Fim de ano: Veja como Aproveitar as Festas com Equilíbrio

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por mcoutinho
em dezembro 8, 2021

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Fim de ano: Veja como Aproveitar as Festas com Equilíbrio

As festas de fim de ano estão chegando, sendo sinônimo de muita comemoração e diversão para os próximos dias. São vários os encontros que já estão previstos para acontecer como o amigo secreto com seus amigos, a festa da empresa e as ceias de Natal e de Ano Novo. 

Essa é uma época esperada durante o ano todo, pois todos querem aproveitar para curtir esse período de festividades.

Também é um período importante para fazer um diagnósitico organizacional, não só dos negócios, mas também de sua vida pessoal e de seus planos. Mas com tanta festa e diversos pratos deliciosos, é comum ocorrerem certos exageros.

Estes eventos podem ter um grande peso na rotina, interferindo no planejamento do ano todo, seja com alimentação ou exercícios.

É importante manter o equilíbrio, assim como os cuidados com a rotina, como o uso das mascaras de tecido e evitar grandes aglomerações.

Isso não significa que você não deve aproveitar as festas de fim de ano, e sim que deve manter os objetivos que teve durante todo o ano.

É preciso manter o foco no seu bem-estar e na qualidade de vida que você espera, e isso pode ser simples, basta manter sua motivação.

Neste artigo trazemos 10 dicas para você aproveitar as festas de fim de ano com equilíbrio, evitando exageros e aquele peso na consciência que aparece nos pós-festas. Continue lendo e confira nossas dicas.

10 dicas para aproveitar as festas sem excessos

Pontuamos aqui 10 dicas importantes para você aproveitar as festas de fim de ano da melhor forma possível e ainda manter o equilíbrio em suas escolhas.

  1. Não exagere nas comidas

Mantenha sua rotina na alimentação, pensando nos serviços de alimentação que escolher para seu dia a dia. O ideal é escolher um café da manhã sem excessos, mas nutritivo, como um queijo magro com um pão integral ou talvez um omelete de claras.

Para o almoço, o ideal são folhas verdes com bastante proteína, o que mantém o corpo abastecido. É importante não guardar a fome para as festas, pois isso faz com que fique mais difícil controlar a alimentação.

Questione-se sempre antes de comer se está fazendo isso por fome ou ansiedade, ajustando seu comportamento e se policiando em horas de maior ansiedade.

  1. Eleja seus pratos favoritos

Nessa época de festividades são diversos os pratos deliciosos com que você vai se deparar e é importante aproveitar aqueles que você mais gosta, não correndo o risco de se arrepender depois.

Permitir-se é importante, pois existem alimentos que ansiamos o ano todo, então o importante é manter o equilíbrio, com quantidades razoáveis e cuidando para não cometer excessos.

Se você souber aproveitar no momento certo, vai evitar de atacar as sobras das ceias depois que seus convidados forem embora.

Principalmente porque além das guloseimas típicas das festas, você ainda pode querer se deliciar com outros alimentos, como pizzas ou hambúrgueres, escolhendo um local que conte com um bom programa delivery pizzaria.

  1. Não exagere nas bebidas

Outro ponto importante bem típico das festas é o consumo de bebidas alcoólicas, que aumenta bastante. Tenha a mesma atenção com as bebidas que tem na alimentação, pois elas interferem diretamente na dieta e no seu bem-estar.

Não estamos falando para não beber, mas sim se manter consciente para evitar possíveis excessos.

Bebidas alcoólicas mudam o funcionamento normal do organismo, e você deve tomar cuidado com produtos falsificados, garantindo a segurança biológica em tudo aquilo que consome.

  1. Beba muita água

Manter-se bem hidratado deve ser uma constante preocupação, pois é isso que permite o bom funcionamento do organismo. Dê atenção especial à ingestão constante de líquidos, principalmente a água, que não deve ser substituída por outras bebidas.

Se você sabe que vai a uma festa à noite, lembre-se de passar o dia consumindo líquidos, principalmente porque quando estamos bem hidratados é mais fácil tomar boas decisões quanto à alimentação.

Durante a festa intercale o consumo de bebidas alcoólicas com uma boa quantia de água, evitando a desidratação e aquela ressaca no dia seguinte.

  1. Planeje-se com antecedência

Na hora de organizar o cardápio para as ceias, tanto de Natal quanto de Ano Novo, planeje-se com antecedência. Entre em contato com seus convidados conversando sobre o menu, de forma que eles levem bebidas ou pratos de comida para se poupar um pouco.

Uma boa opção é perguntar a eles o que gostariam de levar e sugerir opções saudáveis para a ceia, como espumante, saladas e frutas frescas. Opte também por carnes magras e molhos leves, que combinem com o que você definir para o cardápio.

  1. Faça uma lista

Organize os alimentos em uma lista, o que facilita na hora de conversar com seus convidados. Estimule todos, desde amigos, familiares até colegas de trabalho a optarem por opções leves e saudáveis, como:

  • Espetinhos de frutas;
  • Palitos de legumes crus ou assados;
  • Guacamole;
  • Patês a base de queijo cottage;
  • Sanduíches naturais de atum ou frango;
  • Queijos com pouca gordura.

Com listas e organização é possível arrumar todos os detalhes com antecedência, de forma que você possa se organizar melhor.

Também para organizar e dividir os gastos é uma forma interessante de se planejar, juntando todos os comprovantes emitidos de impressoras fiscais e não fiscais.

  1. Faça escolhas saudáveis

Na hora de organizar o cardápio pense em como legumes assados podem ser ótimas opções de acompanhamento. Por exemplo, abobrinha e berinjela são excelentes opções para assar na churrasqueira durante as festas.

Ao fazer os espetinhos de carne, intercale com fatias de cebola, pimentão e tomates, o que incrementa bastante os pratos. Nas saladas e molhos você pode substituir a maionese por iogurte, tornando seu prato mais leve e saudável.

Farofas podem ganhar um toque especial ao se usar produtos como uma couve bem fatiada ou cenouras raladas. Para a hora da sobremesa, pense em opções à base de frutas, como um delicioso abacaxi assado, morangos ou banana com canela flambada.

  1. Aprecie com moderação

Principalmente na hora das sobremesas é importante manter o controle, para não perder seu foco na dieta. É interessante evitar alimentos fritos, a base de leite condensado, creme de leite, chantilly ou com muito açúcar.

Você pode dar preferência para alimentos como frutas frescas ou mesmo assadas, rabanadas preparadas no forno, castanhas e nozes.

Caso não tenha opções tão saudáveis, saiba aproveitar com moderação. Você pode escolher apenas um tipo de sobremesa pegando pequenas porções ou dividindo com os amigos.

Se você tiver restrições em sua alimentação, esteja atento aos tipos de alimentos consumidos, optando por produtos sem glúten ou sem lactose.

  1. Continue se exercitando

Para evitar o peso na consciência depois, não deixe de fazer exercícios físicos mesmo durante este período de festas.

Caso esteja sem tempo, planeje-se para atividades simples, mas que gastam energia, como caminhadas com o cachorro, brincadeiras com as crianças ou mesmo subir e descer escadas.

Fique atento com sua saúde e se precisar tenha em mãos um aparelho para medir pressao manual, para evitar possíveis sustos.

  1. Volte à rotina

Depois das festas, volte à sua rotina de alimentação e exercícios, pois nem sempre é fácil manter o controle. Prefira alimentos ricos em fibras, proteínas e alimentos diuréticos, para lidar com inchaços e a retenção de líquidos. Algumas boas opções são:

  • Água de coco;
  • Melancia;
  • Uva;
  • Melão;
  • Abacaxi;
  • Couve;
  • Berinjela;
  • Pepino;
  • Salada de folhas verdes.

Você pode até mesmo aproveitar para retomar uma dieta mais rígida, compensando os dias de festividades.

Considerações finais

Com as festividades e comemorações de fim de ano é importante manter o controle na alimentação, manter sua rotina de exercícios e tomar cuidado com o aumento no consumo de bebidas alcoólicas.

Dê valor e aproveite os momentos com familiares, amigos e colegas de trabalho, afinal essa é a época mais esperada do ano. Apenas tenha cuidado com os excessos, mantendo sempre o bom senso na hora de fazer suas escolhas.

Alimentos mais leves e saudáveis podem originar pratos deliciosos, então use e abuse de frutas e legumes em suas receitas. Se você tem cuidado o ano todo de  seu corpo, é bom estar consciente nesse momento para não perder o controle.

Organize-se com antecedência e se planeje em conjunto com seus convidados para fazer as melhores escolhas, assim ficará tranquilo e sem aquele peso de que saiu da dieta depois que as festas acabarem.

Neste texto você conferiu 10 dicas para manter o equilíbrio em suas escolhas e mesmo assim aproveitar muito as festas. Dê atenção ao seu corpo, mas se permita ter dias de diversão e descontração, pois são muito importantes até mesmo para a saúde mental.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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