10 dicas para usar o Google Meu Negócio para divulgação do seu negócio

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em abril 20, 2022

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10 dicas para usar o Google Meu Negócio para divulgação do seu negócio

O Google se destaca como uma das maiores empresas de tecnologia do mercado atual. Posição conquistada principalmente por causa da alta relevância acerca dos serviços apresentados em sua plataforma de busca, acompanhando as necessidades do público.

Permitindo dessa forma com que um usuário encontre os mais variados tipos de conteúdos, produtos ou serviços através dessa plataforma digital de busca. Isso dentro de uma relação que acaba sendo positiva tanto ao público quanto às empresas presentes na internet.

Uma dupla relação que acaba por explicar os motivos por trás da ampliação cada vez maior do Google como uma ferramenta digital. Sendo positiva para os mais diferentes tipos de perfis que podem ser encontrados na internet, passando pelo consumidor e pelos negócios.

Ambos a dividirem um mesmo espaço, facilitando assim que empresas de sistemas consigam não só atuar, trazendo melhores benefícios aos seus clientes, como também seja possível com que esses empreendimentos sejam facilmente encontrados na rede.

E é justamente nessa relação entre as empresas e o seu público, principalmente acerca da forma com que os seus serviços podem ser facilmente encontrados diante de tal plataforma de busca, que o Google frequentemente apresenta novidades nesse sentido.

E uma dessas ferramentas recentes é o Google Meu Negócio, capaz de garantir com que negócios dos mais variados setores, de um serviço de montagem elétrica até uma loja de material de construção, consigam destacar seus negócios presenciais dentro da internet.

As funcionalidades do Google Meu Negócio

Tal ferramenta do sistema Google trabalha com um foco específico em estabelecimentos comerciais que buscam destacar os seus serviços através da internet, facilitando assim com que os usuários encontrem todo tipo de negócio que corresponda às suas demandas.

Essa aplicação pode ser facilmente acessada por meio dos navegadores de busca a serem usados pelos usuários, seja em seu computador desktop ou por meio de seus dispositivos móveis, como um celular ou tablet.

Tudo por meio do sistema tradicional do Google, sem que seja necessário utilizar uma plataforma específica no caso. Isso porque tal aplicação surge exatamente quando um usuário pesquisa por uma loja ou serviço específico, se levando a tal aplicação.

Como na busca por uma empresa que atue com reparos de equipamentos e peças, como um motor de partida, sendo então apresentado a uma série de companhias que possam trabalhar com tal tipo de serviço, com uma a se destacar via Google Meu Negócio.

Com essa aplicação surgindo no topo da página de respostas do Google, via dispositivos mobile, enquanto no formato desktop sua presença pode ser visível no canto superior direito, contando com informações de grande importância para uma empresa.

Ajudando a mesma a ter uma melhor relação comercial com seus possíveis clientes, que tiveram esse primeiro contato com o seu negócio a partir deste serviço de busca. Existindo então uma série de possibilidades em relação ao uso de tal instrumento digital.

10 possibilidades comerciais do Google Meu Negócio

Essa ferramenta do Google apresenta grandes possibilidades para o cenário comercial, permitindo com que um negócio intensifique as suas atividades de acordo com as buscas a serem realizadas junto dessa plataforma de pesquisa.

Com o Google Meu Negócio trabalhando com uma aplicação específica, capaz de acompanhar as novas ferramentas a serem adotadas por um empreendimento, tal como um negócio que adota o uso de um software para restaurante.

Levando assim as suas atividades presenciais para o cenário da internet, e tendo o Google Meu Negócio como um grande parceiro nesse sentido. Principalmente por causa das aplicações presentes nessa plataforma, tais como:

  1. Endereço do seu negócio

Um dos grandes desafios em relação ao destaque a ser conquistado por um estabelecimento comercial está na visibilidade do mesmo. Sendo preciso encontrar um bom ponto físico, de fácil acesso ao público, em uma região de grande movimentação.

O que acaba por colocar em evidência centros comerciais, tais como shopping centers, existindo na internet uma forma também de atuar com o destaque de tal empreendimento, mostrando, por exemplo, a proximidade com que um usuário se encontra de tal negócio.

Para isso usando de um sistema de GPS do aparelho móvel de tal usuário, mostrando-se assim a distância de tal indivíduo para uma loja que trabalha com a venda de equipamentos relacionados à instalação de painéis elétricos, para quem busca realizar uma reforma.

  1. Informações relevantes

Além da questão do endereço, existem também outros conjuntos de informações que são importantes para que seja possível encontrar em contato com um empreendimento. Esteja disponível no formato físico, digital ou híbrido.

Entre esses dados é possível destacar:

  • Telefone;
  • E-mail;
  • Site;
  • Número de WhatsApp.

Ou então qualquer tipo de informação que possa ser relevante para que um negócio consiga contar com um acesso em relação aos seus consumidores.

  1. Promoção comercial

Fora a divulgação em si do seu projeto comercial, o Google Meu Negócio permite também a comunicação de ações promocionais serem adotadas por tal empreendimento, dando destaque a eventos próximos que poderão ocorrer em relação a tal marca.

Seja uma promoção, como na distribuição de cupons de desconto, ou então por meio do destaque a ser dado para o lançamento de uma nova linha de produtos, por exemplo.

  1. Divulgação digital

Diretamente associado a isso, é possível então destacar as melhores possibilidades associadas à divulgação do seu negócio, principalmente quando ele não possui nenhum perfil digital. Usando do Google Meu Negócio como uma plataforma para tal sentido.

  1. Maiores possibilidades comerciais

Junto do destaque que pode ser alcançado para um empreendimento comercial presencial, existem também as possibilidades a serem atingidas por um negócio de teor digital, que usa de tais plataformas para otimizar o seu sistema de vendas.

Tal como uma fábrica que atue como fornecedora de equipamentos de segurança, tal como câmeras, alarmes ou um controlador de acesso. Sendo possível comercializar seus produtos diretamente por meio dessa plataforma do Google.

  1. Vitrine virtual

E, se é possível ampliar essas possibilidades comerciais de um negócio, é por causa dessa maior divulgação sobre os seus produtos e serviços, usando de tal plataforma como uma vitrine para as mercadorias a serem comercializadas pelo seu negócio.

  1. Informações gerais do seu negócio

Outro ponto importante para que um negócio consiga se destacar, junto ao público ao qual ele almeja conquistar, é por meio da exibição de informações que possam ser relevantes para tal audiência.

Questões como o preço desses produtos, ou até mesmo o horário de funcionamento de um negócio, quando se trata de um empreendimento presencial no caso.

  1. Esclarecimento de dúvidas

Diretamente associado a essa posição clara a ser adotada por um negócio, é importante destacar a forma com que o Google Meu Negócio pode ser usado para responder questionamentos levantados pelo público que se interessa por seus serviços.

Como informações acerca do serviço de coleta de solo, procedimento importante para que seja possível destacar a qualidade de um solo para a plantação de certas culturas. Sendo possível assim tirar dúvidas referentes a quem procura por tal tipo de serviço.

  1. Avaliação dos clientes

Além de tirar dúvidas dos seus possíveis clientes, tal aplicação digital permite também destacar as opiniões a serem levantadas pelos consumidores que já foram alcançados por um negócio.

Com a possibilidade de destacar elogios dos próprios usuários, permitindo aumentar a percepção sobre tal negócio ao contar com essa recomendação a ser levantada pelo próprio público.

  1. Custo-benefício

Finalizando essa relação benéfica de possibilidades trazidas pelo Google Meu Negócio, é importante destacar o custo-benefício em relação ao uso de tal plataforma, já que todas essas aplicações podem ser acessadas de forma gratuita.

A única ferramenta Google que exige um certo investimento financeiro é o Google Ads, relacionado ao uso de anúncios, que pode então otimizar o destaque a ser alcançado pelo Meu Negócio, mas que não se trata de uma obrigação em relação ao seu uso. 

E se existe um motivo pelo qual todas essas aplicações devem ser consideradas em relação ao uso do Google Meu Negócio, é por causa das vantagens comerciais a serem alcançadas pelo seu empreendimento através de tal aplicação.

Benefícios gerais do Google Meu Negócio

Da mesma forma com que se deve fazer uma constante atualização de firmware dos seus sistemas digitais de negócio, garantindo uma frequente modernização dos seus empreendimentos, o mesmo é válido para suas ações comerciais.

O que leva ao uso do Google Meu Negócio, que entre os seus benefícios é possível destacar:

  • Conquista de novos clientes;
  • Maior reputação de um negócio;
  • Acesso a dados e métricas;
  • Maior alcance de uma marca.

Tudo a garantir com que tal empreendimento consiga atingir suas metas de mercado, elevando assim o seu valor na mesma medida com que tal negócio consegue se destacar através das plataformas digitais.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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