Funil de Vendas: entende o que é e como usar a favor do seu negócio

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em novembro 23, 2021

Toda empresa busca meios de aumentar os seus resultados. O funil de vendas auxilia as organizações a ganharem clientes.

Trata-se de um modelo estratégico que monitora as informações sobre a jornada do cliente, desde o primeiro contato até a formalização da venda. Ou seja, ele indica todo o percurso do cliente até o fechamento da compra.

Quando o cliente toma ciência de que precisa de uma solução para certo problema, e essa solução está nas mãos de determinada empresa, ele passa por alguns processos até concluir a ação. Essas etapas indicam o quão próximo ele está de fechar negócio.

O cliente passa da fase do conhecimento do produto, faz pesquisas sobre ele, compra e o recomenda para outras pessoas.

Existe uma distância entre o ponto em que o cliente conhece o bem ou serviço até o momento em que ele começa a ler as avaliações deixadas por outros usuários sobre aquele produto.

Conheça as etapas do funil

O funil de vendas tem três etapas, que são:

  1. Topo do funil

Essa é a fase da prospecção e qualificação de leads. Para os vendedores, são os leads gerados através de ações de marketing e o caminho até serem reconhecidos como leads gerados por vendas. 

O topo do funil é a etapa da consciência, então ele precisará de um especialista. É muito importante oferecer a esse lead materiais que o ajudem a diagnosticar o problema, além disso, é preciso obter informações sobre ele para, então, educá-lo.

  1. Meio do funil

Nessa fase os leads são transformados em oportunidades de vendas. O visitante reconhece que tem um problema a ser resolvido. Ele leu muito conteúdo sobre o assunto, forneceu algumas informações básicas em troca de mais material. 

É importante demonstrar que a intenção é ajudar e não necessariamente vender. Aqui pode ser oferecido ainda mais conteúdo em troca de informações mais profundas sobre ele. 

Nesse processo, ele precisa ser cada vez mais qualificado para a próxima etapa. Seja sincero, transparente e ofereça opções além da compra. 

  1. Fundo do funil

O período de decisão de compra. Aqui estão os leads qualificados, que passaram por todos os processos de educação e são indicados aos vendedores. 

Nesse momento, o lead percebeu que tem um problema que não poderá resolver sozinho. Ou seja, precisa contratar um serviço.

Ele já comparou um fornecedor com outro e vai fazer sua escolha, fechando o funil de vendas, fazendo uma compra e se tornando cliente.

Existe uma quarta etapa que é chamada de pós venda. Aqui a empresa, através da experiência do cliente, busca fidelizá-lo.

Como melhorar a experiência do cliente

Com o objetivo de auxiliar na gestão do relacionamento com o cliente, o crm (Customer Relationship Management), um conjunto de práticas, tecnologia e estratégia de negócios, usa informações de clientes para gerenciar leads e oportunidades de vendas num só lugar.

As informações são muito valiosas e, num cenário de concorrência, servem para alcançar uma melhor abordagem e agilidade nas estratégias das empresas. É um software que armazena informações de clientes atuais e potenciais. 

Num comercial crm a organização é capaz de alavancar os resultados usando a praticidade da ferramenta, pois disponibiliza dados de uma forma clara e objetiva. Isso economiza tempo, resultando num trabalho mais produtivo e focado.

A plataforma, além de otimizar o trabalho, possibilita monitorar o desenvolvimento da equipe e acompanhar o andamento das vendas. 

Um crm grátis permite um melhor posicionamento num mercado atual tão competitivo. As abordagens são mais eficientes, pois ele retém os registros de todos os pontos de contato entre consumidor e vendedor.

Conheça alguns desses dados:

  • Nome completo;
  • Endereço;
  • Telefone e e-mail;
  • Visitas ao site;
  • Descrição das interações.

Assim, os dados dos clientes, leads e as oportunidades são armazenadas num só lugar.

O crm online grátis vai muito além de somente uma lista de contatos. Ele permite um relacionamento duradouro entre a empresa e o cliente, e entrega uma melhor experiência durante todo o decorrer da venda.

Todas as informações trocadas estarão disponíveis como um histórico acessível para o vendedor. Quando o cliente percebe que o vendedor sabe tudo sobre ele, ele cria um vínculo que faz esse consumidor se tornar fiel e defensor da marca. 

Ferramentas como o crm preço, por sua tamanha capacidade de otimização e valores mais baixos, estão cada vez mais acessíveis e fácil de implementar. 

Seu objetivo é otimizar tarefas e melhorar a experiência do cliente, através da sua satisfação, ajudando também na redução de custos e aumento dos lucros.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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