Entenda o que é o viés da confirmação!

Tempo de leitura: 4 min

Escrito por admin
em setembro 21, 2021

Saiba qual é o impacto que o viés de confirmação em sua vida

Com certeza, você já ouviu falar sobre viés de confirmação, mas você sabe o que isso significa? Esse conceito tem a ver com a forma como lidamos com o nosso dinheiro. Para a psicologia, há uma série de comportamentos que acabam condicionando a forma que nós pensamos.

Se você sempre busca argumentos para reforçar suas crenças, você já usou o viés de confirmação. Aqui vamos explicar o conceito e como ele pode afetar as nossas decisões no dia a dia. A tecnologia no RH da empresa é um fator importante para analisar o comportamento dos colaboradores e poder ajudar os profissionais a lidarem com o viés de confirmação.

O que é viés da confirmação?

Em definição da psicologia, o viés de confirmação é um desvio de lógica e nos leva a tomar decisões sem qualquer racionalidade. Basicamente, a pessoa que usa o viés de confirmação busca argumentar para validar sua crença.

Basicamente, o cérebro dessas pessoas costuma fazer uma seleção dos dados, em que só são validados os dados e opiniões que validam o seu ponto de vista. Isso é uma espécie de memória seletiva. Então, por mais que a pessoa tenha outras experiências, conheça outras opiniões, a pessoa sempre busca dar destaque aos argumentos que validem a sua opinião.

Como o viés de confirmação afeta a nossa tomada de decisão?

O principal problema do viés de confirmação é que quando uma pessoa se apega às suas opiniões, ela acaba tendo uma visão distorcida da realidade, vendo o mundo por uma única ótica. Essas pessoas criam em sua mente, opiniões que são imutáveis e buscam apenas confirmar o que elas acreditam e não se importam com os outros.

Nesse ponto, as decisões são tomadas sem argumentos sólidos. Esse comportamento pode afetar gravemente as nossas finanças. Uma pessoa pode, por exemplo, fazer uma compra ou um investimento por impulso. Nesse processo, as decisões acabam sendo deturpadas e isso pode gerar grandes prejuízos financeiros.

Como lidar com o viés de confirmação?

Se depois de entender sobre viés de confirmação, você acha que esse problema está afetando a sua vida financeira. Confira as nossas dicas abaixo:

Questione seus achismos

O viés de confirmação acaba validando uma ideia irreal para alimentar o ego de uma pessoa. As pessoas que alimentam esse viés acabam por nutrir as mesmas opiniões e têm dificuldade em sair da zona de conforto.

A primeira dica para lidar com o viés de confirmação é começar a questionar os seus achismos. A dica é abrir a mente, aceitar opiniões, buscar argumentos concretos e tudo o que possa lhe abrir um “novo mundo”, lhe trazendo novas opiniões é algo que esteja fora da sua realidade criada pelo viés de confirmação.

Essa é uma maneira de enriquecer o seu próprio conhecimento e conseguir refinar as suas opiniões. Assim, você só segue suas convicções, quando elas foram baseadas em dados confiáveis e você se torna uma pessoa aberta a ouvir outras opiniões, mesmo que não concorde com ela.

Sempre busque mais de uma fonte sobre o assunto

O viés de confirmação faz com que sejamos parciais. Dessa forma, a pessoa sempre tende a formular as suas opiniões com base em uma única fonte de informação. O problema é que nem sempre a fonte é de confiança. Com o aumento das Fake News, muitas pessoas acabam reforçando notícias e argumentos mentirosos.

Por isso, uma forma de controlar o viés de confirmação é sempre buscar mais fontes sobre o assunto. O acesso à informação ficou muito mais simples com a disseminação da internet, então é fácil procurar mais de uma fonte sobre qualquer assunto. Independente do tema, é importante procurar diversas fontes para ter um embasamento concreto na hora de formular a sua opinião.

Não tome decisões por impulso!

Um dos principais perigos do viés de confirmação é que ele facilita a tomada de decisões por impulso, favorecendo as más escolhas. Isso pode afetar em diversos âmbitos da vida, seja no profissional, na vida pessoal, nas finanças, etc.

Então, é importante ter um “tratamento de choque” para lidar com o viés de confirmação. E uma das principais ações para isto é evitar tomar decisões por impulso. Essa é uma forma de respeitar o seu orçamento, os seus limites e as pessoas que estão ao seu redor. Então, busque sempre evitar as decisões por impulso, sempre pense bastante antes de fazer uma escolha.

Se mantenha informado!

O viés de confirmação faz com que fiquemos em nossa zona de conforto. Isso faz com que a pessoa não busque por informação e conhecimento, sempre formulando suas opiniões com base em um único argumento, uma única fonte. Então, para lidar com isto, é importante se informar e se manter atualizado sobre os mais variados assuntos.

O viés de confirmação é algo que pode ser altamente prejudicial para a vida de qualquer pessoa. Por isso, é importante aprender a lidar com diferentes opiniões e nunca se afirmar apenas em achismos ou em uma única base de argumentação.

Você vai gostar também:

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário


*


*


Seja o primeiro a comentar!

JUNTE-SE Á NOSSA LISTA DE SUBSCRITORES

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade