Espírito Santo: 10 lugares para conhecer a terra capixaba

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em novembro 9, 2022

O Espírito Santo é um estado da região Sudeste do Brasil que possui diversos locais incríveis para conhecer. Ainda que seu foco seja o extrativismo mineral, existem muitas oportunidades para o turismo.

Por isso, uma pessoa que está saindo de férias de seu trabalho com kit de embreagem recondicionada pode aproveitar muito o estado como um todo.

A região é conhecida pelo belo litoral, que possui algumas das praias mais bonitas do Brasil. Entretanto, existem vários outros locais que podem ser tão interessantes quanto para aproveitar melhor uma época mais fria.

Para aqueles que gostam de história, o estado do Espírito Santo foi um dos primeiros a ser ocupados pelos portugueses durante o processo de colonização, deixando muitas marcas históricas na região.

Outros povos migraram para a região, trazendo também parte de sua história e cultura, como é o caso dos alemães e dos italianos. O Espírito Santo é um dos estados mais interessantes do Sudeste e certamente vale conhecer mais sobre ele.

Dependendo de onde você estiver, é possível fazer uma viagem em um moto triciclo carga baú, tornando até mesmo o trajeto parte da aventura.

Dentro das possibilidades para visitar, é possível citar:

  • Parques naturais;
  • Dunas;
  • Falésias;
  • Mirantes.

O que não faltam são opções, e vale lembrar que existem viagens para todos os bolsos dentro desse tipo de estrutura. Você pode se organizar em uma excursão ou mesmo procurar tudo por conta, sem muita dificuldade.

Com os avanços tecnológicos, um benefício trazido para o público por conta do processo conhecido como transformação digital, uma série de ferramentas para organização de viagens se otimizou.

Além de encontrar passagens e hospedagem, é possível agendar passeios e até mesmo procurar guias de turismo especializados no local, tudo sem sair de casa.

Em alguns casos, com um simples toque em seu smartphone você pode começar a organizar uma viagem incrível que lembrará por um longo tempo. Para isso, é preciso conhecer um pouco do local antes.

Para uma pessoa que trabalha com lubrificante automotivo, conseguir organizar suas férias com qualidade é essencial para repor as energias e aproveitar melhor esse período.

Se você está indo pela primeira vez para o estado do Espírito Santo, saber quais são os principais pontos turísticos é um importante passo para definir onde você pretende visitar primeiro, principalmente se está com limitações de dias e horários.

Lugares para visitar no ES

Para conseguir aproveitar ao máximo sua viagem para o estado do Espírito Santo, você deve conhecer alguns lugares diferenciados que atraem todos os anos milhares de turistas.

Vale lembrar que cada pessoa é única, e você deve planejar a viagem como melhor decidir. Em muitos casos, pessoas diferentes terão prioridades completamente distintas sobre os destinos que desejam conhecer.

Por isso é importante que você procure o melhor desses ambientes para passar suas férias com qualidade e criando momentos inesquecíveis no futuro, aproveitando até mesmo um transfer para aeroporto.

1. Itaúnas

Uma pequena vila próxima da capital é o destino perfeito para os amantes de forró, principalmente pela quantidade de locais dedicados ao estilo musical e à dança.

As belezas naturais de Itaúnas também são um show à parte e passam uma tranquilidade que apenas esse tipo de ambiente pode trazer, tornando a vila um local ideal para quem deseja aproveitar todas as experiências de viagem.

Seja para aproveitar o relaxamento ao longo do dia, ou para curtir a agitação noturna, a vila de Itaúnas é um ambiente ideal para você aproveitar suas férias no estado do Espírito Santo depois de trabalhar com autoescola para habilitados valor.

2. Parque do Caparaó

O Parque do Caparaó possui algumas paisagens deslumbrantes e é ideal para quem gosta de trilhas. Na divisa do Espírito Santo com Minas Gerais, essa é uma das localidades mais acessadas por pessoas mais ativas.

As atividades ao ar livre são muito comuns por aqui, com foco nas trilhas diversas que a região possui. Além disso, ainda é possível aproveitar inúmeras cachoeiras e poços, atrações muito procuradas.

O parque ainda conta com área para camping, se você gosta desse tipo de passeio. Entretanto, é preciso fazer a reserva com antecedência no site do parque para ter o espaço para a atividade.

3. Pedra Azul

O parque da Pedra Azul é um dos principais cartões postais do Espírito Santo, e atrai inúmeras pessoas para aproveitarem as lindas paisagens que o local oferece, todos com a Pedra Azul como plano de fundo.

A pedra em si é uma beleza à parte, formada de granito com gnaisse e possuindo mais de 1.800 metros de altura, ela muda de cor entre o azul e o esverdeado conforme a luz solar reflete nela.

Existem outras atividades para fazer no parque, de esportes radicais a trilhas pavimentadas, tornando o Parque da Pedra Azul um local para turistas de todas as idades, fazendo com que a pesquisa por preço transporte aéreo para a região aumente consideravelmente.

4. Rampa de Ubá

Para aqueles que gostam de voo livre, a Rampa de Ubá é um dos pontos turísticos mais requisitados do Estado. Palco de diversas competições, ela é considerada uma das rampas mais bonitas por conta das paisagens.

Além disso, ela conta com uma infraestrutura de ponta para quem deseja praticar a atividade e saltar do local. Caso você prefira ficar no chão, algumas cachoeiras famosas da região ficam no município de Castelo, próximo da Rampa de Ubá.

5. Anchieta

Anchieta é uma cidade no litoral do Espírito Santo com diversas praias mais badaladas, mas que também possui algumas áreas mais tranquilas para quem deseja aproveitar para relaxar.

O local também tem um forte apelo histórico, com locais como o Mercado dos Peixes, o Santuário Nacional de São José de Anchieta e as Ruínas do Rio Salinas. Para aproveitar melhor todas as atividades, é interessante ir com tempo.

A cidade fica a cerca de 70 quilômetros da capital, e por isso procurar hospedagem na própria cidade é uma boa pedida.

Existem vários hotéis e pousadas que atendem todos os tipos de público, como pessoas que se interessam pelos serviços de uma cozinheira residencial, para todas as faixas de preço.

6. Cachoeira da Matilde

Essa cachoeira, que fica na cidade de Alfredo Chaves, é um lugar perfeito para praticantes de esportes radicais. Ela é um conjunto de quedas d’água que acabam se tornando o rio Benevente.

O local é paradisíaco e pode ser aproveitado mesmo por aqueles que não pretendem aproveitar a parte mais esportiva do passeio. Além disso, Alfredo Chaves possui uma série de outros locais naturais que valem a visita.

Rampas de parapente, o túnel da Matilde e diversas outras cachoeiras tornam o local perfeito para aproveitar as belezas naturais e curtir melhor suas férias.

7. Pico da Bandeira

O terceiro ponto mais alto do Brasil possui uma vista deslumbrante, e muitos turistas se juntam todos os anos para ver o nascer do sol neste local, que é um momento particularmente bonito no Pico da Bandeira.

Além disso, existe todo um caminho de paisagens naturais que vale a pena aproveitar, principalmente para fãs de montanhismo. Além disso, o pico da Bandeira também permite acampar, desde que você faça a reserva anteriormente.

8. Mosteiro Morro da Vargem

O Mosteiro Morro da Vargem é um local para contemplação e relaxamento e possui visitas sempre aos domingos, das 8h às 10h. Durante esse período, todo o templo fica aberto à visitação.

Além disso, uma estátua gigante de Buda, com 33 metros de altura, pode ser visitada no jardim do mosteiro, com outras estátuas menores em volta. É um passeio diferente e muito interessante para aproveitar as férias de sua empresa de serviços de limpeza.

Para aqueles que querem ter uma experiência espiritual mais profunda e buscam reconectar-se, é possível ter a experiência de viver como um monge através de comunicação com o próprio mosteiro com antecedência.

9. Guarapari

Guarapari é uma das regiões mais adequadas para os amantes de praias. O local possui mais de 30 praias distintas, uma mais bonita que a outra, e todas com diversos elementos.

Algumas das praias são mais cheias e badaladas, ideais para quem curte agito para aproveitar suas férias. Já outras são mais silenciosas e permitem um momento mais relaxante ao longo de sua estrutura.

Para quem deseja um roteiro mais natural, é possível aproveitar ainda o Parque Paulo César Vinha, que possui lagoas, trilhas e muitas outras atividades à disposição do turista.

10. Cachoeira Alta

Localizado em um distrito de Vargem Alta, esse é um dos locais mais surpreendentes do Espírito Santo. A cachoeira é cercada por uma bela paisagem natural, e a queda d’água possui aproximadamente 90 metros.

Entretanto, é um local que costuma ficar cheio aos fins de semana. Por isso, o ideal é evitar feriados e outros períodos de aglomeração para você poder aproveitar ao máximo o que o local tem a oferecer.

Considerações finais

Esses são apenas alguns pontos turísticos para você conhecer quando for viajar para o Espírito Santo, mas saiba que o estado tem diversos outros lugares ótimos para você passear, relaxar e aproveitar com a sua família ou amigos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade