8 dicas para montar uma loja no Instagram

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em março 8, 2022

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8 dicas para montar uma loja no Instagram

O Instagram é uma rede social que foi criada em 2010 por Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger. Em poucos meses essa rede social cresceu e se tornou um dos aplicativos mais promissores da App Store.

Em pouco mais de um ano, a plataforma já contava com dez milhões de usuários, e o serviço ainda se restringia apenas a proprietários de iPads e iPhones.

No ano de 2012, o Facebook comprou a rede social por cerca de 1 bilhão de dólares, disponibilizando o aplicativo para os dispositivos Android, e se popularizando ainda mais.

Essa rede social permite o compartilhamento de vídeos e fotos, além de permitir ainda a integração com outros aplicativos. Entre suas funcionalidades estão:

  • Aplicação de filtros;
  • Os stories;
  • O Boomerang;
  • Gravações e transmissões de vídeos ao vivo.

E para completar, atualmente, essa rede social é tida como um dos principais veículos para a publicidade de empresas em todo o globo. Hoje, o Instagram conta com cerca de 800 milhões de usuários ativos, mostrando seu destaque entre as demais redes sociais.

Para conseguir dar conta desse grande crescimento e do intenso fluxo de usuários, a rede social conta com um projeto executivo baseado em valores como privacidade, criatividade e simplicidade.

Em nosso país, trata-se de uma das redes sociais mais acessadas, de forma que os brasileiros ocupam uma posição de destaque nas estatísticas do aplicativo. A participação dos brasileiros chega a ser maior que a média global, entre os usuários do Instagram.

Com tanto destaque e presença na vida de seus usuários, fica fácil entender como lojas conseguem se destacar vendendo seus produtos nesta rede social.

Por sua praticidade, interatividade e presença na vida de milhares de brasileiros, a rede virou um importante ponto de vendas, destacando marcas e empresas que optam por usá-la nos seus negócios.

Neste artigo abordamos 8 super dicas para você montar uma loja no Instagram, pontuando os pontos-chave para você ter sucesso em sua empreitada nos mais diversos setores e segmentos, abordando até mesmo soluções ambientais. Continue lendo para conferir.

8 dicas para ajudar nas vendas pelo Instagram

Fazer suas vendas pelo Instagram é uma ótima forma de se posicionar na rede social, além de ser uma alternativa para aquelas lojas que tiveram que fechar as portas devido à crise de saúde causada pelo novo coronavírus.

O Instagram conta com um recurso que permite compras diretamente na plataforma, sendo especialmente eficaz para pequenos negócios, como venda de balão de propaganda, que precisam maximizar seu alcance e adaptar suas operações à rede.

A seguir, pontuamos 8 dicas muito úteis para quem quer montar uma loja nessa rede social tão badalada. Confira!

  1. Crie um perfil comercial e faça uma boa descrição da loja na bio

Para começar a fazer vendas pelo Instagram, o primeiro passo é a criação de um perfil comercial.

Somente as contas comerciais permitem a análise de métricas importantes para os negócios como as impressões, o alcance das publicações, as interações e as visitas ao perfil.

Além disso, é possível também obter diversos dados e informações sobre o público que segue sua página de sistema de gestão empresarial, como:

  • Localização;
  • Gênero;
  • Idade;
  • Faixa etária;
  • E períodos de maior atividade na plataforma.

Outro recurso interessante voltado para quem tem a conta comercial, ou seja, o perfil business, é a possibilidade de promover postagens.

O próximo passo é descrever corretamente seu negócio logo na bio de sua página do Instagram, criando uma apresentação forte do seu negócio.

Essa descrição não deve deixar margens de dúvidas sobre o segmento que você atua, bem como sobre os produtos oferecidos aos clientes.

Se você conta com site para vendas de adesivo impresso, por exemplo, você certamente precisa deixar o link dela em sua bio. O Linktree é uma ferramenta que você pode usar para o caso de precisar agregar múltiplos links em sua bio.

  1. Invista na postagem de fotos e vídeos com boa qualidade e descrição

Algo que precisa ser trazido e pontuado em um artigo sobre o Instagram, sendo uma informação muito importante, é que essa se trata de uma rede social altamente visual.

Para realizar suas vendas e criar um relacionamento com seu cliente pela plataforma é preciso ter isso em mente: invista em boas fotos, com qualidade para que seus clientes conheçam os produtos.

Aproveite a funcionalidade dos vídeos para mostrar características mais detalhadas dos produtos, como proporções e acabamento.

Com a criação das postagens, bem como dos vídeos, você pode também criar bons conteúdos, mostrando coisas como o modo de usar, além dos benefícios trazidos pela mercadoria.

Faça legendas detalhadas e informe todos os dados do produto, como preço e condições de pagamento. Não deixe para relevar preços somente nas mensagens privadas, chamadas popularmente de DM ou direct.

Essa é uma tática que costuma ser prejudicial, dificultando operações de venda e afastando clientes em potencial.

  1. Use hashtags

Para indexar conteúdos de sua loja de sensores de segurança, as hashtags são suas aliadas. Quando bem aplicadas, as hashtags podem ser uma excelente ferramenta para atrair novos seguidores para sua página, alavancando suas vendas.

Para uma estratégia eficiente, pesquise quais são as principais hashtags usadas no seu segmento de mercado, e invista em seu uso em seus posts. No site Tags Finder você pode encontrar auxílio para essa tarefa.

Com o uso de hashtags mais pessoas visualizam suas postagens e chegam até seu perfil de forma mais fácil.

Se sua página tiver fotos de qualidade, oferecer um conteúdo que gere valor ao usuário e boas descrições bem completas de seus produtos, é bem possível que você ganhe um novo cliente.

O Instagram permite o uso de até 30 hashtags por post, mas aconselhamos usar o recurso com moderação.

  1. Use a função “Loja”

Permitindo que diversas marcas cadastrem e vendam seus produtos no Instagram, a função de compras do Instagram traz funcionalidades úteis para uma loja de serviços de informatica.

Esse é um recurso que diminui o caminho de compra do cliente, que com isso não precisa sair da plataforma para realizar sua aquisição. Para você criar sua loja na rede social é preciso primeiro ter uma conta comercial e uma página do seu negócio no Facebook.

O próximo passo é vincular o perfil do Instagram ao seu catálogo do Marketplace ou do Gerenciador de Negócios. Aproveite os posts para fazer a marcação dos produtos.

  1. Aproveite os Stories

O Stories são uma ferramenta muito útil para gerar mais engajamento entre seguidores e marcas no Instagram. O uso de Stories cresceu 21% de 2018 a 2019, de acordo com um levantamento da empresa Social Bakers.

Esse sucesso se deve, principalmente, pelo formato dinâmico dessa ferramenta, que permite a criação de uma relação de proximidade com o consumidor.

Aproveite a funcionalidade dos stickers nos Stories, como os testes, enquetes e perguntas, criando conteúdos que permitam a interação do público.

Aproveite a ferramenta para mostrar os bastidores do seu negócio, momentos descontraídos e a composição da equipe, para aproximar o público.

  1. Responda DMs e interaja com os seguidores

Para garantir a satisfação e a fidelização de seus clientes é fundamental um bom atendimento e a existência de interação entre as partes. Lembre-se sempre de checar sua caixa de mensagens, respondendo aos clientes com o máximo de agilidade que você puder.

Além de permitir um contato mais direto com o consumidor, as Direct Messages, ou DMs suportam o envio de links, um ótimo recurso para você redirecionar o usuário para o seu site de vendas.

Interaja com seus seguidores aproveitando comentários para construir um diálogo com cada um dos seus clientes. Reposte na sua página de sistema de climatização os Stories de seus clientes com seus produtos.

  1. Faça parceria com influenciadores

Para criar uma ponte entre sua marca e o público, apostar em influenciadores digitais é uma ótima opção. Nesse tipo de negócio, a empresa se beneficia da confiança que o influencer já tem com seu público, afetando diretamente a decisão de compra deles.

Pesquise formadores de opinião que podem ajudar na divulgação do seu negócio, atuando em seu segmento. Para quem está começando com sua loja no Instagram, uma boa ideia é apostar nos microinfluenciadores, abrangendo um mercado bem segmentado.

  1. Ofereça descontos exclusivos, cupons e ofertas para os seguidores

Para chamar atenção dos seus consumidores, aposte nas ofertas e descontos, criando promoções e cupons exclusivos para seus seguidores. Aproveite essa oportunidade para criar novas postagens e Stories nessa rede social, movimentando seu Feed.

Aproveite também para criar concursos para promover sua marca. Isso ajuda no engajamento e na atração de novos seguidores que podem se converter em clientes futuramente.

Considerações finais

O Instagram é uma ferramenta poderosa para as vendas, e você pode potencializar suas estratégias aprimorando o seu planejamento.

Quanto mais presente no ambiente digital você se encontra, mais perto de seu público você está, e essa é uma das principais vantagens de se posicionar nas redes sociais. 

Neste artigo você conferiu 8 dicas para montar uma loja no Instagram, potencializando seu negócio.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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