Gripe: Confira os melhores chás para ajudar no tratamento

Tempo de leitura: 8 min

Escrito por gabriel
em setembro 1, 2022

O chá é uma excelente forma de ajudar a amenizar os sintomas da gripe. Existe uma grande variedade de ervas e plantas medicinais que te auxiliam naqueles dias em que a gripe te derruba e você não consegue fazer nada.

Algumas plantas medicinais apresentam propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, como é o caso dos chás de limão, alho, equinácea, sabugueiro ou tília.

Além disso, também existem as ervas com propriedades antimicrobianas, como o chá de canela e anis-estrelado. Já a equinácea e a camomila possuem propriedades descongestionantes.

Devido às suas características medicinais, são ótimas estratégias para amenizar os sintomas da gripe e ajudar no desconforto causado pelo vírus.

Além dos chás, é essencial comer bem durante esse período em que o corpo está lidando com a gripe, isso pode melhorar muito o bem-estar, pois fortalece o sistema imunológico e ajuda a aliviar sintomas como:

  •  Congestão nasal;
  •  Febre;
  •  Sensação de cansaço;
  •  Dor no corpo. 

A ingestão de calorias e líquidos durante a gripe é muito importante, pois vai ajudar o corpo a combater o vírus e na liberação de toxinas que acabam se formando em nosso corpo através da urina.

Se antes de ficarmos doentes o funcionamento adequado do nosso sistema imunológico já é importante, durante o quadro infeccioso é ainda mais importante, pois é ele que vai combater o vírus da gripe.

Devido a isso é preciso que fiquemos atentos a uma alimentação nutritiva com alimentos que ajudem a melhorar a resposta do nosso sistema imunológico e com isso combater a gripes e resfriados.

Alimentos que te ajudam nos sintomas da gripe

Dê preferências para alimentos líquidos, como os próprios chás, sopas e sucos, que vão ajudar a combater alguns dos sintomas. As frutas e legumes também são ótimos aliados, pois possuem nutrientes essenciais para o nosso corpo.

Nutrientes e vitaminas A, E e C, ou como o zinco e o selênio são ótimos aliados para melhorar a imunidade e acelerar a resposta do nosso corpo.

Por isso as frutas e legumes que possuem essas vitaminas fazem com que o corpo reaja melhor, ampliando nossas defesas, além de aumentar a quantidade de água e fibras.

As frutas mais indicadas são as cítricas já que apresentam um alto teor de vitamina C, são elas laranja, limão, abacaxi e morango.

As vitaminas A, C e E estão presentes no alho, batata, cenoura e pimenta, ótimos ingredientes para se fazer um caldo. As sopas possuem bons níveis de sódio e potássio, ajudando no controle da febre, pois regulam a temperatura corporal.

É essencial que você beba muita água nesse período, pois ela ajuda a hidratar o seu corpo e repor os líquidos que você perdeu, principalmente em casos de febre.

Se no seu bairro não existe tratamento de água, opte por águas filtradas ou ferva a água que vem da torneira, pois seu sistema imunológico já está fraco e uma água não adequada pode piorar os sintomas.

Uma boa forma de consumir essas vitaminas é por meio de sucos, que são excelentes para aliviar a sensação de calor do corpo. Além disso, você pode introduzir os legumes e frutas através deles.

Opte por folhas verdes como couve, espinafre ou erva-cidreira. Além de uma boa alimentação, é fundamental o repouso, pois o corpo precisa desse tempo para se recuperar.

Pense que uma pessoa gripada que passa o dia trabalhando com um fornecedor de seringas, ao chegar em casa precisa diminuir o ritmo e descansar, senão o corpo nunca vai conseguir se curar da gripe.

Isso vale para todos, pois é importante se recuperar bem para que seu corpo não fique fraco.

Chás para auxiliar o tratamento da gripe

Os chás atuam no alívio da dor de garganta e na congestão nasal, já que ao tomarmos a bebida, inalamos o vapor, fora todas as propriedades que contêm em seus ingredientes.

São plantas e ervas de fácil acesso que provavelmente você já tem em casa e não precisa de uma licença ambiental ou algo parecido para conseguir, são elas: limão, camomila entre outros.

Veja a seguir alguns dos chás para te ajudar a aliviar os sintomas da gripe como febre, coriza entre outros que tanto irritam nesse momento.

1. Chá de mel e limão

É um ótimo remédio natural, o chá de limão com mel ajuda a descongestionar o nariz e a garganta, com isso melhorando a respiração.

Ingredientes

  • Suco de 1 limão;
  • 2 colheres de sopa de mel;
  • 1 xícara de água fervente.

Modo de preparo

Adicione o mel à xícara de água fervente, misture bem até que se torne uma mistura homogênea, em seguida acrescente o suco do limão. É importante que o consumo seja imediato para garantir as propriedades da vitamina C presente no limão.

Devido a isso, o suco só pode ser adicionado quando a mistura entre a água quente e o mel já estiverem pronta. É recomendado o consumo de 2 a 3 vezes ao dia para que o tratamento da gripe seja mais eficaz.

2. Chá de equinácea

Um ótimo remédio caseiro, pois estimula o sistema imune e a sudorese, que aumenta a transpiração ajudando no combate à febre.

Ingredientes

  • 1 xícara de água fervente;
  • 1 colher de sopa de folhas secas de equinácea.

Modo de preparo

Deixe a equinácea na água fervente por 10 minutos, coe e tome logo em seguida. Ela também é encontrada por meio de cápsulas em farmácias, lojas de produtos naturais ou através da internet.

É importante consultar um médico ao utilizá-la em cápsula para seguir a quantidade adequada de consumo.

3. Chá de alho

O alho possui propriedades antimicrobianas, analgésicas, expectorantes e antigripais, sem contar que é um antisséptico pulmonar, tudo isso devido à alicina e a aliina, que são componentes do alho.

Devido a isso, ele é um ótimo aliado ao tratamento natural da gripe.

Ingredientes

  • 3 dentes de alho;
  • 1 colher de mel;
  • 1/2 limão;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo

Amasse os dentes de alho, leve a uma panela com água e deixe ferver por cerca de 5 minutos. Acrescente o limão espremido e adoce com mel. Consuma ainda morno para aproveitar todas as suas propriedades.

4. Chá de sabugueiro

A tília, juntamente com o sabugueiro, aumentam as defesas do organismo e com isso promove a sudorese, diminuindo os sintomas da febre.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de folhas de sabugueiro;
  • 1 colher de sopa de tília;
  • 1 xícara de água fervendo.

Modo de preparo

Acrescente as folhas tanto de sabugueiro com a tília na água fervendo, tampe e deixe descansar por 10 minutos e coe. O consumo deve ser feito 3 vezes ao dia.

5. Chá de anis-estrelado

O anis-estrelado é capaz de promover a eliminação do vírus da gripe graças a sua composição que contém ácido chiquímico, com propriedades antivirais.

Ingredientes

  • 1 colher de chá de anis-estrelado moído;
  • 250 ml de água fervente.

Modo de preparo

Acrescente o anis-estrelado na água fervente por cerca de 10 minutos, coe e consuma ele morno. É indicado o consumo de 2 a 3 xícaras por dia.

6. Chá de gengibre

Graças às suas propriedades analgésicas, antipiréticas e antibacterianas, o gengibre é eficaz no combate à gripe, principalmente nos chás potencializados pelo mel e limão.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de gengibre fresco;
  • 1 colher de sopa de mel;
  • 1 xícara de água fervendo;
  • Limão a gosto.

Modo de preparo

Coloque o gengibre fresco e cortado na água fervendo e deixe por cerca de 10 minutos, coe e acrescente o mel e um pouco do limão.

Todos esses chás são indicados como uso complementar no tratamento de gripes e resfriados.

A gripe ocorre ao longo do ano em alguns surtos, porém costuma ser mais frequente em períodos mais frios como é o caso do inverno, onde a análise do ar é mais seco. Com as temperaturas mais baixas, as pessoas tendem a ficarem em lugares mais fechados.

Com isso ocorre o aumento da transmissão do vírus da gripe, graças às partículas de secreção infectadas que ficam suspensas no ar, fazendo que esse ambiente mais fechado seja perfeito para proliferação do vírus.

Ambientes fechados, como ônibus ou as próprias empresas, que muitas vezes utilizam apenas o ar condicionado, sem deixar nenhuma corrente de ar, fazem com que muitos funcionários adoeçam.

Existem algumas empresas que prestam o serviço de atestado médico ocupacional, onde acompanham os funcionários periodicamente ajudando a reduzir o adoecimento dos trabalhadores. Isso é muito importante, pois faz com que todos fiquem mais seguros.

Mas podemos tomar alguns cuidados para proteção contra gripes e resfriados, além de uma boa alimentação como já mencionado, para que o sistema imunológico consiga combater essas infecções.

Medidas simples como o uso de descartaveis cirúrgicos, as famosas máscaras de proteção são fundamentais, pois criam uma barreira de proteção.

Geralmente as gripes duram poucos dias, e tomando alguns desses chás recomendados você irá se sentir melhor, mas fique atento: em pessoas vulneráveis, a gripe tende a ser mais perigosa.

Por isso é importante consultar um médico, pois alguns casos podem evoluir para uma pneumonia ou outras doenças, com a perda da capacidade pulmonar podendo a precisar em alguns casos de respirador pulmonar.

Se você observar que as gripes estão constantes e nenhum medicamento ou chá que ajudem o sistema imunológico estão auxiliando nos sintomas, é importante que se investigue, pois esse pode ser um sinal que o seu corpo está dando.

É fundamental que você procure ajuda de um médico especialista, pois pesquisas na internet não irão te ajudar. Busque algum centro de medicina do trabalho e faça alguns exames para ter certeza que está tudo bem.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade