Fisioterapia: entenda a importância e como esse processo funciona

Tempo de leitura: 3 min

Escrito por admin
em julho 4, 2022

Essa área da saúde traz vantagens que vão da já conhecida melhora postural à melhora do sono do paciente

Se você já sofreu uma lesão ou tem alguma dor constante em algum músculo, ou alguma parte do corpo, provavelmente já ouviu que você precisa de algumas adaptações. Entre elas, estão calçados confortáveis, um bom colchão, massagens, alguns remédios e, principalmente, fazer fisioterapia. 

Esse tipo de terapia — que já era explorada na Grécia Antiga — é fundamental para acelerar a recuperação de músculos e partes do corpo que estão feridas, mas, mesmo sendo tão popular e falada, ainda existem muitas dúvidas sobre ela. Entender o que é a fisioterapia, como ela funciona e como ela pode ajudar na recuperação de alguém.

Por isso, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre a fisioterapia nesse artigo!

O que é fisioterapia?

A fisioterapia é uma ciência que estuda doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas no corpo humano. Além de estudar, ela também age para diagnosticar essas doenças, assim como prevenir, recuperar e reabilitar os pacientes por meio de exercícios físicos, massagens, utilização de aparelhos mecânicos, elétricos, eletrônicos e aplicações de luz, calor, frio e eletricidade.

O profissional da área da fisioterapia é chamado de fisioterapeuta e estuda a área em cursos de universidades que podem durar entre três e cinco anos.

Por que a fisioterapia é importante?

A principal função da fisioterapia — assim como de todo tratamento médico — é recuperar o paciente. Além disso, as sessões fisioterapêuticas são fundamentais para melhorar a qualidade de vida deles, diminuir dores no corpo e recuperar órgãos, sistemas e funções do corpo humano.

Com a fisioterapia, é possível também prevenir e tratar obesidade, diabetes, doenças cardio pulmonares, como pneumonia e hipertensão, doenças crônicas, e até mesmo o câncer.

Quais as vantagens da fisioterapia?

Fazer fisioterapia traz uma série de vantagens e benefícios para o paciente. São eles:

Diminuição de dores

As lesões corporais e musculares ocorrem por diversos motivos, como prática de esportes, atividades e esforços físicos, contusões, má postura e incidentes. Quando elas acontecem, é necessário fazer a reabilitação física do corpo e dos músculos, o que é feito por meio da fisioterapia. 

Melhoria da postura

Um problema que muitas pessoas sofrem atualmente é a má postura: seja pelo uso de equipamentos eletrônicos, muitas horas sentado para fazer trabalhos, cadeiras e poltronas mal estruturadas, etc. E essa má postura gera dor lombar, incômodo na coluna e pode até mesmo levar ao desenvolvimento de doenças, como lordose. Em casos como esse, a fisioterapia é fundamental para melhorar os hábitos posturais, reabilitar a coluna e a qualidade de vida.

Controle da insônia

Se você tem problemas para dormir, a fisioterapia pode te ajudar. Muitas vezes, a insônia pode ser causada por problemas físicos, como dificuldade de respiração, bruxismo ou síndrome das pernas inquietas. Quando isso acontece, ter o acompanhamento de um fisioterapeuta é fundamental para tratar a qualidade do sono e evitar outros problemas de saúde que podem se originar da falta dele.

Auxílio em problemas urinários

A incontinência é um dos problemas urinários que afeta muitos homens e mulheres pelo mundo. Ter acesso a um tratamento fisioterapêutico, muitas vezes, é fundamental para a melhora deste problema: a fisioterapia uroginecológica é um dos ramos dessa ciência que contribui para a cura de distúrbios do trato urinário.

Melhora da respiração

A fisioterapia também tem um ramo que estuda e trata problemas respiratórios: é a fisioterapia respiratória, que age para melhorar o transporte do oxigênio no sistema respiratório do paciente, e pode ser usada para tratar ou abrandar doenças respiratórias que são comuns no dia a dia de muitas pessoas, como asma e bronquite.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade