Marketing multinível: o que é como funciona

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por lucas
em novembro 29, 2022

Marketing multinível, também conhecido como marketing de rede, é uma modalidade que pertence ao marketing direto. Existem marcas que contratam revendedores que comercializam seus produtos para os clientes, e isso é um exemplo de marketing multinível.

Ele surgiu nos Estados Unidos, na década de 1940, e diferentemente do que acontece com o marketing de atração, seu propósito é fazer a marca ir atrás do cliente de maneira direta e com estratégias mais agressivas.

Por essa razão, muitas pessoas enxergam essa prática com maus olhos, assim como acontece com o telemarketing, ligações frias, mala direta, entre outros. No entanto, se for bem trabalhado, pode trazer muitos benefícios para o vendedor.

Muitas pessoas procuram uma renda extra ou até mesmo a independência financeira, e conseguem alcançar esses propósitos por meio do marketing multinível.

Com o crescimento das vendas online, ficou ainda mais fácil conseguir bons resultados com esse trabalho, mas antes de se envolver com ele, é fundamental conhecer seus mais variados aspectos.

Neste artigo, entenda o que é e como funciona o marketing multinível, sua importância, as vantagens e desvantagens que traz, quais são as diferenças entre ele e a pirâmide e empresas que praticam esse formato.

Conceito e funcionamento de marketing multinível

Marketing multinível nada mais é do que um modelo de vendas em que o revendedor ganha uma parte dos lucros obtidos por ele com suas revendas. É uma estratégia que tem o propósito de incentivar os profissionais a melhorarem seu desempenho.

Além de atrair clientes, também são ensinados a atrair mais distribuidores para a marca, o que aumenta consideravelmente suas vendas.

Seu funcionamento ocorre quando os revendedores entram em contato com o cliente, podendo ser presencialmente ou online.

Para vender, por exemplo, produtos usados em polimento para tirar riscos, é essencial que o revendedor acredite na solução para que possa transmitir o valor que ela agrega no dia a dia dos clientes.

Por essa razão, o revendedor acaba sendo um gerente de vendas na região em que atua. Existem empresas dos mais variados setores que atuam nessa modalidade, como as marcas de cosméticos e produtos de nutrição.

Importância do marketing multinível

Depois de entender o conceito e o funcionamento do marketing multinível, é chegado o momento de compreender por que ele é tão importante.

Em primeiro lugar, os profissionais que atuam dessa forma têm mais autonomia sobre seu próprio trabalho. São pessoas que atuam no horário em que preferem, algo fundamental para quem precisa de mais liberdade para conciliar todas as tarefas.

Além disso, muitas pessoas não se sentem confortáveis com horários rígidos e empregos convencionais, por essa razão, preferem vender soluções como coifas de inox industrial, de maneira direta.

Em linhas gerais, o revendedor escolhe a carga horária, o tipo de produto que deseja comercializar e o público com quem quer trabalhar.

Ele também é importante para aumentar a experiência profissional dos revendedores, uma vez que estão inseridos em um mercado sólido e crescente.

Trata-se de um setor que movimenta muito dinheiro no mundo todo, e o Brasil é um dos países que mais possuem empreendedores independentes, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD).

Por fim, o setor também é importante porque oferece comissionamento justo, além da possibilidade de criar uma rede própria para aumentar ainda mais os ganhos com as vendas.

Conforme a estrutura cresce, o resultado se torna mais robusto, algo que vai se potencializando em escalas e é muito comum no marketing de rede.

Vantagens e desvantagens do negócio

Assim como qualquer outra área ou profissão, o marketing multinível tem suas vantagens e desvantagens. Dentre seus aspectos vantajosos estão:

  • Flexibilidade de horários;
  • Ganhos de acordo com a produção;
  • Suporte de grandes empresas;
  • Lucros escaláveis.

Se uma empresa quer trabalhar com marketing multinível para um fabricante de guarda corpo de aço carbono, terá como principal vantagem a flexibilidade de horários.

É possível abordar potenciais clientes no horário mais conveniente para o revendedor e para as outras pessoas, além disso, os ganhos estão de acordo com a produtividade do indivíduo.

Isso significa que pessoas que estão dispostas a trabalhar mais, conseguem alcançar um excelente rendimento. Existem negócios que conseguem trabalhar com vendas diretas e marketing multinível, e com isso se consolidam no mercado.

Apostar nessas marcas é ter acesso a um planejamento de vendas, comissões e premiações bem definidas, além de treinamentos e produtos confiáveis.

Mas como nem tudo são flores, o profissional deve sempre pesquisar muito bem sobre a empresa, antes de começar a trabalhar com ela.

Por fim, entre as vantagens da modalidade também está o fato de que ela traz lucros escaláveis, ou seja, ganhos cada vez maiores para o vendedor.

No que diz respeito às desvantagens, seja para revender agulhas para acupuntura em cães com cinomose ou cosméticos, com aspecto não tão positivo é a necessidade de se fazer um investimento inicial, no entanto, ele costuma ser baixo.

Algo que muitos revendedores sentem no início é uma dificuldade para atrair vendedores, visto que o grande propósito do marketing multinível é justamente fortalecer o profissional para que ele possa formar sua própria equipe.

Marketing multinível é pirâmide?

A principal característica do marketing multinível é que o revendedor monta a sua equipe de vendedores com pessoas que estão um nível abaixo do seu, e estes também podem formar suas equipes.

Por conta disso, é muito comum ouvir pessoas que confundem o marketing multinível com as práticas ilegais de pirâmide, mas eles são diferentes.

As pirâmides financeiras nada mais são do que esquemas ilegais para movimentação financeira, enquanto o marketing multinível é uma atividade totalmente legalizada e que se baseia simplesmente na comercialização de produtos e serviços.

O revendedor precisa providenciar renovação CNH simplificada para vender os produtos para clientes distantes ou então fazer as vendas pela internet, e isso por si só já é uma prova da idoneidade da atividade.

Ela se baseia em princípios e fundamentos legais e éticos, para que seja possível gerar bons rendimentos aos profissionais, de acordo com o desempenho de cada um.

O marketing multinível também não promete resultados como acontece com a pirâmide, por exemplo, ganhos de acordo com a ordem de chegada, participar de negócios em empresas, entre outros.

Lembrando que o sistema piramidal tem validade, pois quando o número de pessoas começa a diminuir, os ganhos também reduzem significativamente.

Empresas que trabalham com marketing multinível

Depois de saber um pouco mais sobre o funcionamento dessa modalidade de vendas, é interessante conhecer algumas empresas que atuam dessa forma.

Um dos segmentos mais famosos onde essas empresas atuam é no ramo dos cosméticos e beleza. É comum ver empresas grandes financiando e patrocinando esses empreendimentos que trabalham com o marketing multinível.

O funcionário de um centro veterinário próximo a mim pode conciliar a venda desses produtos com a rotina de trabalho, e ainda ter a chance de participar de programas divulgados pelas donas da marca para faturar prêmios generosos.

Outras empresas que trabalham dessa forma são empresas do segmento da saúde, algumas são consideradas como líder mundial em seu segmento há anos. 

Além disso, estão presentes em diversos países e atualmente existem cerca de 3 milhões de revendedores.

Chamados de empresários pelas marcas, são pessoas que atuam com a venda de produtos de nutrição, cuidados pessoais, beleza e itens para o lar.

Quem faz tratamento para postura pode encontrar produtos que colaboram com a melhoria dos cuidados.

Por fim, outras marcas que se destacam no marketing multinível são as focadas em produtos alimentícios para saúde e emagrecimento que, algumas já possuem mais de 40 anos de história e é são consideradas uma das maiores empresas de nutrição do mundo.

Esse tipo de empresa vende diversos produtos, como suplementos, barras de proteína, shakes, entre outros produtos que promovem um estilo de vida mais saudável.

No passado, uma empresa desse ramo sofreu algumas acusações de pirâmide, algo totalmente equivocado, mas que também não impactou sua imagem.

A organização continua reforçando seu caráter de venda direta e hoje em dia é uma das mais promissoras para a ABEVD.

Essas são apenas algumas das empresas do setor, mas existem muitos outros exemplos que podem ser lucrativos e benéficos para os revendedores, como no caso de marcas de beleza que atuam com lojas físicas oficiais e com o formato de marketing multinível.

Considerações finais

O Marketing Multinível é um modelo de vendas e negócios que chama a atenção de cada vez mais pessoas. São indivíduos que desejam independência financeira, renda extra e até mesmo a oportunidade de entrar no mercado de trabalho.

O funcionário de uma empresa especializada em laudo de insalubridade e ltcat pode vender os produtos para os colegas de trabalho, vizinhos, familiares e amigos, e seus ganhos vão depender de seu desempenho.

Ao contrário da pirâmide, o marketing multinível é uma oportunidade real e correta de ganhar dinheiro e ainda fazer parte de grandes nomes do mercado.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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