Linguagem digital: O que é ? Como usar?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em setembro 30, 2022

Assim como as relações interpessoais, nossa linguagem também é viva e sofre mutações. Com o advento da internet a forma que nos comunicamos mudou e, consequentemente, a linguagem digital surgiu como um meio de nos comunicarmos no mundo online. 

A internet já está tão presente em nossas vidas que, de forma natural, foi criada uma nova maneira de se comunicar dentro dela. Expressões, gírias, siglas, piadas e memes se tornaram parte de uma nova linguagem que surgiu no mundo digital.

E o mais interessante de se perceber é que, apesar dessas expressões existirem e serem frequentemente usadas na internet, com exceção dos memes e das piadas, elas raramente são utilizadas fora dela. 

Não são apenas os usuários que fazem essa diferença na forma de se comunicar, é comum vermos empresas mudando sua abordagem. Por exemplo, uma empresa de caixa papelão duro vai se comunicar de diferentes formas na internet e em panfletos.

Esse formato de comunicação passou a ser usado na internet como uma forma de otimizar a comunicação nessa mídia. A internet é conhecida por sua versatilidade, rapidez e por conter uma grande quantidade de informações instantaneamente.

Sendo assim, torna-se importante entender quais os motivos que transformaram a forma de se comunicar na internet em uma nova linguagem e quais as implicações disso para o desenvolvimento humano. 

Pensando nisso, este artigo tem como função explicar e exemplificar o que é a linguagem digital, qual a importância dela para o desenvolvimento da sociedade, quais são as principais funções dessa linguagem e como ela pode ser aplicada na educação.

O que é linguagem digital?

Para entender melhor o conceito de linguagem digital é importante que o significado de “linguagem” esteja claro na mente das pessoas. 

De forma simplificada, a linguagem é o método utilizado para nos comunicarmos, expressamos conceitos e ideias e é a forma como iniciamos conversas. 

Sendo assim, a linguagem precisa ser entendida entre todas as pessoas que estão inseridas.

Existem diversos tipos de linguagens e que podem ser usados em diversas ocasiões e ambientes, algumas delas são: 

  • Linguagem verbal;
  • Linguagem não-verbal;
  • Linguagem híbrida;
  • Linguagem digital.

Esses tipos de linguagem servem como uma padronização de um determinado grupo ou cultura, ocasionando uma comunicação fluída e sem muitos ruídos. 

Dentro desses formatos existem algumas vertentes que podem mudar o formato e as funções da comunicação de uma mesma linguagem. 

Linguagem verbal

A linguagem verbal pode ser definida como a linguagem que usa palavras, sejam elas escritas ou faladas. 

Por exemplo, um comércio de bateria estacionárias 150ah que desenvolve panfletos para divulgar seu negócio utiliza a linguagem verbal.

Apesar disso, dentro da linguagem verbal existem duas vertentes que podem modificar a forma como as pessoas vão se comunicar. Sendo elas: linguagem formal e linguagem informal.

Linguagem formal

A linguagem verbal formal é usada em situações que requerem uma “seriedade”, ou seja, são situações que precisam que a língua padrão ou a norma culta sejam usadas.

Um exemplo seria a criação dos documentos necessários para a abertura de uma empresa de envidraçamento de sacada. As documentações precisam seguir um padrão e por precisarem de validações governamentais devem estar adequadas a língua culta. 

Linguagem informal

A linguagem informal é, em suma, a que usamos em nosso cotidiano. É uma linguagem que não requer o comprimento das normas, abrindo espaço para uma comunicação mais descontraída.

Apesar disso, a linguagem informal não significa, necessariamente, o uso de gírias. Por exemplo, uma empresa de portão de ferro social fechado pode se comunicar de forma informal com seus clientes. 

A informalidade na linguagem pode ser benéfica em alguns casos pois ela permite que exista uma troca entre um comércio e seu cliente. Gerando uma conexão e podendo criar uma fidelização.

Linguagem não-verbal

A linguagem não-verbal é aquela que não utiliza palavras faladas ou escritas. Esse tipo de linguagem consiste em imagens, símbolos e fotos. Esse formato pode ser considerado mais universal. 

Por exemplo, uma empresa de gravação a laser em couro sintético pode usar placas de sinalização para dizer que é preciso ter cuidado para manusear o equipamento. Outro exemplo são as cores dos faróis de trânsito. 

Linguagem híbrida

A linguagem híbrida é uma mistura entre a linguagem verbal e a não-verbal, é comum ver essa linguagem em produtos de entretenimento. 

Uma empresa de banho e tosa delivery pode criar uma história em quadrinhos como forma de divulgar seu produto.

Linguagem digital

Já a linguagem digital é mais difícil de ser definida, isso porque ela ainda está em desenvolvimento. Como a era digital está em constante evolução, ainda é impossível aplicar uma definição exata a essa linguagem. 

Por momento, é possível caracterizar a linguagem digital como uma junção das linguagens apresentadas anteriormente. A linguagem digital é criada para se adequar a essa nova forma de comunicação. 

A conversação no digital também permite que se utilize a linguagem formal e informal de forma rápida, mudando a forma de se comunicar para se adequar ao local de publicação.

Por exemplo, uma empresa de limpeza ar condicionado pode usar da linguagem informal para se comunicar nas redes sociais e usar a linguagem formal para publicar conteúdos em blogs ou sites. 

3 funções da linguagem digital

Essa linguagem, em constante evolução, está desenvolvendo algumas funções que ampliam a importância e sua relevância para a comunicação no cenário atual. Essas funções são:

Função comunicativa

A internet ampliou e facilitou a forma como as pessoas se comunicam na internet. Além disso, a internet possibilitou a criação de uma nova forma de comunicação. 

Pessoas do mundo inteiro podem se comunicar de forma instantânea e por meio de uma linguagem criada na internet, como por exemplo os memes, vídeos de humor, a utilização de sites e fórums.

Função de criação

A internet permitiu a criação de diversos universos dentro de um só. Isso é possível por conta dos avanços tecnológicos. 

Os jogos de realidade aumentada, que possuem acessos online e a criação de universos artificiais como Metaverso são grandes exemplos do poder de criação que a internet e o meio digital são capazes de proporcionar. 

Função de educação

Outra função que a internet conseguiu proporcionar para a sociedade é a democratização da educação. Atualmente existem diversas formas de buscar conhecimento e diferentes informações neste formato.

Um exemplo é uma escola que ministra um curso de prótese capilar masculina, eles podem usar de diversos meios para divulgar seu conteúdo como vídeos, e-books, blogs e até mesmo aulas online. 

Sendo assim, a internet facilitou o acesso à educação permitindo que as pessoas adequem os estudos à sua realidade. Devido a imensa variedade de informações, também é possível aprender sobre qualquer assunto de forma rápida e didática. 

Por exemplo, uma pessoa que não se adequa aos meios clássicos pode usar outras formas para aprender, o uso dos vídeos e de conteúdos de mapas mentais podem facilitar o aprendizado.

Considerações finais

Como foi possível perceber ao longo deste artigo, a linguagem digital está em constante evolução e por esse motivo ainda não é possível definir de forma exata o que é esse tipo de linguagem e o que ela representa. 

No entanto, a importância e relevância da linguagem digital é inegável. Isso porque, o mundo contemporâneo está intrínseco ao meio digital. Nossa vida, atualmente, funciona de forma híbrida com nossa presença no mundo digital.

A internet facilitou a comunicação, promovendo um contato instantâneo com pessoas em todos os locais do mundo, a criação de ferramentas de tradução também podem facilitar essa comunicação, mesmo que não seja uma língua conhecida. 

Além disso, o fácil acesso à informação permite que as pessoas adequem suas rotinas de estudos à realidade do seu dia a dia. Os diferentes meios que os conteúdos podem ser criados também permitem que as pessoas adequem seus aprendizados.

Sendo assim, é de grande importância que as pessoas prestem atenção e passem a pesquisar e estudar sobre a evolução dessa linguagem. 

As empresas precisam se adequar a esse novo formato de se comunicar com seus clientes e para se manter relevantes em um mercado que está cada vez mais competitivo. 

As escolas e centros educacionais também podem aplicar a internet no desenvolvimento da aprendizagem. Mostrando as diferentes formas de pesquisa, como encontrar fontes confiáveis e aplicar esse aprendizado no mundo fora da internet,

A importância da internet no desenvolvimento da sociedade é algo que deve ser observado e estudado de perto. As pessoas que tiverem conhecimento e interesse nessa evolução vão conseguir se destacar em diversos setores da vida.  

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade