Google ADS: Como aprimorar uma campanha?

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por lucas
em novembro 23, 2022

O Google Ads, que anteriormente era chamado de Google Adwords e ainda é conhecido assim por muitas pessoas, é uma ferramenta essencial para quem trabalha com publicidade paga no meio online.

Mas para que o sucesso esperado seja alcançado com ele, é preciso saber como fazer a otimização de campanhas nessa ferramenta da maneira correta.

Para isso existem várias opções do que fazer, sendo desde analisar a convivência, até planejar as palavras-chave que mais darão certo para a estratégia.

Pensando nisso, o presente artigo será apresentado com o intuito de explicar o que é Google Ads e dar dicas para melhorar uma campanha de publicidade nele.

Além disso, serão apresentados alguns passos sobre como um negócio que vende cobertura comercial pode fazer uma campanha de sucesso no Google Ads.

Entendendo o que é Google Ads

Resumidamente, o Google Ads é uma plataforma da empresa Google que foi criada com o intuito de ajudar as empresas a elaborarem seus anúncios pagos da melhor maneira.

Essa ferramenta permite que seja feita a divulgação tanto de produtos quanto de serviços na internet, isso de forma rápida e altamente eficiente.

E a melhor parte é que a empresa que fornece motorista particular para viagens longas pode escolher a opção de pagar somente quando as pessoas clicarem em seus anúncios.

Isso porque existe a possibilidade de criar vários tipos de anúncios que ganham objetivos de aumentar o engajamento do público fazendo com que eles comprem um serviço ou produto do site.

Ou até mesmo para que eles somente visualizem os conteúdos postados nos canais sociais que podem levar a decisão de compra, alguns desses canais são:

  • Instagram;
  • Facebook;
  • YouTube;
  • Sites institucionais;
  • Blogs;
  • Twitter.

Os clientes em potencial também podem ser impactados com os anúncios do negócio ao realizarem uma busca pelo famoso Google, e essa estratégia pode ser adaptada para outros buscadores.

Essa busca pode ser feita no mobile através de diversos dispositivos móveis como celulares, tablets e notebooks ou através de computadores.

Como melhorar uma campanha no Google Ads?

Existem algumas dicas que podem ajudar na otimização de uma campanha no Google Ads que podem servir tanto uma empresa que faz içamento de cargas nr 18 quanto para qualquer outra, são elas.

  1. Utilizar o planejador de palavras do Google

Usar o próprio planejador de palavras chave do Google é a melhor dica que alguém que deseja criar anúncios mais direcionados pode seguir.

Com ele, se torna possível saber quantas buscas no mês algumas palavras-chave têm, podendo assim ajudar o gestor a decidir os melhores termos para usar na campanha.

  1. Fazer o anúncio aparecer aumentando o orçamento

Buscar destacar ainda mais os anúncios nas plataformas aumentando o orçamento deles ajuda a fazer com que eles sigam sendo relevantes por muito tempo.

Esse investimento deve ser feito ainda mais quando as páginas não conseguirem alcançar os primeiros resultados na página inicial de pesquisa do Google.

  1. Estar de olho nas conversões

É essencial para a empresa manter ativado o acompanhamento das conversões para poder saber em tempo real todas as infrações sobre a campanha.

É possível saber quando palavras-chave trouxeram os melhores resultados baseando-se nos objetivos que foram propostos.

  1. Analisar os resultados

Quando uma campanha acaba mostrando resultados ruins para uma clínica que faz angiotomografia arterial de crânio, é essencial melhorá-la ou até mesmo criar uma nova.

E para saber sobre o sucesso ou fracasso dela é fundamental que os resultados sejam sempre analisados e monitorados pela equipe responsável.

  1. Deixar claro o preço do produto ou serviço

Se for possível, o indicado é incluir também o preço do serviço ou produto já no próprio anúncio que está ofertando o mesmo.

Isso eliminará cliques curiosos e aumentará as chances dos usuários interessados se aprofundarem na proposta e fecharem a compra.

  1. Usar o espaço de maneira otimizada

Um anúncio do Google Ads tem em média 35 linhas de caracteres para que o anúncio possa ser descrito de maneira clara e resumida.

Para muitos esse espaço é pequeno demais, por isso ele deve ser pensado e utilizado de maneira otimizada para que tudo o que o usuário precise saber caiba nele.

  1. Oferecer promoções e descontos

Disponibilizar tanto uma promoção especial quanto descontos altamente exclusivos pode ser um grande diferencial para a campanha de uma clínica médica integrada.

Estratégias como essas tendem a aumentar muito mais o número de cliques que o anúncio recebe no tempo em que está ativo.

  1. Se aproveitar de Call To Action

É indicado usar de forma ampla as call to action (chamada para a ação), tanto nos anúncios comuns quanto em anúncios mais elaborados.

Os comandos usados no call to action ajudarão os usuários a tomarem uma decisão a partir do momento que tiverem acesso ao anúncio.

  1. Direcionar anúncios para dispositivos móveis

A grande maioria das pesquisas e buscas nos dias de hoje são feitas através de dispositivos móveis como smartphones e tablets comprados depois de alguém gerar carnê de pagamento.

Isso porque, as pessoas usam esses aparelhos para estarem sempre conectadas no mundo virtual, por isso cuidar dos anúncios para dispositivos móveis pode trazer um retorno altamente relevante.

  1. Criar grupos de anúncios

É indicado criar grupos de anúncios e que eles sejam divididos em temáticas distintas. Contar com vários grupos de anúncios que tenham poucas palavras-chave em cada um deles ajuda a manter a conta organizada e traz resultados mais certeiros.

  1. Se dedicar aos dispositivos móveis

Nos últimos tempos as pessoas passaram a usar muito mais os seus smartphones do que computadores desktop no dia a dia.

Por isso, o ideal é criar um site com campanhas que também sejam voltadas para o uso no mobile, o que ajudará a aumentar o índice de qualidade e de engajamento e visualização.

  1. Usar aplicativos para otimizar campanhas

Usar aplicativos de edição para otimizar campanhas pode ajudar muito na realização de mudanças na campanha e a aumentar o controle sobre elas.

Ferramentas de edição nesses casos costumam ser gratuitas e permitem que elementos entre grupos de anúncios e campanhas sejam movidas até mesmo em trabalhos offline.

Como fazer uma campanha no Google Ads?

Depois de se cadastrar na ferramenta do Google, existem alguns passo que podem ajuda a tornar o processo de criação de uma campanha mais fácil, são eles:

Passo 1: definir o objetivo da campanha

O passo inicial na criação de uma campanha no Google Ads é definir o objetivo principal para ela, seja para aumentar o número de visitas do site ou aumentar o engajamento do público.

Mas é possível escolher como objetivo uma ação específica do site, como levar os usuários a realizarem um tipo de cadastro em uma newsletter, por exemplo. 

Passo 2: escolher o público que será impactado

O passo 2 é fazer um segmento geográfico da campanha, ou seja, escolher os locais onde as campanhas podem levar mais sucesso para a marca de braquete porcelana morelli.

Para quem tem uma loja física em Campos do Jordão, por exemplo, não é inteligente criar anúncios que cheguem até pessoas de Curitiba já que o produto não chegará até lá.

Passo 3: elaborar os anúncios

Depois de fazer a segmentação é o momento de criar os anúncios que otimizarão as campanhas feitas com o Google Ads.

Mesmo que essa etapa possa variar de acordo com o tipo de anúncio que será usado, sempre será necessário adicionar informações como título, URL e imagens.

Passo 4: escolher o orçamento

Depois de criar os anúncios é preciso escolher qual o orçamento que será liberado para a divulgação da campanha nas redes sociais e locais escolhidos.

O próprio Google já fornece os resultados esperados com o orçamento de acordo com os dados relacionados a ele que vão sendo adicionados.

Passo 5: fazer a publicação dos anúncios

O último passo é fazer a publicação da campanha criada pela empresa fabricante de aquecedor Ariston.

Ao anunciar a campanha ela passa por uma avaliação do Google, ele faz isso para garantir que ela não vai contra nenhuma política da plataforma.

Essa análise é feita em até um dia útil, para que esse processo funcione é preciso se atentar às boas práticas que ajudarão a concretizar essa etapa sem maiores problemas.

Considerações finais

O artigo apresentou algumas dicas extremamente práticas, rápidas, simples e também efetivas para quem deseja fazer uma campanha do Google mais otimizada através do Google Ads. 

Antes de qualquer coisa é extremamente necessário ter uma estratégia bem elaborada na hora de criar ou de otimizar os anúncios da campanha.

Algumas ações como combinar os tipos de campanha mais efetivas, as palavras-chave mais fortes e cuidar da segmentação do público podem ajudar muito no sucesso da campanha.

Isso permite que as chances de conquistar novos clientes aumentem de maneira exponencial, levando a um maior número de vendas e ao sucesso do empreendimento.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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