Facetas dentárias: Qual a função?

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em setembro 21, 2021

A odontologia é uma área de atuação muito importante para a população no mundo todo, os cuidados essenciais não podem faltar na rotina daqueles que utilizam facetas dentárias ou procuram por uma saúde bucal de qualidade.   

Esse campo de estudo tem o foco nos cuidados com a saúde bucal das pessoas, e os dentistas têm o trabalho de acompanhar de perto como as pessoas estão cuidando de seus dentes e apresentando soluções importantes em diferentes situações.

Você provavelmente conhece ou já conheceu alguém que já teve de utilizar algum aparelho odontológico, seja ele um aparelho fixo, móvel ou aparelho lingual preço, não é mesmo? 

Esse talvez seja o instrumento para tratamentos odontológicos mais conhecido e mais utilizado ao longo da história.

Entretanto, cada vez mais vem surgindo novas soluções na área da odontologia para tornar os tratamentos ainda mais precisos, versáteis e qualificados. 

Para isso, existem duas ramificações importantes na área da odontologia: a tradicional, onde os dentistas observam, auxiliam e acompanham seus pacientes ao longo da vida.

Já a odontologia estética, onde os cirurgiões dentistas executam procedimentos utilizando ferramentas modernas para melhorar a estética dos dentes da população.  

Odontologia estética

Como o procedimento com faceta nos dentes é mais executado no “setor” da odontologia estética, um dos focos deste artigo é trabalhar e entender como funciona esse ramo da odontologia.

De modo geral, a odontologia estética é uma área voltada justamente para o trabalho estético da aparência dos dentes da população. 

Como  sabemos, o sorriso é um dos cartões postais de qualquer pessoa e, infelizmente, muitas pessoas sofrem com problemas em sua aparência, por diferentes motivos, tais como:

  • Má oclusão dentária;
  • Doenças bucais crônicas;
  • Má formação e estruturação dos dentes;
  • Falta de higienização bucal adequada;
  • Falta de acompanhamento odontológico.

Com esses problemas, muitas pessoas começaram a buscar a ajuda de dentistas para resolver essas questões. 

Para trabalhar puramente a estética dos dentes, a odontologia estética é uma área que se desenvolveu muito nos últimos anos e ganhou força, executando procedimentos variados nas pessoas, como o clareamento a laser valor.

Facetas dentárias

As facetas dentárias são instrumentos muito utilizados na odontologia estética e é uma ferramenta que vem sendo cada vez mais procurada, pois pode trazer uma série de vantagens para os pacientes que a utilizam.

Existem dois tipos principais de facetas odontológicas: as de porcelana, produzida em laboratórios, ou a de resina, produzidas a partir da própria estrutura dos dentes dos pacientes.

Independente do modelo, a sua aparência, quando posicionada nos dentes, se camufla, já que ela possui o formato adequado para encaixar nos dentes que precisam de correção, tanto na estruturação ou na coloração.

Diferença entre faceta e lente de contato dental

Outro utensílio projetado cada vez mais pelos dentistas da odontologia estética é a lente de contato dental, que funciona de maneira semelhante a  uma lente ocular. 

Apesar de serem semelhantes e possuírem objetivos parecidos, as lentes e as facetas possuem duas diferenças importantes.

O tamanho e o formato, por exemplo, é uma diferença que merece destaque entre esses dois elementos. 

As lentes são mais finas, quase que imperceptíveis e transparentes, enquanto que quando você colocar facetas nos dentes certamente sentirá uma camada mais grossa sendo aplicada.

Outra diferença importante é em relação a recomendação de uso desses dois instrumentos. Para que a faceta dentária seja aplicada é necessário que o desgaste dentário seja um pouco mais relevante do que para a aplicação da lente de contato dental.

Benefícios das facetas

Bom, para que esse tipo de tratamento tenha esse crescimento que vem tendo nos últimos anos, é necessário que ele traga uma série de benefícios para os pacientes.

Como já dissemos, as facetas são recomendadas para dentes desgastados, que apresentam problemas em sua estruturação ou que estejam com a coloração danificada.

Nesse sentido, as facetas trabalham justamente para resolver esses problemas. Quando você desgasta a coloração dos seus dentes, eles ficam escuros ou muito amarelados, as facetas podem ser colocadas nos dentes para que o sorriso volte a ficar esbranquiçado.

A mesma ideia serve para dentes que estão danificados, com o esmalte dentário deteriorado ou com pequenos problemas estruturais. As lentes garantem um tratamento eficaz, indolor e bastante discreto. 

Esse e outros procedimentos podem ser utilizados por uma questão estética, mas também podem ser importantes em situações emergenciais. 

Ao longo da vida, você poderá se encontrar em uma situação em que precisa saber sobre extração de dente valor, pois percebe que os dentes já estão muito desgastados e não tem mais volta. 

Entretanto, com a ajuda da odontologia estética, que proporciona esse tipo de tratamento, essa situação pode ser reversível em muitos casos. 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Qualivida Online, site no qual é possível encontrar diversas informações e conteúdos sobre os cuidados com a saúde física e mental.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade