Instagram: Stories com vídeos de 60 segundos são liberados para todos; entenda 

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em setembro 2, 2022

Os stories são ferramentas que nasceram com mais visibilidade dentro do Instagram, que nos últimos tempos se tornou uma das redes sociais mais usadas em todo o mundo, isso porque reúne conteúdos dos mais diversos formatos. 

Hoje, mais da metade da população mundial possui acesso à internet e às redes sociais, só o Instagram conta com mais de meio bilhão de usuários ativos todos os dias e milhões deles apenas nos stories. 

Não há como negar que as redes sociais mudaram por completo a maneira como as empresas e as pessoas se comunicavam, tornando o relacionamento ainda mais próximo e assíduo entre ambas as partes.

Dentro do Instagram é possível consumir desde conteúdos em formato de texto até os de vídeos e imagens que falam por si só, ou seja, os usuários possuem todos os formatos em uma única plataforma. 

Não é atoa que uma empresa de cabeamento de rede telefonia predial se tornou a melhor em seu segmento após aderir ao Instagram, pois se trata de uma ótima rede social quando o assunto é divulgação de marca e relacionamento com o cliente. 

Falando em Instagram, não há como deixar os stories de lado, uma das principais ferramentas de interação entre os perfis e os usuários que o acompanham dentro desta plataforma. 

Os stories nada mais são do que pequenos vídeos publicados que duravam até 15 segundos dentro da rede social e que ficam disponíveis apenas por 24 horas.

Dentre tantas mudanças e inovações que estão acontecendo no Instagram, a mudança no tempo de gravação dos stories foi uma das principais, permitindo que os usuários gravassem vídeos de até 60 segundos, ou seja, 1 minuto completo. 

Claro que para isso acontecer de maneira natural e eficiente, foi preciso de uma boa configuração de servidor e uma equipe altamente capacitada. 

O fato é que os stories são de extrema importância dentro do Instagram, pois revolucionaram a maneira como as pessoas se comunicavam com os seus seguidores, fez com que os pequenos vídeos se tornassem mensagens diretas para eles. 

Com o tempo, a ferramenta foi conquistando cada vez mais visibilidade e funções interativas, como as reações, as mensagens e até mesmo as curtidas, tudo para incentivar cada vez mais o engajamento dos usuários. 

Mas antes, os stories eram divididos em pequenos vídeos de 15 segundos, o que gerava milhares de stories para aqueles que produziam muito conteúdo ou gostavam de compartilhar várias coisas no dia a dia. 

Com a atualização, tanto um usuário em sua conta pessoal quanto uma empresa de célula automatizada conseguem produzir stories de 60 segundos, fazendo com que os stories sejam menores em quantidade mas um maior tempo de duração. 

Entretanto, muitas pessoas ficaram em dúvida sobre essa mudança e assim como tudo, houve os que amaram e os que odiaram a ideia, mas é importante entender os motivos pelos quais tal mudança foi feita. 

Por isso, hoje você irá entender o que levou o Instagram a aumentar o tempo de seus stories e como as diversas mudanças que estão concorrendo na plataforma tem influência direta de concorrentes da rede social. 

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre a nova atualização no Instagram, aumentando o tempo dos stories. Confira!

Entenda a atualização nos stories do Instagram  

Durante a pandemia do coronavírus, algumas redes sociais roubaram a cena e se tornaram uma das mais usadas em todo o mundo, como foi o caso do TikTok, que bateu recordes de novos usuários ainda em 2020.

E não há como negar que a rede social em questão realmente obtém um grande número de usuários ativos diariamente, não é à toa que se tornou uma das maiores redes sociais dos últimos tempos.

Isso porque as pessoas e até mesmo distribuidores de conectores elétricos estão cada dia mais conectados com o universo digital e por dentro das inovações deste meio, e o Tik Tok é um dos pioneiros quando o assunto é inovação em seus tipos de conteúdo. 

Por conta disso, o Instagram estava perdendo seus seguidores e também o tempo de permanência dos usuários na plataforma, sendo assim, seus criadores tiveram que pensar em diferentes maneiras de fazer esse cenário mudar. 

E é justamente aqui que entra a atualização nos stories, que permite a gravação de vídeos de até 60 segundos, algo que já era possível no TikTok, e para não ficar atrás da concorrência, o Instagram optou pelo mesmo. 

Isso é uma prova de como a análise de concorrência pode fazer toda a diferença em um negócio, foi assim que o Instagram conseguiu recuperar seus usuários.

Muitas vezes, analisar o que o seu concorrente faz e adaptar isso para o seu negócio de automação industrial é uma maneira de garantir que você não fique para trás, mas também mostra que está por dentro de inovações e mudanças do mercado. 

Sendo assim, os stories de 60 segundos acabaram se tornando bem semelhantes ao reels, que são formatos de vídeos curtos produzidos dentro do próprio Instagram, o que também se assemelha ao tipo de conteúdo visto no Tik Tok. 

Dessa maneira, os stories conseguem ser uma espécie de reels, que tendem a atrair mais usuários e a reter sua atenção na plataforma por mais tempo, o que gera melhores resultados tanto para o próprio Instagram quanto para os donos dos perfis. 

Claro que, pessoas e empresas que usam o Instagram para fim empresarial precisam contar com uma boa produtora de vídeo comercial para garantir a qualidade de seus vídeos e de seus conteúdos audiovisuais dentro da plataforma. 

Isso porque, o Instagram já não é mais apenas uma rede social de entretenimento, mas se tornou um verdadeiro canal para marcas que desejam aumentar seu faturamento, atraindo cada dia mais clientes. 

Sendo assim, entendemos que a atualização não stories foi muito mais do que apenas uma inovação na plataforma, mas também uma solução para manter seus usuários ativos e recuperar aqueles que estavam abandonando o aplicativo com frequência. 

Confira como o público recebeu essa mudança 

Toda mudança gera um estranhamento de cara, e com o Instagram ao foi diferente, a mudança dividiu opiniões e teve aqueles que amaram a mudança e aqueles que odiaram e pediram com todas as forças pela volta dos stories de 15 segundos. 

O fato é que, assim como uma empresa precisa de uma autorização ambiental para construir seu escritório em um espaço aberto, as mudanças no Instagram também precisam passar por uma série de aprovações dos mais diversos sinais da marca. 

Há meses atrás os stories de 60 segundos foram implementados em algumas contas para que se visse como os usuários iriam se sentir em relação a essa mudança, e segundo o próprio Instagram, os resultados foram os melhores possíveis. 

Os usuários que tiveram suas contas usadas como testes amaram a mudança e aprovaram aquela inovação, o que fez com que o Instagram visse que realmente se tratava de algo benefício para a plataforma, além das diversas outras ações que já existem nos stories, como:

  • Filtros;
  • Gravação dupla;
  • Reações com emojis;
  • Reações com avatar;
  • Gifs e links;
  • Inserção de imagens;
  • Localização e clima;
  • Música e perguntas;
  • Envio de mensagens;
  • Like nos stories. 

Durante o tempo de teste, os stories passaram por uma espécie de monitoramento eletrônico por parte dos profissionais do Instagram, que viram como os perfis se saiam com a produção dos stories de 60 segundos e como os seguidores os recebiam. 

Como os resultados foram os melhores, hoje, a opção já está disponível para todas as contas. Ao ir nos stories, basta clicar na linha de opções que aparece ao lado da tela e optar pelo número 60, que fará a gravação dos stories de 60 segundos. 

Com uma influência direta no Tik Tok, não há como negar que o Instagram fez isso para não perder mais seguidores para a rede vizinha, mas também não há como negar que foi uma ótima estratégia para reter seus usuários, assim como já tínhamos visto com a chegada dos reels. 

O fato é que, se os stories já eram usados com frequência, agora estão sendo usados mais do que nunca, pois não é mais preciso se preocupar com tantos stories, já que o tempo de cada um foi prolongado em 4 vezes mais. 

Dessa maneira, conseguimos entender o motivo pelo qual o Instagram se tornou uma das redes sociais mais usadas nos últimos tempos, eles não deixam uma oportunidade passar e sabem como entregar aquilo que pode beneficiar tanto a marca quanto seus usuários. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade