Liderança inspiracional: Saiba como ser uma inspiração para a sua equipe 

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em fevereiro 10, 2023

Um gestor tem um forte impacto na vida de uma equipe, por isso é essencial que se tenha uma liderança inspiracional, um líder precisa entender que comandar uma equipe não é apenas delegar funções e afazeres, vai muito além disso. Um bom líder precisa ter:

  • Habilidade de inspirar;
  • Capacidade de desenvolver competências positivas em seus colaboradores;
  • Sabe como potencializar os resultados da sua equipe;
  • Potencializa a superação do seu grupo de trabalho.

Por isso que o conceito de liderança inspiracional tem se tornado cada vez mais comum nas empresas mundo afora, seja em equipes de teste de estanqueidade ou de comunicação.

Todas as práticas autoritárias que estávamos acostumados a associar a um líder, já se tornaram ultrapassadas, hoje as empresas conseguem ver que um líder que tenha empatia pela sua empresa e seja inspirador tem muito mais resultado que um autoritário.

Quer saber um pouco mais sobre essa mudança na forma de liderar e saber como a liderança inspiracional é o futuro da gestão de equipes, continue lendo esse artigo, que separamos todas as informações sobre o tema.

O que é liderança inspiracional?

Antes de tudo vamos entender um pouco melhor, o que é essa tal de liderança inspiracional, o seu conceito surge de um modelo de gestão diferente do que estamos acostumados, que tende a ser aquele chefe que utiliza a sua posição para se tornar uma pessoa autoritária.

A liderança inspiracional não é formada por esse tipo de chefe, pois ela entende que um líder precisa de interação com as equipes, esse portanto é um modelo mais democrático e flexível.

Porém é preciso que fique claro que, o gestor continue sendo um nível de hierarquia superior aos demais que trabalha com o modelo padrão de recompensa e punição, não é porque esse é um estilo de liderança mais flexível que não tem ordem. 

Muito pelo contrário, ele entende que um gestor de uma empresa de coleta de resíduos químicos, não precisa ser um carrasco para fazer com que sua equipe seja produtiva, ele precisa entender seus funcionários e com isso encontrar soluções para o problema.

Sempre de uma forma cordial entendendo a individualidade dos funcionários e sabendo lidar com os problemas da melhor forma, ensinando e inspirando suas equipes.

Esse é um conceito que diz respeito sobre as características de gestores que conseguem despertar o melhor de cada funcionário, mantendo todos motivados da maneira correta.

Um líder inspiracional faz com que a equipe trabalhe entendendo que todos dependem um do outro, não por medo de alguma punição ou algo do tipo, afinal, uma empresa é feita por todos que trabalham nela.

Portanto uma empresa de hidrossemeadura que opta por uma liderança inspiracional, fará com que os líderes inspirem e encorajam os colaboradores a trabalharem, motivando e envolvendo a todos de forma positiva, tornando o ambiente de trabalho mais agradável. 

Com isso o gestor consegue inspirar sua equipe a partir de suas próprias ações, pela sua visão de negócio, além de claro pela forma como conduz sua equipe.

Benefícios de um líder inspiracional

Seja uma empresa de topografia ou uma escola, quando se é implantado a liderança inspiracional, é observador uma série de benefícios, quando uma pessoa é inspirada e motivada ela consegue ser bem mais produtiva do que alguém que só está insatisfeito.

Por isso que quando se consegue implementar esse modelo, essas empresas observam os funcionários mais motivados e produtivos, ajudando no crescimento da empresa e na satisfação dos clientes.

Afinal, a produtividade de uma empresa afeta diretamente o produto final e consequentemente os clientes.

Uma empresa de compra de sucata, por exemplo, que conta com um líder que traz energia, propósito e empenho para os funcionários, consegue ter muito mais sucesso que as outras.

Com isso as equipes ficam mais engajadas, trazendo um impacto direto na qualidade e eficiência do seu negócio, melhorando os processo e aproveitando o melhor de cada funcionário, afinal um bom líder consegue enxergar o potencial dos seus colaboradores.

Esse é um modelo de liderança que está muito atrelada a confiança, comprometimento e posicionamento seguro do gestor que reflete no engajamento das equipes.

Como ser um líder inspirador

Esse modelo de liderança é muito importante para as empresas, como você pode ver com ela as equipes ficam mais engajadas e com isso aumenta a produtividade da empresa.

Portanto, se você é um gestor, ou tem uma empresa de rosca transportadora helicoidal flexível, loja de sapatos ou uma fábrica de brinquedos e quer adaptar esse modo de liderança, saiba como ser um líder inspirador.

É importante entender que saber inspirar não é um dom, algo que nasce com cada um, muito pelo contrário você desenvolve ao longo da carreira e com as experiência que adquiri, além das análises críticas das interações com as equipes.

Quando uma pessoa exerce uma liderança de forma inspiracional, dispensa a necessidade de legitimação da autoridade, pois eles permitem para os seus colaboradores que vale a pena seguir sua visão sobre a empresa.

Toda essa inspiração é feita de forma natural, nada é imposto de uma forma ruim ou através de abuso de autoridade, ali todos entendem seus deveres e exercem suas funções com maestria.

Os líderes que são inspiradores costumam se assumir como um exemplo de integridade e proatividade, além de serem responsáveis pela criação de um ambiente de trabalho que seja inspirador e motivador.

Lembre um bom líder, faz de tudo para que as pessoas se sintam bem no ambiente de trabalho, com isso as pessoas se sentem motivadas a trabalharem e não enxergam suas funções como um peso ou um fardo a se carregar.

Um bom líder possui uma comunicação assertiva, além de muita criatividade e claro inovação, ele entende que as novas tendências são importantes para o crescimento profissional e da empresa no mercado.

Uma liderança inspiradora, entende que erros acontecem, por isso o líder aprende com os seus erros e mostra que todos estão sujeitos a isso, dessa forma quando os colaboradores fizerem algo, não vão sentir medo de comunicar aos seus gestores.

Além disso, eles entendem que cada colaborador é único e com isso compreende as necessidades de cada pessoa, legitimando e valorizando suas potencialidades, estimulando assim o melhor de cada um deles.

Um bom líder é pautado pelas seguintes práticas:

  • Bom alinhamento interno;
  • Decisões guiadas por valores;
  • Ser guiado pela missão da empresa. 

Isso faz com que todos trabalhem em perfeita harmonia, afinal, os colaboradores enxergam no líder alguém que cresce junto com eles e não alguém que se acha superior pelo seu cargo e não entende as necessidades dos funcionários e da empresa.

Por que ter um líder inspiracional?

De acordo com uma pesquisa realizada pela IBM com 1.700 CEOs de 64 países, mostrou que o seguir um líder que inspira aumenta a motivação e o engajamento, com isso os colaboradores acreditam que o trabalho que estão exercendo realmente é importante.

Mudar essa relação de trabalho é essencial para os negócios, mas principalmente para os colaboradores, afinal, a cada ano vemos mais e mais pessoas em relações abusivas de trabalho, adoecendo por viver em um ambiente tóxico.

Por isso que é obrigação da empresa, proporcionar um bom ambiente para que todos consigam trabalhar da melhor maneira possível, pensar nos funcionários também é pensar no crescimento da empresa.

Por exemplo, um funcionário que exerce a função de cadastro ambiental rural em um empreendimento, e tem um líder inspiracional que entende a sua individualidade e enxerga o seu potencial, faz com que ele sinta que está fazendo diferença na sociedade.

E isso reflete diretamente na satisfação do cliente, afinal, a empresa irá seguir alinhada e mais produtiva, se tornado um negócio de sucesso.

Seja uma fábrica de tecidos ou uma empresa de compensação ambiental, ter um líder que inspira os seus funcionários é fundamental, como você pode observar no decorrer do texto, essa gestão faz muita diferença para as empresas.

Dessa forma, quanto antes os gestores entenderem que a liderança é algo que se constrói em conjunto, melhor será para a convivência de todos que vivem ali.

Isso evita que funcionários fiquem descontentes e acabam abandonando seus cargos, seja por problemas de saúde ou por puro descontentamento e com isso a empresa consegue criar um ambiente que seja promissor em todos os sentidos.

Precisamos entender que o autoritarismo não leva ninguém a lugar nenhum, só cria pessoas descontentes em seus próprios empregos e pode causar a ruína de um negócio, pois isso pratique uma gestão com mais empatia e inspiração.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade