Pneus: Entenda as suas medidas e como acertar na escolha

Tempo de leitura: 7 min

Escrito por gabriel
em fevereiro 10, 2022

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Compartilhe agora mesmo:

Pneus: Entenda as suas medidas e como acertar na escolha

Ter cuidado com o pneu é um dos pontos mais importantes da segurança veícular. Estas peças são fundamentais para a estrutura do veículo, e entender como cuidar desses elementos, como o conserto de fricção, é um dos itens básicos para se ter um automóvel.

A segurança é um item de extrema importância, uma vez que ela lida diretamente com sua saúde e qualidade de vida, bem como de outras pessoas que você esteja transportando. Por conta disso, é importante lidar com esse tipo de atividade.

Os pneus nesse aspecto são ainda mais relevantes, uma vez que a falha na compra do modelo ou do tamanho adequado pode levar a acidentes e problemas no trânsito como um todo.

A importância de escolher bem o pneu do seu automóvel

É importante reforçar que o preço de um pneu pode ser tentador em uma promoção, mas é preciso avaliar sua funcionalidade, assim como você faz com um bloqueador antifurto automotivo, bem como com diversos outros itens.

Para conseguir fazer compras efetivas de pneus e garantir uma boa estrutura para seu veículo como um todo, é importante que você se atente às medidas oferecidas pelos fabricantes, garantindo que você fará a escolha certa para esse tipo de atividade.

Para conseguir ter um pneu de qualidade em seu veículo, é preciso avaliar uma série de elementos como:

  • Durabilidade;
  • Material de fabricação;
  • Tamanho;
  • Largura.

Todos estes e muitos outros elementos ajudam a identificar o quão otimizado é o produto, garantindo uma tranquilidade maior para o motorista que sabe que poderá contar com esse equipamento.

Além disso, os cuidados diários são essenciais, olhando sempre questões como alinhamento, calibragem e realizando periodicamente o rodízio para garantir uma estrutura adequada para seus pneus.

Com o tempo, mesmo que você tome todos os cuidados possíveis, a peça irá se desgastando naturalmente e perdendo sua efetividade, ou seja, é preciso, além de contar com uma boa cotação de seguro, buscar por novas alternativas.

Nesse momento, o conhecimento sobre os pneus e suas métricas se faz necessário, ajudando a entender que tipo de produto você deve procurar e como garantir resultados mais efetivos para suas ações.

Entendendo as medidas de um pneu

Agora que você conhece um pouco mais desta peça tão fundamental para o funcionamento de qualquer veículo, é importante conhecer as principais medidas descritas no objeto para escolher o modelo certo para seu automóvel, como uma camara de ar moto preço.

Essa escolha ajuda a garantir uma estrutura de segurança mais adequada para o veículo, seguindo uma série de padrões de confiabilidade e testes anteriores para evitar problemas relacionados ao produto em questão.

Por isso, é muito importante conhecer cada um destes detalhes para fazer uma troca adequada, evitando o risco de deixar o veículo em condições impróprias para os usos.

Essas métricas ajudam a identificar uma série de detalhes do veículo, ajudando na hora de fazer a troca e pensando em como você pode aplicar esse tipo de interação para otimizar os resultados de seu automóvel, verificando a qualidade do bico pneu.

Métricas

A primeira medida de seu pneu, denominada métrica, é uma avaliação específica para o tipo de veículo que o pneu serve. Isso ajuda a identificar de imediato se o pneu serve para seu veículo ou não.

Nesta medida, a letra P é um indicativo de que o pneu é utilizado em carros de passeio, sendo que existem diversas outras para caminhões leves e pesados, ônibus e motocicletas, entre outros.

Esse tipo de métrica também ajuda o profissional de borracharia a separar os pneus, e encontrá-los com mais facilidade quando estiverem prestando um atendimento particular em seu estabelecimento.

Essa medida não é um padrão mundial, entretanto. Os pneus que utilizam a métrica européia costumam não ter nenhuma letra especificada no início da medição, uma vez que é usado outro formato para otimizar este tipo de ação.

Largura do pneu

A largura do pneu é um item de essencial importância para identificar se ele é adequado para uma roda em particular. Normalmente, a numeração referente à largura do pneu vem logo em seguida da letra de métrica.

Neste caso, é importante entender que a medição de um pneu é sempre realizada em milímetros, normalmente de uma lateral a outra do objeto. O valor em milímetros é adicionado logo depois da métrica para a avaliação do profissional.

Para pessoas que trabalham com trocas e consertos de pneus, esse tipo de informação é relevante para saber que tipo de peça deverá ser escolhida na hora de fazer uma troca, garantindo segurança para o veículo, assim como acontece em uma ferramentaria e usinagem.

Aspecto

O aspecto é uma medida que corresponde à altura em relação à largura do pneu. Isso significa que a altura da área lateral de um pneu costuma ser similar a aproximadamente 60% de sua largura.

Essa informação é importante para o momento da troca, uma vez que essa métrica deve se manter para garantir mais segurança e estabilidade do novo pneu, otimizando assim a peça de válvulas pneumáticas que está substituindo a anterior.

Para garantir uma maior estabilidade no veículo, é importante ter em mente que as peças devem funcionar coordenadamente, evitando que problemas possam aparecer durante o trajeto, apresentando riscos para a vida de todos os usuários do automóvel.

Construção

É chamada de construção à medida que indica como o pneu foi montado em sua estrutura original. Isso significa também a quantidade de camadas disponível neste item em particular, o que ajuda a identificar qual modelo está sendo separado.

A letra R, por exemplo, indica que a estrutura atravessa o pneu de forma radial, do centro para um outro ponto. Atualmente, os pneus radiais são a opção mais segura do mercado, e por isso muito mais comuns de encontrar em borracharias e lojas especializadas.

Entretanto, ainda existem alguns veículos que utilizam o pneu com a categoria D, indicando construção diagonal. Embora esse modelo seja mais antigo, e razoavelmente menos seguro que os radiais, ele ainda é muito popular.

A escolha para o tipo de pneu que será aplicado depende muito de como você utiliza seu veículo, e normalmente dentro do próprio manual existem as recomendações necessárias para você utilizá-lo com mais tranquilidade.

Entender essas métricas ajuda a identificar como você pode otimizar seus resultados e conseguir uma estrutura ainda melhor para sua utilização e para garantir mais segurança durante o período dirigindo.

Diâmetro

O diâmetro do aro é uma medida muito comum, sobretudo entre entusiastas de carros esportivos. Trata-se da marca do diâmetro interno do pneu, também conhecido como aro. Essa métrica é calculada em polegadas.

A maioria dos veículos de passeio possuem um valor entre 13 e 16 polegadas de diâmetro, o que é ideal para a utilização em rodovias e dentro da cidade. Entretanto, algumas pessoas acabam optando por pneus com diâmetro maior para ter mais estabilidade em alta velocidade.

É importante ter em mente, entretanto, que esse não é o único limitador que um veículo possui em relação à velocidade. Ainda que seu carro esteja preparado para atingir limites altos, é preciso estar sempre atento às leis e regulamentações de trânsito no local.

Carga

Um dos pontos mais importantes para o veículo é garantir que ele se manterá seguro com a carga que está sendo colocada dentro dele. Por isso, é muito importante avaliar os limites de um automóvel antes de sua utilização.

No caso da medida, ela é um índice que indica a quantidade de quilos que pode ser levado por um veículo em particular, e existe uma tabela padronizando a quantidade de carga máxima que pode ser utilizada com um determinado pneu.

Velocidade

Outro ponto importante para a utilização correta de um automóvel é entender o limite de velocidade. Vale lembrar que nem sempre o limite de velocidade do veículo é igual ao do pneu, e você deve estar atento para ambos os limites quando estiver dirigindo.

No caso dessa classificação, também existe uma tabela para registrar os limites de velocidade, o que garante uma estrutura de qualidade para você usar o veículo a longo prazo. Esse tipo de interação é muito importante para você aproveitar melhor suas ações.

Um pneu com classificação N, por exemplo, aguenta com segurança até 140 quilômetros por hora, enquanto um pneu Y garante a estabilidade do veículo mesmo em 300 quilômetros por hora. É importante se atentar aos limites da pista, conforme citado.

Considerações finais

Uma das peças mais importantes do veículo, os pneus demandam atenção e cuidado para estarem sempre prontos para a utilização, assim como acontece com um silicone cola. Dessa maneira, você garante mais estabilidade ao dirigir e mais segurança no trânsito.

Embora os profissionais de borracharia saibam todos estes elementos, é interessante que você entenda pelo menos o básico para garantir que o pneu trocado esteja correto e esteja de acordo com as normas e regulamentações necessárias para sua tranquilidade.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Compartilhe agora mesmo:

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade

100% livre de spam.

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.