Ideias de quarto vintage

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em agosto 30, 2022

Entenda o que caracteriza o estilo e veja dicas para planejar um ambiente com essa inspiração. As cores têm papel fundamental nas composições

Você sabe o que é o estilo vintage? A palavra diz respeito a elementos que remetem a épocas passadas, sobretudo entre as décadas de 1920 e 1970, mas representa uma tendência de decoração atual. Pode ser uma inspiração para vários ambientes da casa e funciona muito bem no quarto.

O estilo remete ao aconchego das histórias de família e, ao mesmo tempo, traz possibilidades diversas para deixar esse ambiente tão pessoal com a sua cara. As possibilidades são várias e você pode, desde mesclar elementos vintage com modernos, até decorar o ambiente inteiro no estilo. 

Comece pela pintura das paredes, invista em uma colcha estampada e almofadas, adicione alguns móveis com essa pegada e pronto: você já tem um quarto vintage. Ficou empolgado com a ideia? Inspire-se com as dicas abaixo.

Aposte nas cores

As cores são elementos fundamentais para dar um ar vintage ao seu ambiente. Por isso, comece pintando as paredes. Escolha alguma cor forte e marcante para contrastar com outra cor mais clara ou de outra cor marcante, criando um color blocking, clássico dos anos 70. 

O branco e o preto são um clássico do vintage. Mas, as possibilidades de escolhas de tonalidade são várias. Cores como azul, roxo, vinho, vermelho e laranja também tem tudo a ver com estilo. Se você quiser uma decoração mais ousada, também pode apostar em um desenho ou efeito especial na pintura.

Os móveis também podem ser coloridos e, se você tem talento para DIY, pode reformar aquela escrivaninha ou mesinha de cabeceira da sua avó, usando uma cor marcante. Fica vintage e moderno ao mesmo tempo. 

Invista em itens-chave

Para fazer uma decoração vintage você não precisa trocar todos os móveis do quarto por objetos antigos. Essa até é uma possibilidade, mas não a única. Também dá para inserir alguns elementos que tenham essa pegada, contrastando com outros objetos mais modernos. Essa mistura, inclusive, cria um efeito bem legal.

Uma ideia é comprar um lustre ou luminária que tenha um estilo antigo para instalar num local de destaque, no centro do quarto, por exemplo. Ou colocar uma poltrona vintage naquele cantinho da parede colorida. O importante é colocar essas peças em locais que atraiam os olhares de quem entra no ambiente.

Considere a madeira

A madeira é um material que dá um ar vintage até mesmo em móveis com o design mais moderno. Manter alguns elementos na cor natural, como a cabeceira da cama ou o guarda-roupas, pode ser uma estratégia para criar um equilíbrio num ambiente que já tem outros itens em cores marcantes.

Complete com texturas e estampas

Texturas diferentes, como o veludo, e estampas floridas, em poá, xadrez, geométricas ou coloridas são o toque final para deixar o seu quarto vintage e podem estar em vários detalhes. Na cortina, na roupa de cama, aplicadas como colagem em detalhes de alguns móveis, nas almofadas, etc.

Instale quadros e molduras

Os quadros, com cartazes de filmes ou álbuns que marcaram as décadas passadas também são ótimos elementos para decorar um quarto vintage. Se eles estiverem em molduras antigas e/ou coloridas, melhor ainda. 

Aliás, essas molduras podem até mesmo compor a decoração sem nada dentro. Ou serem utilizadas para colocar um espelho (ou vários).

Complemente com objetos de época

Como toque final de uma decoração vintage para o quarto, você pode inserir objetos de outra época. Se eles tiverem um valor sentimental, melhor ainda. Mas também é possível encontrar boas ideias em brechós e lojas de antiguidades. Nada mais vintage do que algo que realmente veio do passado.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade