Saiba como tratar mau hálito entre os cachorros 

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em julho 20, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Saiba como tratar mau hálito entre os cachorros 

O mau hálito é um problema que, infelizmente, afeta a saúde de milhares de pessoas ao redor do mundo, mas não são apenas os humanos que sofrem com esses problemas, já que os bichanos e principalmente os cachorros sofrem bastante com isso.

Os animais são criaturas que podem sofrer dos mesmos problemas de saúde que os humanos, desde diabetes, câncer, problemas ósseos e até mesmo o mau hálito, que tira a paz de qualquer pessoa e também dos cães.

Assim como é simples encontrar uma manta impermeabilizante valor para o seu melhor amigo, é fácil encontrar remédios e dicas que podem auxiliar na resolução desse problema que pode trazer graves consequências se não for tratado com cuidado.

O mau hálito se caracteriza pelo mau cheiro exalado pela boca e que possui diversos motivos, que iremos apresentar mais para a frente, mas é um problema que afeta tanto os humanos quantos os animais, e nos dois casos é preciso um cuidado especial.

Infelizmente, muitas pessoas acham que é normal os animais não cheirarem bem, principalmente os cachorros, que estão sempre ativos e correndo de um lado para o outro pela casa ou pela rua.

Mas esse é um grande preconceito contra os animais, que precisam dos mesmos cuidados e acompanhamento médico que os humanos necessitam para garantir a saúde e longa vida dos nossos melhores amigos.

Assim como é simples encontrar um cesto de lixo inox preço na internet, você consegue encontrar veterinários e até mesmo dicas para tratar o mau hálito do bichano de sua casa e sem precisar gastar rios de dinheiro para isso.

Por isso, neste artigo você irá conhecer as principais causas do mau hálito dos cachorros, além de dicas simples para serem feitas no dia a dia e remédios que podem auxiliar no tratamento desse mal à saúde bucal deles.

Conheça as principais causas do mau hálito

Como mencionamos acima, o mau hálito é um problema que se caracteriza pelo odor na boca e que é sentido por qualquer pessoa que se aproxima do pet, sendo possível identificar esses problemas de duas maneiras.

A primeira é a mais simples de todas, simplesmente cheirando o lugar que o cão costuma lamber, seja a parte do corpo de seu dono ou até mesmo o pote em que ele come e bebe água todos os dias.

Já a segunda maneira é diretamente com um veterinário, pois nem sempre o mau hálito pode se manifestar com o mau cheiro imediatamente, por isso a presença de um profissional de tempos em tempos é essencial para a saúde do seu bichinho.

Contar com uma câmera térmica também pode ajudar nesse processo, pois com ela é possível monitorar os movimentos do seu cão para saber o que ele faz durante o dia e se tem algo que pode influenciar nesse problema de saúde.

O mau hálito é causado, na maioria das vezes, por dois problemas principais, que é a falta de higienização bucal ou então problemas estomacais e até mesmo intestinais no cachorro, e esse segundo caso já precisa de um acompanhamento profissional.

Engana-se quem pensa que apenas os humanos precisam escovar os seus dentes todos os dias, já que os pets também precisam, afinal de contas eles comem, bebem, latem e possuem as mesmas características de saúde bucal que um humano.

Durante o dia e a noite, o organismo do animal produz diversas substâncias que são levadas até a boca e podem se manifestar através do mau hálito, por isso é de extrema importância cuidar da higiene bucal do animal todos os dias.

Assim como se adquirir uma tela de proteção para caçamba é necessário para o item que está sendo carregado não cair e nem molhar em caso de chuva, é importante contar com equipamentos e produtos que auxiliem na limpeza dos dentes de seu bichano.

Já a segunda causa se caracteriza por problemas que podem ocorrer no estômago ou no intestino do animal e que se manifestam através do mau hálito, afinal de contas o cachorro não consegue falar sem sentir algum tipo de dor.

Problemas como gastrite, infecções no estômago ou no intestino e até mesmo tumores e bactérias podem surgir e apresentar o mau hálito como sintoma para que os sonhos se atentem e levem os bichanos ao médico.

Por isso a presença em um veterinário é recomendada pelo menos de 3 em 3 meses para que ele faça uma avaliação completa da saúde do seu cachorro e até ajude a entender a origem do mau hálito e até mesmo de outras doenças que possam estar incomodando o animal.

Além de contar com um armário de aço inox preço que ajuda e muito na rotina de cuidado com o cão, possuir os remédios e aparelhos essenciais para cuidar da higiene pessoal e bucal dele também faz toda a diferença para que ele tenha uma melhor qualidade de vida.

O mau hálito, quando não tratado a tempo e da maneira correta, pode trazer diversos problemas para a saúde bucal do cachorro, como:

  • Cáries;
  • Tártaro;
  • Bruxismo;
  • Infecções;
  • Bactérias;
  • Queda dos dentes. 

Sendo assim, cuidar da saúde bucal do animal também é uma prova de amor e cuidado para com ele, e acredite, ele sentirá isso e estará ainda mais próximo de seu dono.

Dicas para tratar o mau hálito do cachorro

Para te ajudar nesse processo, selecionamos algumas dicas que podem fazer toda a diferença no tratamento do mau hálito em seu cachorro e que são fáceis de fazer em casa e com produtos acessíveis. Confira:

Escova os dentes do cachorro todos os dias

Assim como os humanos precisam escovar os dentes todos os dias, os cachorros também precisam desse cuidado, assim como uma bacia com saida horizontal te ajuda na hora que você mais precisa e para que o processo seja mais simples do que era antigamente.

Compre uma escova e pasta adequada para cães e escove os dentes dele todos os dias, de preferência a noite, para que ele durma tranquilo e deixando que os dentes fiquem limpos por mais tempo e prontos para um novo dia repleto de aventuras.

Use spray bucal

No mercado existe uma série de sprays bucais para cachorros, que funcionam como enxaguantes e auxiliam na manutenção de um bom hálito e ainda na limpeza bucal, evitando bactérias e infecções nos dentes do animal.

Procure por um spray de qualidade e de um sabor que o seu melhor amigo goste, aplique durante o dia e após a escovação para garantir um frescor na boca do pet e um cheiro delicioso durante o dia.

Utilize fio dental

Assim como existe um elevador de carga alimentos, também existe o fio dental especial para o seu cachorro e que potencializa ainda mais a limpeza dos dentes e evita mau hálito em seu animal.

O uso do fio dental é importante tanto para os humanos quanto para os animais, pois evita o acúmulo de sujeira e bactérias entre os dentes, protegendo eles de doenças e do temido mau hálito. Use-o após a escovação para garantir uma limpeza profunda e eficiente.

Atente-se a alimentação

A alimentação do cachorro é um ponto de extrema importância para a saúde como um todo e também para a saúde bucal, pois ao ingerir alimentos inadequados, ele pode desenvolver problemas sérios de saúde e o mau hálito.

Por isso, converse com o veterinário do seu animal para saber o que ele pode ou não comer e até lá evite dar petiscos e até mesmo comidas que os humanos costumam comer sem a orientação de um profissional, justamente para evitar futuros problemas.

Remédios que ajudam a combater o mau hálito

Existem alguns casos onde apenas os cuidados com os dentes e a saúde bucal do pet não será o suficiente, então a medicação entra para ajudar na luta contra este mal. Por isso, selecionamos alguns dos remédios mais eficientes para ajudar nesse problema, confira:

Stomorgyl

O Stomorgyl é ideal para o tratamento de problemas dentais, além de ser ótimo para o tratamento de gengivites, glossites, periodontites e claro, o mau hálito. Além disso, ele também é recomendado no tratamento pós-cirúrgico de procedimentos bucais.

Aquadent Fresh

O Aquadent é um líquido refrescante que pode ser utilizado para combater o mau hálito e garantir uma boa higiene bucal de cães e gatos. Ele funciona como um spray e pode ser adquirido até mesmo por um fabricante de casinhas plásticas para cachorro.

Antitártaro para cães e gatos Lavizoo

Outro produto ótimo para ajudar a acabar com mau hálito em cachorro é o antitártaro Lavizoo. Ele foi desenvolvido para ser utilizado diariamente e ajuda a garantir gengivas saudáveis, além de ajudar a eliminar o mau hálito e a placa de tártaro nos dentes.

Mas lembre-se que nenhuma dessas dicas ou produtos substituem a avaliação de um veterinário profissional, por isso não deixe de levar o seu melhor amigo ao médico para garantir a saúde e bem-estar dele.

Considerações finais

Assim como os humanos cuidam de sua saúde e estão indo ao médico regularmente, não deixe de oferecer o mesmo ao seu cachorro para ajudá-lo a ter uma saúde e vida melhor, prolongando seus anos com muita felicidade e energia para trazer ainda mais alegria ao seu lar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.