As vantagens e desvantagens do marketing de influência para clínicas odontológicas

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por isabella
em abril 17, 2023

Você já ouviu falar em marketing de influência? Esse nada mais é do que uma estratégia que visa utilizar uma pessoa, marca, empresa ou até mesmo um projeto importante. 

Então, ele tem influência sobre as pessoas, com o objetivo de fazer a sua marca, serviço ou produto conhecido. 

Justamente por isso que ele costuma ser uma estratégia muito utilizada por diversas empresas e marcas de segmentos variados. 

Principalmente na atualidade, em que contamos com diversos influencers digitais, que são capazes de ter alcances gigantescos, com milhões de seguidores, por exemplo. 

Dessa forma, uma vez por dentro desse conceito, confira a seguir tudo o que precisa saber sobre marketing de influência dentro da área odontológica. 

Com isso, é possível impulsionar sua clínica e conquistar cada vez mais notoriedade e ainda mais clientes, mesmo que só realizam atendimentos para o melhor convênio odontológico

O que é marketing de influência?

Para quem não sabe, o marketing de influência, como o próprio nome já diz, visa utilizar a influência de alguém ou alguma coisa, sobre seu público-alvo, para atrair mais clientes ou até mesmo fidelizá-los. 

Portanto, essa é uma prática bem comum e podemos vê-la acontecendo muito nas redes sociais. 

Isso porque, com a popularidade das plataformas sociais, uma nova profissão nasceu, os influencers, que acabam construindo uma vida pública e com isso, angariando milhões de seguidores. 

Dessa maneira, muitas marcas acabam realizando parcerias para que essas pessoas possam divulgar seu produto e assim, conquistar maiores vendas, por exemplo. 

Justamente por isso é possível concluir que, hoje em dia, os influenciadores digitais são a base do marketing de influência. 

Isso vale até mesmo para o marketing de influência voltado para a promoção de empresas da área da saúde, como é o caso de clínicas e um plano dentário, por exemplo. 

Portanto, ao realizar essa parceria com o influenciador e contratá-lo, o papel dele é fazer referência a sua clínica, ou até mesmo indicá-la ativamente, ativando assim, uma boa parte dos seus seguidores, que muitas vezes nem mesmo tinha ouvido falar da sua clínica.

Vale a pena destacar que de acordo com pesquisas, o marketing de influência realizado por influenciadores digitais tem o segundo maior peso na avaliação de um prestador de serviços. 

Com isso, perde-se apenas para indicações de familiares, principalmente quando o assunto é a divulgação de serviços na área da saúde, como é o caso de um tratamento dentário. 

Qual a vantagem do marketing de conteúdo para clínicas odontológicas?

Em primeiro lugar, é preciso pontuar que toda clínica odontológica precisa investir em estratégias de marketing digital se o seu objetivo é crescer e atingir o sucesso. 

Dessa forma, tanto o marketing de conteúdo, quanto o de influência, são capazes de trazer para a sua clínica os seguintes benefícios:

  • Construir autoridade;
  • Aparecer nas primeiras páginas do Google;
  • Tornar-se referência;
  • Fidelizar pacientes;
  • Diferenciar-se no mercado;
  • Alcançar novos públicos.

Além disso, vale a pena destacar que essas estratégias fazem toda a diferença, mesmo para aquelas clínicas que só realizam o atendimento direcionado a um público específico, como pacientes de um determinado plano para saúde bucal, por exemplo. 

Quais as dicas valiosas para um bom marketing odontológico?

Uma vez que foi possível entender a importância do marketing digital na odontologia, bem como as vantagens dessas estratégias para que sua clínica possa construir um caminho de sucesso. 

Então, confira a seguir algumas dicas de como realizar um bom marketing odontológico na prática, mesmo atendendo apenas pacientes de um plano odontológico.

Redes Sociais

As redes sociais são um verdadeiro fenômeno do mundo atual. Isso porque, essas plataformas são capazes de colecionar centenas de milhares de usuários ativos todos os dias. 

Sendo assim, não tenha medo de utilizar essas plataformas, principalmente se o seu desejo é conseguir atrair um público-alvo específico, como pessoas de um plano odontológico familiar, por exemplo. 

Além disso, não é preciso de grandes recursos financeiros para investir em marketing nas redes sociais. 

Regras e ética

Além de utilizar as plataformas certas e as melhores estratégias, certifique-se de que você não está infringindo nenhuma regra ética da odontologia ao praticar o marketing. 

Isso porque, existem normas e regulações que proíbem algumas práticas, principalmente se você atende algum plano odontológico empresarial. 

Conheça seu público

Por último, mas definitivamente não menos importante, não se esqueça de buscar conhecer melhor e entender quem é seu público-alvo e quais são os pacientes que deseja atrair. 

Isso porque, quanto mais informações tiver sobre ele, melhores estratégias você vai adotar, trazendo assim, ainda mais resultados, mesmo se realizar apenas atendimentos de um plano dental empresarial específico.
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