Gestão Financeira: Por que é tão importante para o seu negocio

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por lucas
em outubro 24, 2022

Pensar em abrir um negócio é analisar, acima de tudo, com muito cuidado, a gestão financeira deste empreendimento. 

Isso porque, é preciso que a companhia se mantenha forte financeiramente falando, não só para atuar no mercado de forma saudável, mas também para superar crises e realizar investimentos em expansão, por exemplo. 

Nesse sentido, para conseguir conquistar uma gestão saudável e sólida, é preciso, acima de tudo, buscar conhecimento nessa área, que pode se dar através de cursos de graduação. 

Porém, acima de tudo, também é necessário buscar por ferramenta de vendas

e estratégias do mercado para garantir uma boa arrecadação de recursos. 

Sendo assim, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre gestão financeira e entenda porque esse tema é tão importante para qualquer companhia. 

Assim como veja estratégias e maneiras de construir uma gestão de recursos sólida para que sua companhia possa alcançar o sucesso no mercado. 

O que é gestão financeira 

Assim como tudo na vida, para que possa exercer uma boa gestão de recursos, o primeiro passo é entender do que se trata, primeiro, se debruçando sobre a teoria para depois exercê-la, de forma exemplar, na prática. 

Sendo assim, realizar uma boa gestão financeira significa planejar e controlar o uso de recursos financeiros da companhia.

Portanto, criar uma gestão significa construir um setor responsável por gerir da melhor forma todas as riquezas arrecadadas pela sua empresa. 

Desse modo, é possível afirmar que dentre todas as funções administrativas de uma companhia, essa, sem dúvidas, é a mais importante e relevante para que sua empresa consiga alcançar o sucesso.

Isso porque, sem uma gestão financeira realizada com excelência, não é possível controlar e planejar o uso dos recursos disponíveis para a companhia. 

Além disso, a gestão financeira tem o poder de influenciar todos os setores do empreendimento, pois o funcionamento de cada um deles depende do orçamento.

Por que gestão financeira é tão importante para o seu negócio

Uma vez que foi possível entender o que é a gestão financeira e perceber que seu controle é algo essencial para um bom desenvolvimento de uma companhia, assim como o CRM online grátis é importante para as estratégias do marketing digital. 

Então, é preciso entender um pouco mais a fundo como essa gestão é importante para qualquer empreendimento. 

Sendo assim, a principal importância de uma boa gestão financeira se dá devido ao fato de que apenas através dessa administração competente de recursos, é possível ter uma estrutura administrativa competente e ligada ao foco do negócio. 

Dessa forma, é possível apontar que sem a gestão eficiente de recursos e o uso de estratégias e ferramentas, como o CRM grátis para conseguir realizar essa administração, não será possível encarar fortes crises, o que pode levar uma companhia à falência. 

Além disso, a gestão financeira também é responsável por ajudar a aumentar a lucratividade da companhia. 

Isso por sua vez, pode atrair mais investimentos e assim, conseguir capitalizar seus recursos e expandir seu segmento no mercado, por exemplo, abrindo novas lojas para que seu empreendimento seja cada vez maior. 

Gestão Financeira: Por onde começar

Assim como já mencionado algumas vezes, ter uma boa gestão financeira significa planejar e adotar estratégias, além de usar ferramentas eficientes, como por exemplo o sistema de CRM gratuito

Dessa forma, por meio do processo organizacional, é possível direcionar todas as ações para que as metas sejam alcançadas de forma consistente e contínua.

Sendo assim, o processo organizacional para construir uma boa gestão financeira deve ser agrupado em algumas funções administrativas que se dividem em cinco etapas. 

Então, confira a seguir quais são essas etapas. 

  • Planejamento;
  • Direção;
  • Comunicação;
  • Controle;
  • Avaliação.

No esquema macro, que contempla a organização como um todo, a gestão financeira participa de múltiplas fases, principalmente no que diz respeito ao planejamento. 

Isso acontece porque a gestão financeira almeja, em primeiro lugar, realizar o gerenciamento dos recursos da empresa.

Portanto, além de usar ferramentas como o CRM de Vendas, é preciso determinar quais são as limitações dos recursos, oportunidades de investimentos e aferição de resultados obtidos. 

Vale lembrar que todo negócio tem que gerar lucro para ser sustentável e a gestão financeira deve girar ao redor desse princípio.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade