se lembre de tirar as sementes para cães de raças de pequeno porte, evitando que o pet possa se engasgar.

Dessa forma, é um importante alimento para o equilíbrio de líquidos no organismo, promovendo uma pele jovem e bem hidratada prevenindo a retenção de água.

Não só para a jovialidade da pele, mas também importante para o controle da pressão arterial, a melancia possui uma baixa taxa de açúcar.

Possui 6% de açúcar, o que é uma quantidade pequena e que não tem um impacto negativo na glicemia, ou seja, a quantidade de açúcar no sangue.

Está entre os produtos sem glúten e sem lactose, substâncias que podem causar reações no organismo de pessoas com níveis de intolerância.

Como conta ainda com fibras, seu consumo traz sensação de saciedade, diminuindo a necessidade de outros alimentos mais calóricos.

7 benefícios do consumo de melancia

Agora que você já desvendou a composição dessa fruta, pontuaremos 7 importantes benefícios do consumo desta fruta para seu organismo. 

  1. Auxilia na hidratação

O alto teor de água em sua composição ajuda na reposição desta importante substância para o organismo.

Muitas vezes não tomamos toda a água necessária para o bom funcionamento e a hidratação adequada de nosso corpo.

Agindo da forma que um plano de compensação ambiental, mas ao nível do organismo, seu consumo compensa a falta de água.

Mas é importante ter em mente que isso não significa que seu consumo substitua a importância de beber água.

Além disso, as fibras em sua composição são importantes para ajudarem na sensação de saciedade.

  1. Fortalece a imunidade

Sua composição vitamínica, com uma boa concentração de vitamina C, faz com que a melancia traga benefícios para o sistema imunológico.

Outro componente importante são os carotenóides, antioxidantes eficazes na prevenção de algumas doenças, como, por exemplo, alguns tipos de câncer.

Essa substância, presente em alimentos com pigmento vermelho, amarelados ou alaranjados, potencializam o sistema imune e protegem as células dos danos e estresse oxidativo.

Outro fator importante para o bom funcionamento de nosso sistema de defesa, é uma boa análise de água potável.

Tanto a água que bebemos quanto a usada para a higienização dos nossos alimentos devem ser de qualidade, evitando doenças.

  1. Controla a pressão arterial

Conforme citamos, sua composição riquíssima em nutrientes como potássio e magnésio, além de 92% de composição de água, são importantes fatores para a homeostase do organismo.

Isto está relacionado a uma importante capacidade de regular situações fisiológicas, mesmo diante de mudanças externas, de forma a manter sua estabilidade.

A regulação da pressão arterial é um dos principais pontos nesse sentido, sujeita a uma série de fatores internos e externos.

Outra substância importante é o licopeno, que ajuda a reduzir não só a pressão arterial como também o colesterol.

Quando se tem problemas de pressão, é importante manter um aparelho de pressão arterial em sua casa, para medir oscilações e garantir sua saúde.

  1. Ajuda a Desinchar

Lembra-se da propriedade diurética? Pois, devido a isso, a melancia ajuda o organismo a evitar a retenção de líquidos.

A presença de sais minerais e nutrientes são importantes para contrabalancear a quantidade de água que fica no corpo e a quantidade que deve ser eliminada.

Isso evita inchaços e o acúmulo de substâncias tóxicas no organismo, como radicais livres e toxinas celulares.

  1. Protege a pele do sol

Substâncias como os carotenoides, que estão presentes na melancia, como, por exemplo, o licopeno, são importantes para a proteção da pele.

Eles agem protegendo de danos foto-oxidativos, advindos da radiação solar, o que evita o envelhecimento precoce da pele.

A proteção da radiação solar é um fator importante para garantir a saúde do organismo, sendo a cobertura vegetal dos ambientes algo importante para nossa vida.

Busque áreas sombreadas, com árvores e vegetação que trazem também bem-estar e maior qualidade de vida. Um inventario de flora pode ser um recurso importante para um ambiente natural.

  1. Melhora o trânsito intestinal

Também devido à presença de água e fibras que vão para a composição do bolo fecal, a melancia contribui diretamente no melhor funcionamento do trânsito intestinal.

Ao contribuir na formação das fezes, auxilia também em sua eliminação, mantendo o intestino saudável.

  1. Age para a saúde do cabelo e da pele

Voltando a atenção para a pele e o cabelo, as substâncias presentes na melancia podem ser seus grandes aliados.

A vitamina C presente nela é utilizada na síntese de colágeno, a vitamina A é um importante fator para a regeneração celular, e o licopeno, como citamos, protege a pele do sol.

Não só o licopeno, mas o betacaroteno, ambos carotenóides antioxidantes, presentes na parte vermelha, também são importantes para a proteção solar.

Além disso, na entrecasca da melancia, aquela parte verde clara, próxima da casca possui nutrientes importantes e também deve ser consumida.

Como escolher e aproveitar a melancia

As melancias de sua região podem ser plantadas por perto ou virem de um serviço de importação aérea

Com as frutas disponibilizadas, uma dúvida muito comum é como escolher uma que esteja bem doce e saborosa.

Olhe a mancha no solo, ao fundo da melancia. Se esta mancha estiver branca significa que ela está sem sabor. Quanto mais alaranjado, melhor deve estar o sabor.

Olhando perto do cabo, você pode identificar um desenho, como um #. Olhe o tamanho dele, se está grande isto significa que sua melancia está doce.

Analise também o formato de sua fruta. Geralmente as melancias alongadas são mais aguadas, ao passo que as redondas são mais doces. Olhe também o cabo da fruta: ela está madura quando o cabo estiver seco.

Seguindo estas dicas, certamente irá escolher bem uma melancia e poderá apreciar uma fruta saborosa e doce.

Pensando agora em seu melhor aproveitamento em serviços de alimentação e na sua dieta, existem muitas formas de consumi-la.

Comumente consumimos a fruta pura, o que é ótimo, mas existem outras opções de receitas deliciosas para você ousar na cozinha, e aproveitam todas as partes da fruta.

Confira a seguir 3 receitas simples, práticas e rápidas para você ter mais opções de como consumir esta fruta tão especial para a saúde.

Salada de melancia e romã

Para fazer uma deliciosa salada de melancia e romã, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 romã grande;
  • 3 fatias médias de melancia;
  • Mel a gosto;
  • Folhas de hortelã.

Para preparar corte a melancia em pequenos pedaços e descasque a romã. Coloque tudo em uma taça e decore com a hortelã. Finalize seu prato regando com um fio de mel.

Salpicão verde

Agora para fazer uma opção de salpicão verde, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • Entrecasca de 1 melancia;
  • 1 cebola picada;
  • 1 tomate picado;
  • Cebolinha e salsinha picadas a gosto;
  • Azeitonas picadas;
  • 1 kg de peito de frango, que deve ser cozido e desfiado;
  • Suco de ½ limão;
  • 3 colheres de maionese.

O preparo é simples e basta misturar todos os ingredientes em uma taça ou tigela. Você pode separar pequenas porções individuais e deve servir gelado.

Esse é um excelente acompanhamento para o arroz, ou mesmo uma opção saudável para churrascos e ceias.

Ensopadinho de entrecasca de melancia

Para fazer uma ensopadinho de entrecascas de melancia, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

Entrecasca de ½ melancia;

½ cebola picada;

½ tomate picado;

2 colheres de azeite;

2 colheres de cebolinha e salsinha picadas;

1 dente de alho;

½ copo de água;

Sal a gosto;

1 folha de louro;

Pimenta-preta a gosto.

O primeiro passo é refogar no azeite a cebola e o alho até dourar. Adiciona-se a entrecasca da melancia, o louro e o tomate, deixando no fogo médio até que fiquem macios.

Depois aciona-se a água, a salsinha, a cebolinha, o sal a e a pimenta, deixando cozinhar por alguns minutos. É uma excelente opção para acompanhar pratos de peixe ou carne.

Considerações Finais

Neste artigo você aprendeu mais sobre um importante alimento: a melancia. Viu seus componentes e como eles agem para a sua saúde e o bem-estar do seu corpo, além de receitas incríveis para aproveitar toda a fruta, evitando desperdícios.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.