Confira como fazer a manutenção do sistema de freio do seu carro

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em outubro 31, 2022

Ao se tratar dos veículos e do universo automotivo, um dos assuntos mais temidos pelos motoristas de plantão é justamente o sistema de freio, pois ele realmente é um item que afeta significativamente a segurança e o bem-estar dos motoristas.

O sistema de freios é um dos itens que gera uma preocupação entre os motoristas e não é por menos, pois qualquer anormalidade em relação a esse item os motoristas correm o risco de causar acidentes gravíssimos.

Por mais que muitas pessoas tenham em mente o quanto o sistema de freio é algo que deve ser visto sempre, devido ao famoso jeitinho brasileiro algumas pessoas acabam deixando para monitorar esse item na última hora.

Entretanto, essa é uma prática que deve ser evitada ao máximo, pois você está colocando não só a sua vida em risco, mas também a dos seus amigos, familiares e todos ao seu redor em relação ao trânsito.

Normalmente, ao estar buscando uma autoescola para habilitados valor, o sistema de freio geralmente é uma pauta frequente, pois diante da importância que esse item possuiu, as pessoas fazem questão de ressaltar os cuidados em relação a ele.

Além disso, dos diversos sistemas que compõem o carro, o de frenagem é um dos que mais sofrem modernizações, e por isso é necessário sempre estar atento a cada questão, evidenciando a segurança e conforto através de cada momento.

Afinal, como o próprio código de trânsito brasileiro diz, os maiores são responsáveis por proteger os menores, ou seja, é de sua responsabilidade proteger todos à sua volta e evitar ao máximo possíveis acidentes e situações ruins.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre o sistema de freio, evidenciando a significação desse item, sua funcionalidade, a importância da manutenção e principalmente como fazê-la e ter êxito diante desse processo. Confira!

O que é o sistema de freios?

O sistema de freio é composto por uma série de itens que funcionam em conjunto e com isso desaceleram e param completamente o veículo.

A ação de frear é algo que acontece com muita frequência, principalmente quando consideramos algumas cidades do Brasil onde o trânsito é intenso e muitas vezes os motoristas freiam mais do que aceleram.

Diante disso, o carro é composto por uma série de itens fundamentais, como o filtro veicular que protege o veículo de impurezas dos combustíveis ou até mesmo o sistema de ar condicionado.

Entretanto, o sistema de freio realmente é um dos mais importantes e que demandam uma atenção especial, pois eles são utilizados com muita frequência e através deles é que se mantém a segurança e bem-estar das pessoas.

Por isso, por mais que as modernizações e atualizações gerem mais segurança em relação a esse sistema, é de responsabilidade do motorista sempre estar em alerta e verificar a funcionalidade desse sistema.

Com isso, uma informação importante ao ter em mente é que a verificação do sistema normalmente deve ocorrer por volta de 5.000 a 10.000 km rodados, pois através dessa quilometragem já é importante se manter sob alerta e verificar as soluções ideias.

Afinal, o carro é muito mais que apenas um objeto que te leva aonde você quiser, como para o trabalho em uma empresa de urnas funerárias, por isso é necessário conhecer bem os sistemas que o compõem e se manter sempre em alerta.

Funcionalidade do sistema de freio

Como foi até mesmo destacado, o sistema de freios é composto por itens que são responsáveis por trabalhar em conjunto e desacelerando o carro e mantendo também um veículo parado ao estar estacionado.

Dessa forma, de uma maneira mais geral, esse sistema se caracteriza por contar com dois modos de acionamento manual, sendo eles a alavanca e o pedal, a não ser por veículos que são adaptados a pessoas com deficiência.

Sendo assim, diante do funcionamento normal dos carros, os freios e disco têm seu funcionamento através das pastilhas, que são sustentadas dentro de uma pinça hidráulica, recebendo a pressão necessária para fazer com que o carro freie.

Entretanto, estar diante de alguns problemas em relação ao sistema de freios geralmente é pelo fato das pastilhas gerarem um atrito em um disco, o que faz com que o veículo pare totalmente.

Dessa forma, para que se evite esses problemas e realmente se busque uma oficina que trabalhe até mesmo com um conserto de suspensão de carros antes mesmo do pior ocorrer, confira sinais do desgaste do sistema de freio.

  • Ruídos agudos;
  • Vibrações ao frear;
  • Pedal duro ou muito baixo;
  • Carro perdendo o traçado.

Com isso, ao se deparar com alguns desses sinais em seu carro, não tente continuar o percurso ou dar o famoso jeitinho brasileiro, busque uma oficina o mais rápido possível e coloque sua vida e a vida de todos em segurança.

Importância da manutenção do sistema de freios

Como está sendo visto, o sistema de freios é um um dos elementos de segurança mais relevantes em um veículo, por isso realizar a manutenção é uma ação necessária para que alguns defeitos não se tornem em graves consequências.

Além disso, os automóveis são vistos praticamente o tempo estando desde uma cancela automática em São Paulo, as rodovias e afins, sendo assim manter a manutenção em dia é uma forma de prezar praticamente pela vida de todos.

Dessa forma, diante dos sinais destacados no parágrafo anterior, é necessário que os motoristas se mantenham em máxima atenção, não adiando as manutenções preventivas e estabelecendo o máximo de segurança e conforto.

Também vale ressaltar que realizar essa manutenção preventiva é realmente uma responsabilidade social dos motoristas, pois como está estabelecido em lei, os motoristas sempre devem preservar e manter a vida de todos em segurança.

Por isso, por mais que pareça algo pequeno e sem riscos em primeira instância, não ignore os sinais que estão sendo dados e não deixe de fazer a manutenção preventiva em seu automóvel.

Componentes do sistema de freio

Conhecer os componentes é uma das partes essenciais em relação ao cuidado com seu automóvel, pois de fato você entende como é realizado o funcionamento do conjunto e como deve ser feita as manutenções e o cuidado.

Por isso, assim como um conversor para ônibus tem seu papel de importância diante do funcionamento desse veículo, é crucial sempre estar atento ao que compõe o seu carro e formas de se prevenir contra possíveis riscos.

Sendo assim, confira alguns dos principais componentes e sempre mantenha em máxima segurança.

  • Cilindro mestre;
  • Pedal de freio;
  • Cilindros de roda;
  • Pistão;
  • Pinça de freio;
  • Pastilhas;
  • Alavanca;
  • Tambor.

Logo, ao ter essas informações, por mais que seja de uma forma básica, você conhece os principais componentes do sistema de freio e entende de fato a amplitude que esse item possui através do seu funcionamento.

E não se engane ao achar que estar atento ao sistema de freio é só para as pessoas que possuem carros, pois em um automóvel como um triciclo de carga baú também é necessário estar atento a esse conjunto e em seu funcionamento.

Por isso, para que a segurança possa estar sempre em evidência e alguns riscos possam ser evitados, é necessário sempre se mostrar atento ao sistema de freios e em toda a sua composição.

Frequência em que as manutenções devem ocorrer?

Cada fabricante tem especificações diferentes em relação à manutenção do sistema de freios, por isso é fundamental que você leia o manual do proprietário para obter as informações precisas.

Por mais que os manuais muitas vezes sejam ignorados por boa parte dos motoristas, é essencial se preocupar com o que está estabelecido neste local, pois tudo referente ao seu carro estará estabelecido ali.

Os elementos presentes no sistema de freios têm graus de desgaste bem diferentes. Sendo assim, em alguns casos eles vão precisar de reparos precisos ou até mesmo de uma substituição completa deste item.

O mais recomendado no mercado é que mais ou menos em 10.000 km rodados já se inicie uma atenção referente ao sistema de freios e se realize uma manutenção antes mesmo que ocorra algo.

Por isso, ao estar com seu automóvel, por exemplo, indo realizar uma compra de sucata de alumínio e se deparar com 10.000 km rodados em seu carro, busque dar uma atenção e parar em uma oficina o quanto antes.

Além disso, vale ressaltar que em alguns casos antes mesmo dos 10.000 km rodados é necessário que haja a manutenção, sendo assim é sempre importante se manter em máxima atenção.

Caso ocorra em alguns componentes em relação ao sistema de freio, busque um auxílio profissional o quanto antes e evite colocar a sua vida e a vida de todos ao seu redor em risco.

Dessa forma, ao ter em mente como funciona e todas as informações referente ao sistema de freios, você pode notar a importância de mantê-lo sempre em ordem e evitar possíveis riscos e situações complicadas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade